Sumário
Sabemos que o Yoga é uma prática inclusiva e sem contraindicações, mas quando falamos sobre período menstrual, cada mulher reage diferente.
Algumas não têm nenhum efeito colateral, já outras têm dores, mudanças de humor, fadiga, inchaço, e vários outros sintomas.
Nenhuma mulher é a mesma, e não há regras definidas sobre o como se portar durante o período da menstruação, mas aprendemos que, para essas cujos sintomas são aparentes, o Yoga pode remediar ou mesmo melhorar a saúde e o ciclo menstrual.
E como isso funciona? Existem Asanas que podem te ajudar com esse propósito, uma série de poses de Yoga para Cada Fase do Ciclo Menstrual.
Praticar Yoga conforme as fases do seu ciclo é uma atitude respeitosa com as mudanças sutis que acontecem em cada fase desse período. Essas quatro fases são: a menstruação, a fase folicular, a ovulação e a fase lútea; vamos falar delas com mais profundidade já já.
Quais são as melhores poses de Yoga para Cada Fase do Ciclo Menstrual
Antes de listar as melhores poses de Yoga para Cada Fase do Ciclo Menstrual e passar alguns exemplos, devemos citar os benefícios gerais que se pode ter ao praticar tais posturas.
Quando há sincronicidade entre as fases e as poses de Yoga, a prática pode te ajudar com os sintomas físicos e emocionais que o ciclo acarreta, reduzindo a intensidade da famosa TPM, por exemplo.
Quando você acompanha seu ciclo e sincroniza sua prática com ele, começa a se conscientizar das sutilezas do seu corpo, compreendendo melhor a resposta dele perante ps hormônios, e sobre como acontece o fluxo, de qi e de sangue, pelo seu organismo.
Vejamos como melhor aproveitar cada fase do ciclo, e quais as melhores poses de Yoga para Cada Fase do Ciclo Menstrual, com exemplos práticos emprestados do YouTube, com vídeos produzidos pelos principais mestres criadores de conteúdo online sobre o tema.
Yoga para a fase menstrual – dias 1 a 7 – (sangramento)
Este primeiro momento do ciclo, quando você está sangrando, é um momento de relaxamento e restauração, de se interiorizar, nutrir e apoiar seu corpo.
É quando seus hormônios e sua energia estão no nível mais baixo, uma semana onde você deve se recolher respeitando seus limites físicos ou emocionais.
Um detox suave para o corpo, reduzindo a ingestão de toxinas, como açúcar, cafeína, álcool, alimentos gordurosos também podem te ajudar bastante nessa fase.
Para este momento, o Yin Yoga é um excelente estilo de Yoga para praticar.
A seguir confira algumas poses de Yoga indicadas para esta fase, cada uma com um exemplo prático:
Balasana – postura da criança
Baddha Konasana – postura da borboletinha
Eka Pada Rajakatpotasana – postura do rei pombo
Ardha Mukha Svanasana – postura do cachorro
Anjaneyasana – postura do corredor
Neste período menstrual, evite poses com inversões e torções profundas que comprimem o abdômen.
Yoga para a Fase Folicular – dias 7 a 13
Após o período de sangramento, seu estrogênio volta a aumentar e sua energia se renova, te deixando novamente alerta e focada.
Nas práticas, além de todas as asanas da fase anterior, podem ser reintroduzidas à sua prática as poses com inversões ou torções, mas sem abandonar a tranquilidade do yin Yoga, ou do Hatha Yoga mais suave.
Se você quiser experimentar algo mais forte, sentir a vontade de ir além, tente uma aula de Acro Yoga, por exemplo.
Abaixo duas posturas que podem fazer parte desta fase do seu ciclo, junto às outras já indicadas:
Utkatasana – postura da cadeira
Marjaryasana e Bitilasana – postura da vaca – gato
Yoga para a Fase da Ovulação – dia 14
Esta fase é quando o corpo está se preparando para liberar um óvulo, um período que pode durar de 1 a 3 dias, onde a sua energia está no seu auge.
Toda essa energia, acompanhada de autoconfiança, pode ser usada para uma prática de Yoga de maior intensidade, como o Power Yoga, ou o Vinyasa Yoga, por exemplo.
Entre as asanas sugeridas para esse período, estão as seguintes:
Vasisthasana – postura da prancha lateral
Ardha Chandrasana – postura da meia lua
Urdhva Dhanurasana – postura da roda
Bakasana – postura do corvo
Yoga para a Fase Lútea – dias 15 a 28
Para fechar as melhores poses de Yoga para Cada Fase do Ciclo Menstrual, temos asanas para esta fase onde, logo após a ovulação, os hormônios estão em transição para o sangramento novamente.
É um período de mudança, uma fase longa de experiências variadas, com maior energia em uma primeira metade, e com redução de energia na segunda metade, podendo inclusive surgir sintomas de TPM nesta fase final, como alterações de humor, dores de cabeça, desejos ou fadiga.
No final desta fase, seu corpo também estará mais sensível, e podem ser usados acessórios como tiras ou blocos para ajudar na eliminação de qualquer tensão ou desconforto durante a prática.
O importante aqui nesta fase é a constância, a regularidade, não a intensidade dos movimentos.
Vejamos algumas posturas para a fase lútea:
Surya Namaskar – postura da saudação ao sol
Ustrasana – postura do camelo
Shalabhásana – postura do gafanhoto
Halasana – postura do arado
Escolha o melhor para você!
Como falamos no início do texto, o Yoga é uma prática múltipla e inclusiva, onde cada pessoa se relaciona de uma forma diferente com seus diferentes exercícios.
Além destas poses de Yoga para Cada Fase do Ciclo Menstrual, devemos lembrar que existem muitas outras que podem ser usadas nestes períodos, e algumas delas podem ser exatamente o que você precisa, isso porque cada corpo e cada potencial é único.
O mais importante é você testar e encontrar quais atendem suas necessidades perfeitamente. Relaxe, e aproveite os efeitos positivos que a prática regular de Yoga pode proporcionar.
Comentários