Resenhas | Espiritualidade

Vida Após a Morte: uma jornada sobre a pós-vida (resenha)

Publicado em: março 24, 2021 | Por: Lincoln Masterson

Filme: Vida Após a Morte 

Gênero: Série documental (Baseada em um best-seller da jornalista Leslie Kean)

Produção: Netflix

Direção: Ricki Stern

Sumário

Você já se perguntou se existe vida após a morte? O que acontece com a nossa consciência quando morremos? Será que de alguma forma permanecemos “vivos”? Essas e outras questões estão presentes desde que a raça humana conseguiu desenvolver uma forma de comunicação, seja nas paredes das pirâmides, nas culturas milenares da África e Ásia ou por meio de fotos e filmes.

O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia que ceifou milhares de vidas e deixou famílias desoladas. O mundo ficará marcado para sempre por esse momento, seja em nossa história ou em nossas vidas, essa marca deixada pela pandemia nos levará a outro patamar como humanidade, mas nunca estaremos preparados para uma despedida, seja ela esperada ou repentina.

Em janeiro de 2021, a Netflix trouxe a série documental investigativa Vida após a Morte’ (Surviving Death) . O tema principal dos episódios serão as experiências e estudos científicos sobre o que acontece com cada pessoa que entra nessa jornada desconhecida. Dentro da série encontraremos médiuns, cientistas, psiquiatras e especialistas em paranormalidade que nos levarão a um mundo que é desconhecido para muitos.

A série conta com seis episódios que se dividem em: EQM (Experiência Quase Morte); Mediunidade; Comunicação com os Mortos e seus sinais; TCI (Transcomunicação Instrumental) e Reencarnação. Esses assuntos são tão vastos que a série se limitou a entrevistar pessoas de alguns países da Europa e USA, o que deixou de fora vários países com grande histórico espírita, como exemplo o Brasil, maior país espírita da terra.

Laura Lynne Jackson

Créditos: Netflix Fonte: Netflix

A série traz a renomada médium americana, Laura Lynne Jackson que tem um centro especializado para pessoas que desejam aperfeiçoar o dom da mediunidade, um Retiro de Formação de Médiuns em Zenderen, na Holanda, e um Retiro de Luto, nos USA, para as pessoas que desejam reconhecer os sinais de seus parentes que não estão mais aqui. Como diz a jornalista Leslie Kean: “A mediunidade dá esperança para as pessoas”. A esperança é aquilo que nos move como seres vivos e, se há esperança, há vida.

Quando assistimos ao episódio de AQM, os cientistas mostram a possibilidade de expansão da consciência e de que, ao atravessar esse plano ao qual estamos, há uma interligação com tudo ao nosso redor, como se fizéssemos parte de um todo. Caso curioso é que muitas crenças falam a respeito disso. Os episódios dos médiuns mostram um retiro na Holanda e como acontece essa preparação para as pessoas que desejam se conectar com os seres do outro plano. O que me parece, na grande maioria, são pessoas que tiveram perdas de parentes e que de alguma forma desejam respostas ou contatos que supram suas necessidades interiores, e não aperfeiçoar seus dons, salvo alguns integrantes do retiro.

A série se prolonga em mais três assuntos, um deles fala dos sinais ao qual os espíritos nos dão em diversos momentos da vida e como um retiro do luto nos Estados Unidos consegue ajudar essas pessoas a entenderem esse momento, ao mesmo tempo em que os ajuda a reconhecer os sinais de seus entes. Outro assunto abordado, é sobre o prenúncio da morte, algo que é conhecido como “aparição em crise”; pesquisadores acompanham pacientes nos seus últimos dias de vida para coletar relatos de aparições que, na grande maioria, são dos parentes que não estão mais vivos.

Sinais

Créditos: Netflix Fonte: Netflix

Nos dois últimos episódios, os temas se dividem em: comunicação por meio de provas concretas e meios eletrônicos, como no caso dos primeiros contatos feitos com cera e água quente, em que os espíritos conseguem deixar suas impressões por meio de suas partes corpóreas. Aqui, no Brasil, temos uma médium que consegue fazer algo parecido, conhecido como “Fenômeno do algodão” da Edelarzil Munhos que tem como propósito fazer uma limpeza espiritual e os objetos materializados têm significados pessoais. Nesse mesmo episódio, temos a comunicação por meios eletrônicos e como os espíritos usam esses meios para se comunicar. No Brasil, temos uma das maiores pesquisadoras sobre o assunto, a brasileira Sonia Rinaldi que trabalha com transcomunicação e permite contato até com seres de outras dimensões. Por fim, temos o episódio sobre reencarnação e experiências das crianças que se recordam de suas vidas passadas, sem ao menos conhecerem as pessoas da qual estão falando.

Para os céticos, o documentário pode parecer um grande truque de mágica ou ilusório, mas quando vemos médicos e cientistas, pessoas que seguem protocolos científicos para que sejam  comprovadas cientificamente a existência de algo, então temos nosso ceticismo posto à prova. Percebemos que por trás de todos esses episódios corre uma investigação, e se há uma pesquisa é porque alguma coisa precisa ser elucidada. Não estou aqui para convencer ninguém a acreditar nas experiências dos outros, um dia, todos nós teremos as nossas próprias respostas e se você não acredita, está tudo bem; a intenção aqui é mostrar as infinitas possibilidades que existe no mundo e se você se interessa pelo assunto, vale a pena conferir a série ‘Vida Após a Morte’.

Você já teve alguma experiência parecida? Gostou do assunto? Ficou interessado em saber um pouco mais sobre ‘Vida após a Morte’? Então confira nossa dica, assista essa série investigativa, depois deixe seu comentário.

Ahh e se você tiver alguma dica de retiro com esse tema, nos indique.

Boa Série!

Assista ao trailer Vida Após a Morte:

Leia também: Resenha Soul

 

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!