Sumário
Aqui na revista Meu Retiro, falamos sempre sobre opções naturais para o tratamento de diversos males, sejam eles físicos, mentais ou espirituais.
É impossível falar sobre receitas eficazes e naturais para o autocuidado físico sem citar o soro caseiro, uma das combinações mais poderosas e simples que conhecemos, mas que foi um enorme avanço para a medicina mundial e mudou a realidade de muitos países, inclusive do Brasil.
Isso por que segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde, a diarreia é a segunda maior causa de morte de crianças no mundo, e uma das maiores do Brasil.
A diarreia, que é o número excessivo de evacuações e a mudança da consistência das fezes de algo sólido para mais líquido, pode levar à desidratação.
O soro caseiro é o remédio mais eficaz para interromper este processo e iniciar a recuperação plena da pessoa através da reidratação.
Quem inventou o Soro Caseiro?
Norbert Hirschhorn é o nome do médico que descobriu a quantidade correta dos elementos para a criação do soro caseiro.
Em 1964, Hirschhorn se envolveu nos estudos de uma terapia de reidratação oral, após ser enviado pelo exército americano para Bangladesh, país que passava por uma epidemia de cólera, doença que causa graves diarreias aos infectados.
Na época, a reidratação dos pacientes acontecia por via intravenosa e somente nos hospitais, portanto era preciso uma forma deste tratamento acontecer de modo mais simples, afim de conseguir atender a enorme demanda.
Hirschhorn realizou uma pesquisa e baseou-se em outros estudos, inclusive de um colega, o gastroenterologista David Sachar – médico que comprovou que a glicose fazia com que o organismo transportasse o sódio.
Com essas informações em mãos, ele seguiu nos estudos e após poucos – porém arriscados – testes, descobriu a medida correta dos três elementos, o que proporcionou a possibilidade de tal fórmula ser feita em casa e atender de imediato aqueles que sofrem de desidratação.
A revista científica Lancet publicou a descoberta e a rotulou como “potencialmente o avanço médico mais importante” daquele século.
Qual o Efeito do Soro Caseiro no Organismo
A principal função do soro caseiro é reidratar o corpo e coloca-lo de volta em pleno funcionamento.
Ao tomar o soro, o organismo está repondo água, glicose e sais minerais. Esse equilíbrio é o que faz com que o sal e o açúcar abram caminho para a água chegar até as células.
Sem eles, dependendo da condição, o corpo encontra dificuldades para reter o líquido e se reidratar, retomando suas funções plenamente.
Como Fazer Soro Caseiro
Como falamos acima, a receita é muito simples: em um litro de água (mineral, filtrada ou fervida), deve-se adicionar 1 colher de sopa de açúcar (20 gramas) e 1 colher de café de sal (3,5 gramas). Misture tudo e está pronto.
Para facilitar, existe uma colher padrão para a preparação de soro caseiro que pode ser adquirida em postos de saúde da rede pública.
A colher possui duas pontas, uma com a medida certa de sal e outra para a medida de açúcar. Para preparar o soro em um copo de 200ml de água, o famoso copo americano, basta uma colher dessa de sal e duas de açúcar.
Essa questão das quantidades e proporção é essencial para o sucesso do soro caseiro. Se houver erro nesse processo, o soro não irá funcionar, pelo contrário, pode até ser prejudicial, aumentando a desidratação se o soro estiver salgado demais, por exemplo.
Após fazer o soro, tanto o litro quanto o copo, deve-se servir goles ou colheradas periódicas até o doente se sentir estável.
Quanto Dar de Soro Caseiro Para Criança?
Falamos sobre as quantidades de soro para adultos no tópico anterior, já no caso de bebês e crianças a medida é diferente.
A terapia de reidratação oral para bebês, no caso de vômitos, deve começar com 1 colher de chá (5ml) a cada 10 minutos, até aparentar estabilidade.
No caso de crianças, de 5 a 10ml a cada 5 minutos, aumentando a quantidade até ela estar plenamente hidratada e estabilizada.
Caso os sintomas persistam, deve-se procurar um médico ou pediatra com urgência.
Soro Caseiro Também Serve Para Animais?
Sim, existe uma versão do soro caseiro para cachorro e outros pets. Quem conta mais sobre isso é o Dr. Marco da Zoo Médica neste vídeo a seguir:
Contraindicações do Soro Caseiro
São poucas as contraindicações do soro caseiro: bebês que ainda se alimentam exclusivamente de leite materno e diabéticos.
Este último não pelo motivo da quantidade de açúcar presente no soro como é de se imaginar, mas sim pelo risco de hipoglicemia.
Consulte seu médico se esta for a sua condição, ou de outro.
Comentários