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Conheça a Meditação Gassho, a meditação do Reiki

Publicado em: janeiro 26, 2024 | Por: Meu Retiro

Sumário

Aqui na revista Meu Retiro estamos sempre te apresentando novas práticas terapêuticas, entre elas, práticas meditativas. Já falamos sobre a meditação da vela, a soul sync, a metabavana, meditação ativa e muitas outras mais.

Neste artigo vamos falar da Meditação Gassho, uma prática para quem deseja se conectar mais com o presente e limpar a mente.

E para começar a tratar de Meditação Gassho, vamos entender o que é Gassho.

O que é Gassho?

Você provavelmente sabe o que é Gassho, mas talvez não por esse nome.

Gassho é o gesto japonês de unir as mãos em frente ao coração, com os dedos esticados e as palmas unidas. Para muitos cristãos ocidentais, é a mesma posição das mãos de oração.

O Gassho pode ser usado como saudação (Namastê), como sinal de gratidão e respeito, e se acompanhado de reverência é denominado Gassho Rei.

Ele também é frequentemente usado como uma postura de meditação, onde a consciência é levada às pontas dos dedos médios ou ao espaço entre as palmas. Esta é uma atividade de meditação que cura, limpa a mente e abre o coração, permitindo uma conexão mais clara com a energia universal que nos rodeia.

É sobre essa meditação que falaremos a seguir.

Conheça a Meditação Gassho, a meditação do Reiki

Créditos: YuriArcursPeopleimages | Fonte: Envato Elements

A Meditação Gassho

A Meditação Gassho, além de ser praticada diariamente como uma meditação normal, também foi incorporada a outras técnicas japonesas de Reiki.

Mikao Usui, o Usui Sensei, pai do Reiki contemporâneo, praticava a meditação Gassho como parte de sua prática pessoal de Reiki todos os dias, duas vezes por dia.

Usui ensinou essa técnica para seus alunos e começou a usá-la para abrir cada reunião de Reiki: uma meditação que é feita com as mãos juntas em posição de oração, com todo o foco e atenção direcionados para o Reiki fluindo pelas mãos e dedos.

Ao fazer isso, a meditação promove o aquietamento da mente, a centralização do coração, um foco mais profundo no interior e uma conexão mais forte com o Reiki.

Os praticantes de Reiki nível um podem exercitar a Meditação Gassho cotidianamente, inclusive o próprio Usui indicava que ela fosse praticada pelos aprendizes pelo período inicial de 21 dias.

Para diversificar a prática, pode-se usar diferentes acompanhamentos, como música, mantras e símbolos do Reiki em que você esteja sintonizado, como o símbolo do poder, mental/emocional, símbolo mestre ou de cura à distância.

Se você não está muito familiarizado com o que é Reiki, ou como ele trabalha a energia, clique aqui e confira nosso conteúdo especial sobre o tema.

Conheça a Meditação Gassho, a meditação do Reiki

Créditos: YuriArcursPeopleimages | Fonte: Envato Elements

Benefícios da Meditação Gassho

A meditação Gassho traz alguns benefícios que podem ser um pouco difíceis de obter com outras formas de meditação.

Ela é uma meditação que ajuda a limpar a mente, a abrir o coração, manter uma compreensão mais profunda de si mesmo, e claro, fortalece o Reiki.

Como praticar a Meditação Gassho

Confira um guia rápido de como praticar a Meditação Gassho:

  1. Postura Confortável:

    • Sente-se ou fique em pé com a coluna reta e a cabeça ereta.

    • Mantenha uma postura confortável, evitando esforços excessivos.

    • Se necessário, utilize uma cadeira, almofadas ou apoio na parede.

  2. Posição das Mãos:

    • Feche os olhos.

    • Junte as mãos na frente do peito, palmas juntas, com os polegares no chacra cardíaco.

    • Ao expirar, leve a respiração até tocar as pontas dos dedos.

  3. Foco na Respiração:

    • Concentre-se no ponto onde os dois dedos médios se encontram.

    • Livre-se de distrações, deixando os pensamentos passarem suavemente.

    • Mantenha um estado de espírito confortável, sem tensões nas mãos.

  4. Adaptação da Posição:

    • Se a posição Gassho for desconfortável, deixe as mãos descansarem no colo.

    • Mantenha a atenção nas pontas dos dedos médios.

  5. Consciência da Energia:

    • Observe sensações como calor, frio ou imagens.

    • Não se apegue às sensações; retorne ao foco nas pontas dos dedos médios.

  6. Finalizando a Meditação:

    • Modifique gradualmente a postura, se necessário.

    • Apoie as mãos no colo, mantendo os olhos fechados por alguns minutos.

    • Reconheça a serenidade presente no coração.

  7. Retorno Consciente:

    • Respire fundo algumas vezes.

    • Direcione a atenção para os olhos, abrindo-os gradualmente.

A Meditação Gassho é simples de dominar e se tornará uma prática natural para você rapidamente..

Para te ajudar na execução da Meditação Gassho, deixamos abaixo um áudio guia do canal Reiki Online Brasil, que você pode usar durante a sua prática.