Notícias | Yoga na Gravidez

Yoga na Gravidez: benefícios e precauções para gestantes

Publicado em: agosto 14, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida, e também é um momento onde o corpo e a mente passam por diversas transformações.

Para ajudar nesse momento tão delicado, muitos obstetras e parteiras recomendam a yoga.

Sim, é possível praticar yoga na gravidez. E ela tem até nome: yoga pré-natal.

A yoga pré-natal ajuda a promover uma gravidez mais saudável e feliz, com benefícios físicos e mentais que colaboram, inclusive, na hora do parto.

Vejamos a seguir alguns benefícios e cuidados que devemos ter ao praticar a yoga na gravidez.

Benefícios da Yoga Para Gestantes

Fortifica e Flexibiliza o Corpo

A yoga promove a flexibilidade e tonifica os músculos, além de melhorar a circulação da gestante, tudo isso com muito pouco impacto nas articulações.

Ela é também um exercício eficaz quando combinada com um exercício cardiovascular (como o caminhar), sendo uma maneira ideal para as futuras mamães ficarem em forma. 

Melhora Sua Respiração e Ajuda no Controle da Dor

Você já viu aqui mesmo em nossa revista sobre os tipos de pranayamas, os exercícios de respiração do yoga. Uma das técnicas, a Ujjayi, é super indicada para o relaxamento pré-natal e para o momento do trabalho de parto.

Vale lembar que, quando você está com dor ou com medo, seu corpo produz adrenalina e pode produzir menos oxitocina, um hormônio que faz o parto progredir. Sabendo regular sua respiração e aprendendo a relaxar através da respiração, o momento das contrações e de dar à luz poderão ser mais tranquilos.

Diminui Os Riscos Para Você e Seu Bebê

A yoga na gravidez diminui a hipótese de acontecerem complicações na gestação, diminui seus níveis de dor e até mesmo o risco de se ter um bebê pequeno para sua idade gestacional.

Reduz Ansiedade e Promove a Calma

Psicologicamente a yoga pré-natal além de promover o relaxamento da mãe e do bebê, reduz a ansiedade e o estresse, melhora o sono, e ajuda as mulheres a manterem a calma durante os momentos mais difíceis da gravidez e durante o trabalho de parto.
Lembre-se que a paz do coração vivida pela gestante também é sentida pelo bebê.

Cria Redes de Apoio

Fazer uma aula coletiva de yoga pré-natal é uma ótima maneira de conhecer outras mulheres grávidas e se tornar parte de uma comunidade.

Estar em um ambiente positivo e de apoio com outras pessoas pode lhe dar um impulso emocional regular e mantê-la motivada para continuar a se exercitar.

Qual Tipo de Yoga Praticar Na Gravidez

Existem muitos estilos de yoga e, se você decidir começar a praticar durante a gravidez, provavelmente será direcionada para estilos mais suaves e de ritmo lento, como a Hatha Yoga.

Existem grupos voltados para mulheres grávidas, mas se não for o seu caso, tudo bem, peça a seu professor(a) de yoga que adapte as posturas à sua condição.

Se você já é praticante há algum tempo, concentre-se em melhorar sua técnica durante a gravidez ao invés de tentar posturas novas e avançadas.

Uma dica legal é o canal da yogue Pri Leite, onde há uma série de vídeos com aulas guiadas de yoga para gestantes.

Vamos deixar uma das aulas aqui embaixo, mas vale visitar essa playlist incrível de yoga pré-natal e conferir os outros vídeos para diferentes fases da gestação.

Precauções e Segurança Para a Prática da Yoga na Gravidez

Como acontece com qualquer exercício, você precisa ser cautelosa quando estiver grávida e for iniciar uma prática física.

Aqui temos algumas dicas que contribuem para uma prática segura:

  • Lembre-se de sempre beber muita água antes, durante e depois do exercício, para se manter hidratada.
  • Sempre ouça seu corpo. Se você estiver sentindo dor ou desconforto ao realizar uma prática, faça um ajuste ou busque uma posição alternativa. Mantenha as posturas apenas enquanto estiver confortável, e não se esforce ao ponto de sentir dor ou exaustão. 
  • No primeiro trimestre de gravidez, faça posturas em pé. Isso ajudará a fortalecer as pernas e melhorar a circulação. Assim poderá até reduzir as famosas cãibras nas pernas.
  • Evite praticar yoga da 10ª à 14ª semana de gravidez, pois esses são momentos cruciais e que demandam muito cuidado e repouso.
  • É preciso estar ciente das suas mudanças corporais – e elas acontecem muito rápido!
  • Suas juntas relaxam durante a gravidez e sua circunferência irá se expandir gradualmente. Com isso, em meio a gestação, seu senso de equilíbrio vai começar a ser outro, já que a barriga te proporciona um novo ponto gravitacional. É importante ter essa consciência e perceber isso. Os cuidados devem ser redobrados a partir deste momento.
  • Durante os estágios avançados da gravidez, evite asanas que colocam pressão no abdômen.
  • Durante o segundo e terceiro trimestres, reduza o tempo gasto segurando asanas para evitar a fadiga. Substitua-as por exercícios de respiração e meditação.
  • No terceiro trimestre, faça posturas em pé com o calcanhar na parede ou use uma cadeira como apoio para evitar perder o equilíbrio e correr o risco de se machucar ou ao bebê.

Com os cuidados corretos, a prática da yoga pode ser uma grande aliada das mamães nesse momento único que é a gestação.

Considere a yoga na gravidez e prepare-se para um período de pura saúde e amor.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!