Notícias | Massagens

Massagens: quais são os principais tipos e seus benefícios

Publicado em: julho 01, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra massagem quer dizer “Fricção ou compressão do corpo ou parte dele, para modificar a circulação ou obter vantagens terapêuticas, podendo ser feita com as mãos ou com aparelhos específicos“. E ele está certo nesta definição. 

A prática de Massagens terapêuticas nasce em antigas técnicas chinesas por volta de 2700 aC e até hoje é uma das formas mais comumente praticadas de medicina holística em todo o mundo. 

Ela engloba uma variedade de técnicas e práticas para atender a todos os tipos de doenças emocionais e físicas, e embora tenha evoluído ao longo dos milhares de anos, sua base é a mesma: o uso do toque terapêutico para trazer cura e relaxamento.

Hoje temos uma porção de Massagens diferentes disponíveis, algumas com funções terapêuticas, outras apenas relaxantes, técnicas de diferentes origens e diferentes propósitos, mas todas elas com diversos benefícios para quem as recebe.

Vamos apresentar a seguir uma lista com algumas das principais técnicas de Massagens disponíveis no mercado atualmente, indicando quais tipos de benefícios específicos elas trazem, para que você possa escolher qual experimentar, ou qual atende a sua necessidade atual.

Lembrando que a massagem, além do seu caráter terapêutico, também é um presente que podemos nos dar, uma rotina de autocuidado com nosso corpo, mente e espirito, que pode mudar o nosso cotidiano pra melhor, ou até mesmo a nossa vida. Experimente!

massagens

Créditos: Goinyk | Fonte: Envato Elements

16 tipos de Massagens e seus benefícios

O senso comum refere-se a massagem como se fosse uma única coisa, uma técnica uniforme que serve para todo tipo de fim. Mas, na prática, existem diferenças e finalidades específicas em cada uma delas. 

Vamos conhecer as especifidades de cada tipo de massagem a seguir:

Massagem sueca (clássica)

Começamos pelo tipo de massagem mais famosa da nossa lista.

A massagem sueca, também conhecida como ‘massagem clássica’, foi criada por Pehr Henrik Ling – considerado precursor da educação física, e trabalha com uma variedade de técnicas diferentes – movimentos circulares, pequenas batidas, movimentos articulares, movimentos de amassar, etc.

Muitas vezes aplicada acompanhada de algum tipo de óleo, a massagem sueca busca ser uma experiência agradável e relaxante, tocando em várias partes do corpo, trabalhando músculos e articulações para aliviar a tensão, melhorar a circulação e o nosso humor.

Considerada uma das formas de terapia mais suave, ela é a mais indicada para quem vai experimentar esse universo terapêutico pela primeira vez.

As massagens suecas geralmente duram entre meia hora e 90 minutos.

Massagem profunda

A massagem profunda utiliza movimentos semelhantes à massagem sueca, mas como o nome indica, atua de forma mais profunda, com uma maior pressão para atingir as camadas internas do tecido muscular com uma ação corretiva.

Os terapeutas usam mãos, dedos e cotovelos para aplicar a pressão necessária no processo, sempre respeitando a tolerância do paciente.

Esse tipo de massagem, ao contrário da maioria delas, não tem a preocupação de ser algo relaxante, mas sim trabalhar diretamente alguma condição incômoda, como uma tensão muscular ou área de dor crônica.

Em uma sessão, que dura de 60 a 90 minutos, o massoterapeuta usa movimentos mais lentos e fortes, ou técnicas de fricção no músculo, para também tratar de condições como problemas posturais, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), e até mesmo regulação da pressão arterial, segundo defendem alguns estudos.

Massagem de Aromaterapia

Você já deve ter ouvido falar em Aromaterapia, um método holístico de tratamento através de óleos essenciais. 

Aqui temos a integração dessa terapia com a massagem, com os óleos essenciais sendo aplicados na pele durante o procedimento físico que normalmente se concentra na área das costas, ombros e cabeça.

A massagem utilizada aqui normalmente é suave como a sueca, mas também pode ser usada a massagem profunda para condições específicas.

O massoterapeuta escolhe também qual óleo usar naquela sessão, dependendo da sua intenção e finalidade. Pode ser um óleo relaxante, energizante, redutor de estresse, equilibrante, etc.

A associação da massagem com a Aromaterapia trabalha fortalecendo o sistema imunológico, relaxando, tratando do humor, problemas do sono e controle da dor, entre outras condições.

Uma sessão de massagem de Aromaterapia pode ter duração de 60 minutos, até um máximo de 90 minutos.

Reflexologia

Sim, a Reflexologia também é um tipo de massagem!

