Filme: O Efeito Sombra
Gênero: Documentário (Baseado no livro o Efeito Sombra)
Produção: Julie Stroud, Mikki Willis
Direção: Scott Cervine
Sumário
Autores: Debbie Ford, Deepak Chopra e Marianne Williamson
Quando recebi o convite da Dani para fazer resenhas ou críticas de filmes para a revista Meu Retiro, pensei no que poderia falar ou indicar sobre filmes, séries e documentários que, de certa forma, nos ajudaria a refletir e a expandir a consciência nesse mundo onde as transformações estão acontecendo com rapidez e nos permitindo um autoconhecimento. Decidi não me aprofundar com detalhes técnicos do cinema, mas sim, trazer o assunto que estará naquela obra cinematográfica.
Para abrir esse espaço de autoconhecimento, vou falar de um documentário que já foi pauta em roda de diálogo, conversas que duraram horas a respeito do assunto e que acredito ser de grande valia para uma evolução pessoal e coletiva, O Efeito Sombra, um filme apresentado por Debbie Ford, baseado em livro de sua autoria com Deepak Chopra e Marianne Williamson. Esse documentário leva a gente a confrontar o lado que consideramos “obscuro” de nossas vidas.
Você provavelmente deve estar se perguntando “o que é o efeito sombra?” Para responder essa pergunta, o documentário inicia fazendo exatamente três indagações: “O que você está escondendo? Quando você enfrentará a verdade? O que acontecerá quando o fizer?” No primeiro momento, pensamos estar entrando em uma sessão de psicanálise, mas será que não é isso que o cinema sempre fez desde que criou uma linguagem própria? Mas para explicar a linguagem cinematográfica, deixarei esse assunto para outro momento oportuno. O que quero dizer é que o documentário deixará de forma mais simplificada o tema para que você entenda a mensagem que está sendo transmitida.
O efeito sombra, parece ser um assunto muito complexo de ser debatido, por se tratar de um diálogo que falará sobre aspectos de nossas vidas que não queremos que sejam revelados ou, tão pouco, debatidos. É exatamente sobre isso que o filme nos ajudará a lidar. Se pararmos para pensar, há tempos culturas e filosofias milenares falam sobre este assunto e de como precisamos buscar o equilíbrio, o nosso yin-yang.
Como você pode encontrar esse meio? Será que você é uma pessoa 100% do bem? Será que existe algo em você que é preferível que ninguém conheça? Como você é na sua vida pública e na sua vida secreta? Você realmente se conhece? Essas e outras perguntas, só você poderá responder, não existirá outra pessoa que faça isso por ti. Por isso, te convido a assistir o documentário O Efeito Sombra, que te ajudará nesse processo. Depois, deixe o seu comentário sobre a nossa indicação e sobre a sua perspectiva.
Bom filme!
Assista O Efeito Sombra:
Leia também a resenha: As Aventuras de Pi
Comentários