Notícias | Bioenergética

Bioenergética: a terapia que usa o corpo para curar a mente

Publicado em: agosto 03, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

A famosa citação “Mens sana in corpore sano”, ou seja, “uma mente sã num corpo são”, tem tudo a ver com o que vamos falar sobre bioenergética.

Pois além de ser uma expressão comum, ela é um pensamento absolutamente correto dentro do tema.

Afinal, como viver o pleno bem-estar se não estivermos com a conexão corpo-mente em harmonia?

O psicanalista estadunidense Alexander Lowen, foi um dos que compreendeu essa máxima e dedicou boa parte de seus estudos a esta união corpo e mente.

A partir destes estudos, Lowen foi autor de 14 livros de análise bioenergética – confira vários deles a venda por preços bem atrativos aqui.

Mas peraí, você não sabe o que é bioenergética? Então vamos lá que a revista Meu Retiro vai te contar.

O Que é Bioenergética?

Primeiro é importante dizer que a bioenergética é uma aventura de autodescoberta um tanto diferente de tantas outras, pois acontece através de seu físico.

Lowen desenvolveu a bioenergética como uma técnica terapêutica para compreender a personalidade humana e ajudar as pessoas a se reintegrarem ao corpo, aproveitando assim o máximo possível da vida.

Ou seja, é um método que conecta suas emoções, suas expressões corporais e sua estrutura muscular à sua respiração, para juntos liberarem áreas rígidas ou sobrecarregadas do corpo.

Do ponto de vista bioenergético, os processos energéticos corpóreos determinam o que se passa na mente, assim como o que se passa nele próprio.

O que afeta a mente afeta o corpo e vice-versa.

Por exemplo, experiências de sofrimento e estresse ao longo de sua vida se manifestam como tensão muscular. A tensão é uma forma de energia, portanto seu corpo apresenta um desequilíbrio energético.

Podemos dizer então que a bioenergética estuda o indivíduo no que diz respeito à energia e seus processos físicos.

Benefícios da Terapia Bioenergética

“A satisfação que a vida e a terapia oferecem é a capacidade de ser totalmente verdadeiro consigo mesmo. Esse eu, para mim, é o eu corporal, o único eu que conheceremos. Confie nele, ame-o e seja verdadeiro consigo mesmo.”

Depois desta declaração de Lowen, vamos enumerar alguns dos benefícios da terapia bioenergética abaixo:

  • Elimina tensões físicas crônicas e espasmos musculares.
  • Ajuda a resolver questões emocionais como depressão, ansiedade e trauma.
  • Fornece autoconhecimento e autoconsciência.
  • Desbloqueia a energia do corpo.
  • Melhora os sistemas muscular, circulatório e nervoso
  • Liberta e libera emoções reprimidas.
  • Ajuda o indivíduo a ter uma maior sensação de energia e mais prazer em sua vida.

O objetivo da terapia é mais que a ausência de sintomas, ela procura fazer o paciente sentir-se plenamente vivo, sentir o gosto do prazer, da alegria, do amor e aceitar as coisas com mais facilidade.

Como Funciona a Terapia Bioenergética

A função do terapeuta bioenergético é ler o corpo, sentir as emoções, ouvir e responder.

A linguagem corporal (posturas, gestos, respiração, mobilidade, expressão) está em foco aqui, pois reflete a pessoa além de sua aparência.

Os bloqueios energéticos são tratados pela combinação de exercícios físicos elaborados bioenergeticamente, e o uso do tato em ações pontuais e conscientes, em cima de cada ponto de tensão.

O local do corpo onde se aplica cada uma dessas ações, trará uma diferente reação benéfica ao paciente.

Por exemplo, os exercícios na região da pélvis são direcionados para o desbloqueio de problemas relativos à sexualidade; na região peitoral, desbloqueiam sentimos e emoções reprimidas; no diafragma, a melhoria na respiração, e assim por diante.

Esses exercícios podem ser feitos durante as sessões de terapia ou mesmo sozinho, em casa.

Eles o ajudarão a aumentar o estado vibracional de seu corpo, aguçando sua autopercepção, permitindo que você respire melhor e aumente sua expressividade.

E vale dizer que não há contraindicações para o uso dos exercícios da bioenergética

Lowen apenas escreve que eles devem ser feitos nos limites de cada um, sem um caráter mecânico, compulsivo ou competitivo.

Tudo deve ser feito de forma cuidadosa, com carinho e interesse pelo seu próprio corpo.

Para ilustrar um pouco essa parte prática, confira o video da terapeuta Iara Ramirez ensinando dois exercícios de bioenergética para melhorar o seu dia:

Em 2018 a bioenergética entrou na lista de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, é possível encontrar consultas através da saúde pública. Informe-se através da sua Secretaria de Saúde Municipal.

E pra encerrar, um pouco do próprio Alexander Lowen falando sobre seu trabalho e percepções da relação corpo-mente:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!