Notícias | Parto Humanizado

Parto Humanizado: seu conceito e suas vantagens

Publicado em: fevereiro 23, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Quando você ouve falar em parto humanizado, o que vem à sua mente?

Muita gente imagina que parto humanizado é algo como um parto natural, mas com alguns rituais especiais; ou aquele feito dentro d’água, onde se reproduz o clima do útero, etc.

Na verdade, não se trata disso. O termo ficou popular no Brasil, e novamente voltou a figurar entre os assuntos mais comentados, mas muitas vezes ele é usado de forma equivocada.

Quando falamos de parto humanizado, estamos falando de um conceito de assistência humanizada com protagonismo da mulher ao invés da junta médica, não de algum tipo de técnica especial para o parto.

Aqui na revista Meu Retiro além de gostarmos de te deixar bem informado, também gostamos de promover tudo o que pode ser uma opção mais natural nas mais diversas situações que você pode vir a encontrar em sua jornada.

Vamos conferir mais sobre o real significado do termo a seguir e sobre quais suas vantagens.

parto humanizado

Créditos: DegrooteStock | Fonte: Envato Elements

Qual o Conceito Do Parto Humanizado

Nos últimos anos houve uma crescente do que foi chamado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de “medicalização do parto”, uma onda de intervenções cirúrgicas e médicas feitas indiscriminadamente nos processos de parto, como o uso de anestesias, por exemplo.

Nessas situações não era dada voz, ou mesmo a devida atenção às vontades e necessidades da mãe a dar à luz.

Para ir de encontro a isso, nasceu uma corrente contrária chamada parto humanizado, onde a mulher assume o protagonismo do processo, baseando-se na ideia que o corpo feminino é naturalmente preparado para gestar e parir, com ela decidindo o que parece ser melhor pra ela e pro bebê naquele momento.

Ela pode escolher se quer outras pessoas presentes, a posição que lhe parece mais confortável, o local, se quer música, óleo, massagem, quais métodos para alívio da dor quer usar, etc, tudo sem roteiro prévio, seguindo apenas a vontade de quem realmente importa no processo.

Com isso, o atendimento segue com o mínimo de intervenções médicas possíveis, somente quando necessário, mas com todo o amparo médico e tecnológico para que o processo fisiológico de parir aconteça de forma natural e segura.

Esse amparo médico garante inclusive o parto humanizado mesmo em um caso de cesariana. 

Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a humanização aqui se refere à assistência respeitosa e o olhar integrativo do parto, não importando por qual meio.

parto humanizado

Créditos: Prostock-studio | Fonte: Envato Elements

Na Prática, Como Funciona o Parto Humanizado?

A partir do momento que a mãe decide ter um parto humanizado, ela deve buscar profissionais que trabalham com esse conceito para formar uma equipe multidisciplinar que pode ter obstetras, enfermeiras, fisioterapeutas e todo o tipo de terapeuta ou profissional que some no seu bem-estar, segurança e empoderamento.

Durante as consultas pré-natal, os profissionais fazem o acompanhamento de saúde do bebê e passam informações para a futura mãe, assim como tiram suas dúvidas, para ela compreender totalmente o que está acontecendo com ambos, para enfim poder fazer escolhas sobre os processos do parto, além do pré e pós.

É importante um bom pré-natal, pois só com a certeza da boa saúde da mãe e do bebê que será possível realizar um parto sem intervenções.

Com tudo certo, a mãe vai ao hospital somente na hora do trabalho de parto mesmo, permanecendo em casa, ou no ambiente que a transmite segurança e bem-estar, até o momento limite.

Durante o parto, os profissionais acompanham todo o processo, certificando-se que tudo está correndo bem, mas deixando a gestante livre para usar que recursos preferir, bem como faze-lo como melhor lhe parecer.

parto humanizado

Créditos: StudioVK | Fonte: Envato Elements

Vantagens Do Parto Humanizado

Realizar o parto humanizado é beneficial para as mamãe e para os bebês.

Para as mamães o primeiro ponto é o conforto emocional e psicológico, por ela saber que ela está no controle da situação, proporcionando uma percepção mais positiva da experiência do parto.

Por não contar com intervenções, nem medicamentos desnecessários, a mãe também tem uma recuperação mais rápida e melhor.

O contato direto com o bebê, pele com pele, aumenta ainda as chances de uma amamentação mais tranquila.

Já os bebês tem como vantagem o fato de nascerem na hora certa, respeitando a fisiologia, com menos estresse. Por ter menos medicamentos envolvidos no processo, diminui também o risco de complicações.

Pra completar, o bebê nasce em um ambiente harmonioso e respeitoso, com um vínculo saudável e super próximo com a mãe, já que a pesagem e os exames de recém-nascido, acontecem ainda no colo materno, ou após ele mamar em sua primeira hora de vida.

Parto Humanizado pelo SUS

Sim, existe parto humanizado no SUS (Sistema Único de Saúde), mas é preciso se informar quais locais realizam esse tipo de trabalho desde as consultas pré-natal.

Existem ainda muitos grupos de apoio que ajudam as mamães a encontrar os locais e profissionais ideais para quem quer vivenciar essa experiência.

Uma outra dica importante, é você conferir no YouTube as dezenas de vídeos com relatos reais de mães que fizeram o parto humanizado, onde elas contam sobre a experiência, suas dificuldades e conquistas no processo.

Vamos deixar abaixo um desses vídeos para te inspirar, com o relato da Luana Burigo do Simplease, um ótimo canal sobre maternidade, vida simples e consumo consciente.

Lembre-se que o parto humanizado é, acima de tudo, garantir o respeito e o protagonismo da mulher em um processo que é naturalmente dela, onde ela deve ter espaço tanto de fala quanto de escuta.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!