Notícias | Terapia Somática

Terapia Somática: o cuidado simultâneo de mente e corpo

Publicado em: julho 03, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Se você chegou a este conteúdo buscando novas terapias holísticas e integrativas, talvez ainda não conheça a Terapia Somática, mas antes de falarmos dela, devemos falar sobre o que é ‘somático’.

Isso porque, apesar de ser bastante utilizado, principalmente no meio da saúde, o termo ‘somático’ não é popular o bastante para ser amplamente reconhecido, e é por ele que vamos começar nossa conversa.

Segundo o dicionário Michaelis, somático é um adjetivo “relativo ao corpo, ao organismo físico”, ou “próprio do corpo, do organismo físico”. Assim fica mais fácil imaginar sobre o que se trata uma Terapia Somática, certo? É uma terapia que envolve o corpo, mas não apenas isso…

De forma bem simples e superficial podemos dizer que a Terapia Somática é uma abordagem terapêutica que reconhece a conexão entre o corpo e a mente, e defende que nossas experiências emocionais e traumas são armazenados em nosso corpo, e a partir desse ponto podem refletir em questões físicas, como tensões, dores e problemas de saúde diversos.

Talvez essa definição acima te faça lembrar da bioenergética, a terapia que usa o corpo para curar a mente, mas neste artigo iremos indicar inclusive quais são as diferenças entre essas duas práticas terapêuticas.

A seguir vamos conhecer melhor quais são as bases teóricas e as propriedades da Terapia Somática.

Terapia Somática: o cuidado simultâneo de mente e corpo

Créditos: Katchanatsarin | Fonte: Envato Elements

Como funciona a Terapia Somática

A Terapia Somática tem como principal missão tratar os sentimentos internos de seu paciente, porém cuidando também da parte física. Ela se baseia na ideia de que experiências traumáticas causam disfunção no sistema nervoso de uma pessoa e impedem que ela processe aquela experiência.

Partindo desse princípio, a Terapia Somática é como se fosse uma sessão de psicoterapia e de fisioterapia aplicadas em conjunto, tratando simultaneamente mente e corpo.

Ela atende pacientes que sofrem de uma variedade de condições tanto físicas quanto mentais, como estresse pós-traumático, insônia, ansiedade, depressão, luto, vícios, disfunção sexual, dor crônica e problemas digestivos.

O objetivo da terapia é ajudar um indivíduo a perceber as sensações físicas decorrentes de seus problemas de saúde mental, e usar essa consciência para trabalhar com sentimentos e emoções dolorosas.

Para alcançar esses objetivos são usadas várias técnicas de abordagem, que se ancoram em alguns conceitos centrais:

  • Aterramento – Sobre estar presente no momento e acalmar o sistema nervoso.

  • Desenvolvimento de limites – Estabelecer limites claros sobre si, e saber responder de forma forte e protegida.

  • Auto-regulação – Enfatizar a conexão consciente com o corpo durante emoções intensas.

  • Movimento e processo – Eles que permitem a cura através da conscientização do corpo.

  • Sequenciamento – Trata sobre a liberação gradual da tensão emocional.

  • Titulação – Sobre experimentar pequenas quantidades de sofrimento para aliviar traumas passados.

Partindo desses conceitos, diferentes práticas são utilizadas na Terapia Somática, entre elas exercícios de respiração, massagens, exercícios de aterramento, mindfulness, tai chi, dança, yoga, relaxamento muscular progressivo, entre outras.

Com a prática, a Terapia Somática irá te ajudar a desenvolver novos padrões de pensamento, novas respostas a diferentes tipos de emoções, e irá melhorar sua consciência corporal, para que por meio de técnicas diversas a pessoa possa se liberar do trauma e retomar o bem-estar.

Terapia Somática: o cuidado simultâneo de mente e corpo

Créditos: TDyuvbanova | Fonte: Envato Elements

Qual a diferença entre Terapia Somática e terapia bioenergética

Embora a Terapia Somática e a terapia bioenergética compartilhem algumas semelhanças em sua abordagem terapêutica, elas têm algumas diferenças que deixam claro como são técnicas distintas – porém, podendo até mesmo ser complementares.

Aqui estão as principais diferenças entre elas:

  • A Terapia Somática é baseada na ideia de que o corpo e a mente estão interligados e influenciam-se mutuamente. Ela enfatiza a importância de se conectar com as sensações corporais e trabalhar com os padrões de tensão e trauma armazenados no corpo para promover a cura. Já a terapia bioenergética também considera a conexão entre o corpo e a mente, mas se concentra especificamente na energia vital e na liberação de bloqueios energéticos que podem estar prejudicando o bem-estar.

  • Ambas as terapias podem envolver uma variedade de técnicas, como exercícios de respiração, movimentos corporais, expressão emocional e toque terapêutico. No entanto, a Terapia Somática pode ser mais ampla em termos de variedade de técnicas utilizadas, adaptando-se às necessidades individuais do cliente. A terapia bioenergética, por sua vez, possui técnicas mais específicas e estruturadas, projetadas para trabalhar diretamente com a energia vital e os bloqueios energéticos.

No final, a escolha entre uma terapia ou outra dependerá das necessidades e preferências individuais, levando em conta o quanto ela quer trabalhar também com a energia vital.

De todo modo, em ambos os casos, é sempre recomendado buscar um profissional qualificado e experiente para orientar e conduzir o processo terapêutico.

Faça essa busca por profissionais, tanto de Terapia Somática, quanto de terapia bioenergética, aqui em nosso portal Meu Retiro.

Saiba mais sobre a Terapia Somática

Confira a seguir um vídeo da terapeuta somática Laura Oliveira, que fala um pouco mais sobre Terapia Somática e suas técnicas de abordagem.

Acrescente essas informações ao seu repertório e considere experimentar essa vivência com um profissional da área.

Confira as melhores experiências de Autoconhecimento:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!