A Reflexologia é a ciência baseada em uma crença chinesa que estuda os reflexos físicos, de que pontos do corpo causam ações em outros pontos do mesmo organismo, ou seja, a pressão em pontos das mãos, pés e ouvidos, tratam de condições em outros pontos do mesmo corpo.

A Reflexoterapia é uma prática integrativa reconhecida e disponível através do SUS, e seus resultados positivo com dores leves, ou mesmo para relaxamento, são amplamente conhecidos.

Este tipo de massagem acontece basicamente com o terapeuta ligando os pontos reflexos do corpo, e colocando pressão em pontos-gatilho específicos, normalmente na sola dos pés ou nas palmas das mãos do paciente.

Os efeitos da pressão e manipulação de zonas nos pés e nas mãos devem afetar imediatamente outras partes do corpo, melhorando a circulação sanguínea, relaxando profundamente, estimulando a função nervosa e eliminando toxinas.

Saiba mais sobre Reflexoterapia em nosso artigo especial sobre esse assunto.

massagens

Créditos: Rawpixel | Fonte: Envato Elements

Massagem com pedras quentes

O nome aqui já entrega o diferencial desse tipo de massagem: a utilização de pedras vulcânicas levemente aquecidas. 

Estas pedras são aplicadas com pressão normal em pontos específicos do corpo do cliente, ou também podem ser utilizadas como acompanhamento dos movimentos longos e suaves da massagem sueca.

O uso da pedra aquecida ajuda a melhorar a circulação, tratar de dores, aliviar a tensão muscular, reduzir a ansiedade e promover uma sensação geral de bem-estar.

Uma sessão de massagem com pedras quentes tem duração média de 45 a 60 minutos.

Shiatsu

Essa técnica japonesa é um tipo de massagem que usa os dedos, polegares, palmas das mãos, pés e cotovelo para aplicar uma pressão – por vezes profunda, outras vezes mais suave – em áreas específicas do corpo, os meridianos, afim de equilibrar o seu Qi, a sua energia vital.

Com função holística, o Shiatsu se propõem a cuidar de condições emocionais e físicas, com maior foco em dores de cabeça, dores musculares, tensão, ansiedade e estresse.

Temos um artigo inteiro dedicado ao Shiatsu aqui na nossa revista. Confira para se aprofundar no assunto.

Massagem tailandesa

Ao contrário de todas as massagens que citamos acima, que tem foco no relaxamento, esta massagem é energizante, trabalha diretamente na ativação do corpo e mente.

A técnica é baseada em movimentos que lembram Asanas do Yoga, com o terapeuta usando as mãos para aplicar pressão, mas também trabalhando ativamente para alongar e torcer partes do corpo do cliente.

Essa movimentação toda melhora a circulação sanguínea e a sua flexibilidade, além de tratar condições como dores de cabeça e nas costas.

Massagem desportiva

A massagem desportiva foi criada com o objetivo de preparar o corpo para o exercício, prevenir e tratar lesões, e melhorar o desempenho e a flexibilidade de atletas.

Este é um tipo de massagem que combina várias técnicas de toque que podem ser aplicadas, ou em uma área de dor, ou em pontos de lesão, ou mesmo no corpo todo, neste último caso para melhorar os movimentos, a flexibilidade e reduzir o estresse e a tensão muscular.

Apesar de sua especificidade no título, ela é uma massagem que pode ser realizada por qualquer pessoa que pratica qualquer tipo de atividade física regularmente.

Existe ainda um estudo que defende que a massagem desportiva pode melhorar o sistema cardiovascular, trabalhando os vasos sanguíneos com mais eficiência, promovendo a circulação e contribuindo para uma recuperação mais rápida da fadiga muscular.

massagens

Créditos: Microgen | Fonte: Envato Elements

Massagem de ponto-gatilho

Um ponto-gatilho nada mais é do que “um nó” no músculo. São pontos que causam dor – de moderada a severa – e que podem ser tratados com essa técnica específica.

A massagem de ponto-gatilho se concentra em identificar esses “nós musculares” e libera-los através de diferentes métodos de toque, deslizamento e pressão, fazendo com que sangue novo corra na região e normalize o músculo, assim cessando a dor.

As sessões de ponto-gatilho podem durar de 10 minutos a uma hora, dependendo da quantidade de “nós” a serem “desatados”.

Massagem pré-natal

Para um momento tão delicado quanto a gravidez, também existe uma técnica de massagem específica.

Após o terceiro trimestre de gravidez, a mulher grávida pode usar dessa massagem para aliviar dores nas costas, quadris e pernas – partes do corpo que mais sofrem com as mudanças corporais do período de gestação.

As massagens acontecem com a mulher deitada de lado, ou em uma mesa especialmente projetada para esta prática, recebendo leve pressão do terapeuta em um processo que relaxa, alivia tensão, diminui o inchaço e as dores físicas citadas acima.

