Sumário
É comum que nos finais de ano façamos uma lista de resoluções de ano novo, não é mesmo?
Promessas como, “vou cuidar mais da minha saúde”, “vou ler mais”, ou mesmo “vou praticar exercícios regularmente” estão entre as resoluções mais comuns. Mas independente de qual seja a resolução, boa parte das pessoas não conseguem alcançá-las. E isso não é culpa delas.
Na verdade, apenas cerca de 8% das pessoas que tomam decisões realmente as cumprem, o que mostra que o conceito de resoluções de ano novo é falho, ou ao menos muito difícil de ser executado pela maioria.
Muitas vezes quando definimos essas resoluções de longo prazo, não levamos em conta a nossa necessidade por novidade e diversidade, a dificuldade de continuar com uma tarefa quando ela se torna chata, o esquecimento, a mudança de momento de vida etc, coisas que tornam as metas inatingíveis e fazem com que as pessoas se sintam mal consigo mesmas quando falham.
Porém, existe uma nova ideia que pode ser mais adequada, o Tema de Ano Novo.
Vamos compreender como funciona esse novo conceito.
O que é um Tema de Ano Novo?
O tema de um ano novo é uma palavra ou frase curta que o orienta ao longo do ano. Enquanto as resoluções são metas mais restritas que você deseja alcançar, um tema fornece uma direção. Serve como uma visão maior para que você atinja um resultado final.
Por exemplo. Uma resolução de ano novo que diz que você irá “emagrecer”. Esta é uma meta com foco estreito, o resultado é apenas a perda do peso. Muito provavelmente, com o tempo, você irá abandonar essa dieta caso esse objetivo demore muito a ser atingido, ou logo após chegar na meta, você coloque tudo a perder abandonando os sacrifícios do processo.
Porém, se o Tema de Ano Novo for “melhorar alimentação”, você naturalmente terá uma dieta mais saudável, e poderá perder esses quilos indesejados com maior tranquilidade.
Isso acontece porque você tem uma direção, e para atingir este objetivo fará escolhas cotidianas que estão alinhadas ao seu direcionamento.
Durante o seu processo, você poderá também descobrir novos caminhos para seguir em direção ao seu tema.
No caso de um Tema de Ano Novo como “melhorar alimentação”, você pode descobrir novas formas de reeducar a alimentação, experimentar novas dietas, novas receitas, combinar a alimentação com outras atividades para uma melhor digestão, exercícios físicos, etc.
Ou seja, um tema é algo flexível, oferece uma visão macro e pode te ajudar a chegar a seu objetivo por diferentes formas.
Temas mensais de ano novo
Outra forma de se trabalhar com o Tema de Ano Novo, é definir metas mensais, uma para cada mês do ano, podendo inclusive fazer com que elas juntas sejam parte de um objetivo maior ao final do ano.
Fatiar os seus temas por meses ajuda a tirar alguma pressão que por ventura possa existir em definir um tema que vale para o ano inteiro.
Como os temas mensais são mais curtos, eles podem parecer menos assustadores, e permitem maior flexibilidade. Neste formato mensal a chance de você ficar entediado com um tema é muito menor, e consegue semanalmente reavaliar suas escolhas e estratégias para aquele objetivo.
Metas de curto prazo permitem também que você se sinta mais realizado ao completá-las, o que nos ajuda a seguir motivados. E caso não consiga realizar, conquista a chance de tentar de novo em outro mês mais a frente.
Por isso o ideal é traçar temas para os primeiros seis meses do ano, para que no segundo semestre você possua meses livres para repetir temas, ou tempo para, com calma, criar novos para os meses que estão por vir.
Ah, e aproveite o tema mensal para fazer uma imersão sobre aquele assunto em seu referido mês. Se você colocou como tema daquele período “saúde mental”, leia livros ou ouça podcasts relacionados ao tema naquele mês, consuma conteúdo relacionado a ele, pois isso irá te ajudar a construir melhores caminhos e fazer melhores escolhas durante o período de vigência do tema.
Dicas de como definir seus temas
A primeira coisa a fazer é pensar e enumerar tudo o que você gostaria de realizar no próximo ano. Qual área da sua vida parece estar faltando algo? Qual área da sua vida você deseja mudar? O que você quer mudar em você? Quais comportamentos? Quais são os seus valores?
Reveja também, sem julgamentos, resoluções que você tentou realizar em anos passados e não conseguiu. Reflita sobre onde você falhou? Em que ponto perdeu o controle das coisas?
Entenda que alguns dias você conseguirá cumprir com o tema, e em outro não, e tudo bem sobre isso. O importante é manter seu compromisso com seu objetivo final.
Por fim, use seu Tema de Ano Novo para avançar em direção às coisas que o deixam mais feliz e apoiar seus objetivos de longo prazo, sejam eles quais forem.
Mais sobre o assunto
Assista abaixo o vídeo que inspirou esse conteúdo e reflexão, e receba mais alguns insights sobre o tema. Mas antes, ative as legendas automáticas e a tradução simultânea para português.
Comentários