Você sabia? | Astrologia

Como Astrologia e Esoterismo podem te ajudar no autoconhecimento?

Publicado em: agosto 05, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

É bem comum encontrar pessoas que usam a Astrologia e Esoterismo como caminhos para o autoconhecimento. 

Práticas como mapa astral, Tarot, Numerologia, etc, são alguns dos meios utilizados para essa jornada, porém para falarmos sobre essas e outras atividades, é importante compreendermos que Astrologia e Esoterismo não são exatamente a mesma coisa.

Vamos começar a falar sobre esse assunto, diferenciando essas duas coisas.

astrologia e esoterismo

Créditos: ShintarTatsiana | Fonte: Envato Elements

Diferença entre Astrologia e Esoterismo

Astrologia refere-se a influência dos astros na vida humana em diferentes questões: materiais, espirituais ou psíquicas.

A Astrologia derivou a Astronomia, assim como a Astrologia Esotérica, a Astrologia Moderna, a Astrologia Chinesa e a Astrologia Védica. Cada ramificação desta tem suas próprias crenças, métodos e bases filosóficas.

Sobre a Astrologia Védica, por exemplo, nós temos em nosso canal do YouTube uma série de vídeos com o astrólogo védico, Marcio Lilah, que explica, entre outros assuntos, as características próprias dessa vertente da astrologia. Confira a série completa de registros aqui, e assista abaixo um vídeo onde ele fala um pouco mais sobre esse sistema astrológico e sua relação com signos e planetas.

Já quando nos referimos a Esoterismo, estamos falando de alguma ciência, doutrina ou prática baseada em fenômenos sobrenaturais. Ou seja, nem toda Astrologia é esotérica como vimos acima, mas tudo o que é esotérico tem essa característica de ser algo que ultrapassa o que nos é conhecido como natural.

Dentro do Esoterismo temos práticas bem populares, como o jogo de búzios, a leitura de mãos, jogo de runas, o Feng Shui e a Numerologia, só para citar algumas delas.

Astrologia e Esoterismo como caminhos para o autoconhecimento

O uso da Astrologia e Esoterismo como caminhos para o autoconhecimento é mais natural do que se imagina. Diversas práticas dentro destas áreas de estudo tem como sua base principal a busca por este autoconhecimento.

Por exemplo, quando relacionamos a Astrologia com o autoconhecimento a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas é a criação e leitura de mapa astral.

Um mapa astral é como se fosse uma “foto dos astros”, é o registro exato de como os astros – planetas, estrelas etc – estavam no céu na hora e local do seu nascimento. 

Esse posicionamento determina características próprias e individuais das pessoas, traçando sua personalidade, sua maneira de ser, quem você atrai, sua atitude perante o mundo e o que você está passando no momento.

Ou seja, o mapa astral, é a principal ferramenta para o autoconhecimento dentro da Astrologia.

Astrologia e Esoterismo

Créditos: LightFieldStudios | Fonte: Envato Elements

Além de ajudar na compreensão da personalidade através do mapa astral, a Astrologia também é capaz de influenciar diretamente seu dia-a-dia. Como? Já falamos um pouco sobre isso em nosso artigo sobre as Fases da Lua, uma movimentação Astrológica que influencia as marés, e o cotidiano de muitas pessoas.

Falando sobre Astrologia, também não podemos ignorar os signos do horóscopo. Os signos são doze arquétipos usados ​​para compreender a psique do indivíduo e até mesmo para compreender a própria humanidade. Através deles, as pessoas são estimuladas  a assumirem a responsabilidade por suas vidas.

A leitura Astrológica, no geral, é um espaço onde o astrólogo fornece informações e abre um processo de autodescoberta para seu cliente. 

Já no caso do esoterismo, as múltiplas práticas que encontramos sob este título trabalham com diferentes abordagens para se conectar com as pessoas, e para faze-las se conectar com elas mesmas.

O Tarot, por exemplo, famoso por indicar caminhos futuros, é em sua essência uma ferramenta para o autoconhecimento.

As cartas do Tarot encorajam as pessoas a olharem para dentro de si mesmas, são uma ferramenta que nos ajuda a encontrar as respostas dentro de nós mesmos, em um processo de autodescoberta, autoconsciência e de desenvolvimento de intuição.

O Tarot nos ajuda a acessar ideias para que possamos decidir, mudar, crescer, acelerar, pausar – o que for preciso para mudar nossos caminhos para nosso aprimoramento como pessoa.

Ele nos conta o futuro porque nos guia ao nosso próprio arbítrio, nos capacita no presente para decretar o futuro que desejamos.

Para quem quiser se aprofundar no Tarot, aqui em nossa revista já falamos sobre sua história, os Tipos de Tarot existentes, além dos significados das cartas com seus Arcanos Menores e Arcanos Maiores.

Outra prática esotérica bastante popular, e que também é considerada uma grande ferramenta para o autoconhecimento, é a Numerologia.

A Numerologia é um ramo do Esoterismo que também trabalha com arquétipos – como o Tarot, o horóscopo – mas aplicado aos números, relacionando-os com os seres vivos e as vibrações energéticas, definindo sua personalidade ou destino.

Abaixo, em entrevista para o programa Ver Mais da RICTV, o numerólogo Eduardo Carvalho explica melhor como funciona o processo de autoconhecimento através dos números.

E você, já experimentou alguma prática esotérica? Já se aprofundou na astrologia? Como foi sua jornada com essas experiências? 

Conte pra gente nos comentários e vamos ampliar essa conversa sobre caminhos do autoconhecimento.

Confira as melhores experiências de Autoconhecimento:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!