Filme: O Som do Silêncio
Gênero: Drama
Produção: Sasha Ben Harroche, Bill Benz, Bert Hamelinck, Kathy Benz
Direção: Darius Marder
Sumário
O Oscar de 2021 está prestes a acontecer e para falar da premiação mais importante da sétima arte, aqui vai mais um filme que tem um tema tão importante quanto aquele que veremos na tela. O filme: O Som Do Silêncio é um daqueles que você não pode deixar de assistir, com mais uma história de inclusão, o Oscar desse ano veio com tudo relacionado ao tema. Mas aqui vou te convidar a refletir sobre um assunto que provavelmente ninguém se atentou.
Será que não está na hora de aceitar a nova realidade que o universo mandou para você? O silêncio não pode ser a resposta que você tanto procura?
O Som Do Silêncio conta a história de Ruben, um baterista de Rock que começa a perder a sua audição. Lou, sua namorada percebe que ele precisa ficar em um lugar onde conseguirá se adaptar a essa nova realidade, porém o dilema de largar a banda e a sua namorada vai ser a teia para a trama do filme e suas camadas.
Quando a história começa, podemos até pensar: “nossa, mais um filme barulhento!”; porém ainda no primeiro ato tudo se transforma em um drama sensível e nos deparamos com uma paisagem sonora incrível que nos faz viajar a outro universo. Ao passo que Ruben descobre aquela nova realidade, o filme nos leva junto com ele para esse mundo de silêncio, descoberta e aceitação.
Quando assistimos um filme, tendemos a ficar naquilo que chamamos de primeira camada, ou seja, aquilo que vemos e detectamos com facilidade por assimilarmos com a vida real; porém filmes são como uma cebola, neles existem várias camadas e elas transmitem sentidos para a construção daquilo que um diretor, roteirista, editor, diretor de arte ou diretor de fotografia querem passar. Nada em um filme é colocado por simplesmente ser legal ou bacana, tudo tem um sentido.
Agora que você já sabe que filmes possuem camadas, vou falar de uma delas que está presente no filme: O Som Do Silêncio, e que provavelmente você não percebeu, ou se você chegou a fazer a mesma análise, fica aqui uma pergunta: “será que não é o universo te mandando uma mensagem?”
De repente, Ruben não consegue mais ouvir, e lógico que foi gradativo, mas no cinema temos as elipses para que você possa saber de forma resumida e objetiva, o assunto em questão. Quando essa nova realidade chega na vida de Ruben, ele tenta resistir, mas existem coisas que chegam em nossas vidas para nos levar a outro patamar.
Muitas vezes precisamos passar para um outro nível e relutamos para não sair do nosso lugar de conforto e quando menos esperamos, o universo nos coloca em uma posição que jamais poderíamos imaginar e, é isso que acontece na vida do protagonista.
Ruben vai para um retiro de pessoas surdas, mas aceitar essa nova posição é um desafio, mesmo com o seu tutor mostrando o caminho daquela nova realidade, Ruben tenta não ver a grandiosidade que ele ganhou.
Você deve estar se perguntando – Que grandiosidade é essa? – em um determinado momento do filme, o tutor do Ruben fala a seguinte frase: “ Todas as manhãs que você passou naquele quarto, sentado. Você teve algum momento de quietude? Porque você está certo, Ruben. O mundo continua a girar e pode ser um lugar muito cruel. Mas para mim, nesse momento de quietude, esse lugar é o reino de Deus. E esse lugar nunca vai abandonar você.” Será que você consegue passar um tempo só com você, em silêncio?
O filme: O Som Do Silêncio, mostra a beleza nas coisas que não percebemos por estarmos inseridos em um mundo cheio de ruídos e barulhos. – Será que não é o momento da sua pausa? Será que não chegou o momento de aceitar esse novo nível que o universo te presenteou? – Ruben não aceita o presente do universo e faz uma cirurgia para “voltar a ouvir”, mas agora os sons são diferentes, ele não consegue mais ouvir; o implante funciona como mensagens para o cérebro do que poderia ser cada ruído. Em um determinado momento, Ruben percebe que a nova realidade e o silêncio são o “reino de Deus”.
O filme surpreende com um Design de Som perfeito que nos leva em todas as sensações que Ruben sente através da paisagem sonora construída. O Som Do Silêncio concorre ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som e Melhor Edição. Será que não vale a pena conferir esse filme? Sim ou com certeza? Fica aqui uma reflexão para você – Qual mensagem que o universo está querendo te passar? Será que não chegou a hora do ‘seu reino’, o reino do silêncio? – Aqui no Brasil, existem alguns retiros individuais e até do silêncio onde você pode ter uma experiência com você e com o universo que te cerca.
Espero que gostem do filme e nos indiquem retiros que pratiquem o silêncio. Boa Sessão!
Assista o trailer O Som Do Silêncio:
Leia também a resenha: O Efeito Sombra
Comentários