Shantala

E, se existe uma massagem para gestantes, claro que também existe uma massagem para bebês.

A Shantala é uma massagem milenar para bebês, originária da massagem Ayurvédica, cuja função é relaxar a criança, desenvolver sua consciência corporal, e melhorar suas funções respiratórias, digestivas e imunológicas.

Atualmente a Shantala faz parte das práticas integrativas disponíveis em nosso Sistema Único de Saúde, e até mesmo por isso o próprio Ministério da Saúde lançou um vídeo ensinando como a Shantala é feita.

Assista ao vídeo abaixo e confira aqui um artigo especial que fizemos sobre essa prática.

Massagem de Ventosaterapia

Você já deve ter visto alguma imagem de uma sessão de Ventosaterapia, com diversas ventosas presas na pele das costas de uma pessoa. O que talvez você não sabia, é que essa prática terapêutica também é considerada uma massagem, inclusive uma das primeiras da humanidade.

O processo do uso de ventosas remonta ao antigo Egito, e elas são utilizadas para os mesmos fins até hoje. Elas são colocadas nas áreas com dor para que o vácuo criado na superfície, após 1 ou 2 minutos de aplicação, melhore a circulação sanguínea localmente. Isso resulta em uma melhor oxigenação dos tecidos, a liberação de toxinas, o combate a dores musculares e ação relaxante.

Além destes benefícios, a massagem de Ventosaterapia também é muito usada atualmente no tratamento de celulite.

Massagem Tântrica 

A massagem Tântrica muitas vezes é relacionada exclusivamente ao prazer sexual, mas sua essência espiritual e emocional não tem somente este foco.

É uma técnica de massagem realizada através de um ritual que desperta a energia sexual e a distribui por todo o sistema nervoso, sem uma forma padrão ou resultado predeterminado, buscando não apenas o prazer físico, mas principalmente despertando a sensibilidade e os sentidos.

Aliando o toque suave e exercícios de respiração, a massagem Tântrica busca o relaxamento profundo, o bem-estar físico e mental, e o despertar da sensualidade. 

Durante a prática, todo o corpo participa, e as zonas erógenas – Lingam nos homens e o Yoni nas mulheres – também podem ser tocadas, mas sempre com respeito pelos limites pré-definidos entre as partes.

Massagem em cadeira

Se a massagem tântrica parece muito íntima para você, que tal uma bem casual?

Um dos primeiros contatos que as pessoas têm com o mundo das massagens, é justamente com a massagem em cadeira.

Como o nome revela, é aquela técnica aplicada nos ombro e no pescoço, de curta duração, que acontece com a pessoa que recebe a massagem sentada em uma cadeira.

É uma técnica que serve ao relaxamento e tratamento de dores leves, buscando o máximo efeito no menor período de tempo, podendo acontecer praticamente em qualquer ambiente.

Do-In

O Do-In é uma técnica oriental de automassagem, que se consiste na pressão feita com os dedos nos pontos meridianos do corpo – tanto uma pressão profunda, quanto pequenas pressões repetidas – para equilíbrio da energia vital e, por consequência, uma ação terapêutica e holística completa, cuidando de condições físicas e emocionais.

Temos aqui na revista um artigo sobre Do-In, com sua história, benefícios e alguns exercícios para você experimentar essa automassagem em sua casa.

massagens

Créditos: Look_studio | Fonte: Envato Elements

Rolfing®

Rolfing® – Integração Estrutural (RIE) é uma das técnicas de massagem holística mais populares atualmente. Ela é a forma de trabalho corporal criada pela PhD em bioquímica, Ida Rolf (1896-1979), que consiste em uma reestruturação corporal e na reeducação do movimento.

A ideia aqui é realinhar o corpo com a gravidade terrestre, usando um programa de 10 sessões com média de 60 minutos, onde o terapeuta trabalha manualmente com os tecidos superficiais e profundos do corpo para atingir esta reintegração. 

Posteriormente, há também a reeducação do uso do corpo nas atividades físicas cotidianas.

Esse desalinho com a gravidade seria o responsável por diversos males que são tratados como um todo pelo rolfista.

Saiba mais sobre o Rolfing, lendo este nosso artigo aqui.

Onde encontrar essas massagens?

Depois de ver toda essa variedade de massagens, você deve esta se perguntando onde pode encontrar profissionais de confiança para experimentar algumas delas.

Em nosso portal, MeuRetiro.com.br, temos uma boa quantidade de massoterapeutas, e espaços dedicados a massagens de diversos tipos, cadastrados em nosso banco de dados.

Faça uma busca em nosso sistema e encontre os profissionais ideais para este seu momento de autocuidado, relaxamento e tratamento terapêutico.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!