Sumário
Nós da revista Meu Retiro acreditamos que o autocuidado é algo fundamental durante toda nossa jornada, mas que algumas fases da vida requerem alguns cuidados especiais. A menopausa é um desses momentos.
Muitas mulheres sofrem com uma porção de sintomas ao entrarem nesta fase específica da maturidade, e o Yoga pode te ajudar a enfrentar e aliviar seus sintomas e efeitos colaterais.
Vamos conferir a seguir como podemos aplicar o Yoga na Menopausa para conseguir uma melhor qualidade de vida e um maior bem-estar cotidiano, nesta fase que dura em média um terço da vida da mulher.
Benefícios da Yoga na Menopausa
Foi comprovado através de um estudo de 2011, que o Yoga ajuda a reduzir o desconforto físico e melhora o bem-estar mental durante a menopausa.
Os sintomas comuns desta fase, como a fadiga, a falta de concentração, o sono de má qualidade, suor noturno, irritabilidade, dores musculares e as ondas de calor, podem ser reduzidos com a prática do Yoga através de Asanas específicas.
Estes sintomas estão geralmente ligados a diminuição dos níveis de estrogênio e outros hormônios no organismo. Algumas pessoas recorrem à reposição hormonal, mas uma mudança no estilo de vida, uma dieta saudável, e atividades físicas regulares – incluindo o Yoga, são capazes de dar conta destes sintomas.
Além da redução de sintomas, o Yoga oferece muitos benefícios para quem está enfrentando a menopausa. Vamos listar estes a seguir:
Redução dos níveis de estresse
Os exercícios de respiração do Yoga, os Pranayamas, são capazes de te ajudar a controlar o estresse e a ansiedade, promovendo a unidade entre corpo e mente em um estado mais calmo durante e após a prática do Yoga, suavizando o sintoma de irritabilidade.
Melhora nas articulações
A artrite é uma condição que, com o avançar da idade, pode acometer praticamente qualquer pessoa, e o Yoga na Menopausa trabalha para aliviar as dores nas articulações e as dores lombares, fortalecendo seu corpo e aumentando sua flexibilidade.
Um corpo mais forte e flexível, também tem menos problemas de fadiga, mais um sintoma comum desta fase da vida.
Controle da pressão arterial
A prática consistente do Yoga consegue melhorar a oxigenação e a circulação sanguínea, melhorando os índices de pressão arterial, justamente na menopausa, fase em que devido às mudanças hormonais, a pressão arterial pode aumentar.
Controle de peso
Também devido às alterações hormonais associadas à menopausa, é comum que haja ganho de peso nesse período, e a prática cotidiana do Yoga é uma forma de combater isso, ajudando nesse controle.
Melhor saúde mental
Mais de 30% das mulheres ao entrarem na menopausa sofrem com ansiedade e depressão, e segundo estudo conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, mais a Faculdade de Medicina de Nova York, Harvard e a Universidade de Columbia, o Yoga melhora dessas condições no final do teste de três meses.
Como trabalhar a Yoga na Menopausa
Agora que sabemos a força do Yoga na Menopausa, que tal aprendermos algumas Asanas que trabalham diretamente os sintomas desta fase?
Se você já é praticante de Yoga, pode experimentar essas posturas em casa, com o único diferencial que elas devem ser mantidas por um pouco mais de tempo do que no exercício convencional.
Se você é novata nesta área, sugerimos que procure por professores, mestres e aulas de Yoga em nosso portal, www.meuretiro.com.br. Lá, um novo universo de experiências capazes de transformar vidas te esperam a distância de um clique.
Vejamos então as Asanas selecionadas, com vídeos diretamente dos melhores canais e instrutores que postam conteúdo didático de Yoga online, te ensinando como fazer cada uma delas:
Postura da vela | Salamba Sarvangasana
Para quem é iniciante, esta pose pode ser feita com as pernas levantadas encostadas em uma parede. Quem já é iniciado, pode manter as pernas no ar sem a ajuda da parede.
Mantenha esta postura por 10 inspirações e expirações profundas.
Esta Asana combate a fadiga, acalma a mente, alonga ombros e pescoço, melhora a digestão
Postura do cachorro olhando para baixo | Adho Mukha Svanasana
Esta postura alonga a coluna e a parte de trás das pernas, criando uma sensação de liberação física e emocional, livrando o corpo do estresse, da depressão leve, ajudando na digestão, no fortalecimento dos membros e aliviando diversas dores.
Tente manter esta postura por 10 a 20 segundos lentamente inspirando e expirando a cada contagem.
Postura da borboleta deitada | Supta Baddha Konasana
Esta já é uma postura um pouco mais complexa que as anteriores, e nela deve-se permanecer por volta de 10 minutos.
A mais indicada para combater as ondas de calor da menopausa, a pose da borboleta deitada também diminui a tensão nos músculos, alonga os membros inferiores e trabalha o estresse.
Postura da cabeça no joelho | Janu Sirsasana
Mais uma Asana simples nesta sequência de Yoga na Menopausa.
Iniciantes podem usar um cinto, uma gravata, uma toalha etc, para enrolar na parte inferior do pé; os que já tem um alongamento mais profundo, podem agarrar o pé com as mãos. Sua duração é de 30 segundos a 3 minutos, dependendo da capacidade pessoal de cada praticante.
Essa postura alivia a mente, combate dores de cabeça, alonga o corpo e melhora a digestão.
Postura da ponte | Setu Bandha Sarvangasana
Para esta postura você pode usar um cobertor de apoio sob o pescoço e os ombros.
Sua duração é de 30 segundos a 1 minuto, e sua função é alongar o peito, pescoço e coluna, acalmar a mente, aliviar o estresse e a ansiedade, combater a insônia, a dor de cabeça, dor nas costas e a sinusite.
Postura da criança | Balasana
Para encerrar essa sessão de Yoga na Menopausa, podemos descansar nesta postura que alonga o corpo, acalmando e relaxando a mente.
Esta pose pode ser usada como posição de descanso entre as outras Asanas que exigem mais do nosso corpo.
Comentários