Sumário
“Errare humanum est”
Esta frase em latim, atribuída ao filósofo Santo Agostinho, é uma das máximas da humanidade: “Errar é humano“.
E é isso mesmo, o erro é parte da nossa natureza.
Mas, e quando a nossa autocobrança é tão grande, que não conseguimos nos livrar da Culpa por nossos erros?
Quando não nos perdoamos por erros do passado, a Culpa pode interferir em nossa vida, nos levando à baixa autoestima, dificuldades de relacionamento, e até problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
Para seguir em frente é preciso se livrar dessa Culpa. Mas como podemos fazer isso?
Não podemos voltar no tempo e mudar as coisas que já foram feitas e que hoje nos fazem mal. O que está feito, está feito. Mas podemos aprender a ressignificar a Culpa, e a nos perdoar.
É importante lembrar que, se nos sentimos culpados por algo, é sinal que estamos exercendo a empatia e que aquela situação nos serviu como uma lição, que nos impedirá de cometer o mesmo erro novamente no futuro.
Ou seja, a Culpa também tem a função de colaborar com nosso processo de maturidade e desenvolvimento emocional e social.
O problema é que esse sentimento não pode te impedir de viver sua vida. Se ela te passa uma angústia capaz de atrapalhar seus dias, se ela tem uma função paralisante, então é o momento e colocar algumas dicas em prática.
Como seguir sem Culpa?
Vamos apresentar a seguir algumas dicas úteis para aqueles que estão sofrendo com a Culpa, que estão presos ao passado, e precisam libertar-se de sentimentos negativos para seguir a vida em plenitude.
Peça desculpas
Primeiro de tudo, se você se sente culpado por algo que fez, ou não fez, para alguém, não tenha vergonha de se desculpar.
Um pedido de desculpas pode parecer um sinal de fraqueza, mas, na verdade, é um ato de coragem e força.
Escreva os fatos
Escrever, como se fosse um diário, sobre suas emoções e pensamentos, pode te ajudar a enxergar de outra forma aquilo que aconteceu, os erros e acertos.
Faça isso sem julgamento, entenda o acontecido e siga em frente com o aprendizado.
Aproveite o momento e liste as lições que você aprendeu, e as leia quando precisar desse lembrete.
Converse sobre isso
Ficar guardando aquela culpa para si, ruminando pensamentos, não faz nenhum bem, e só mantém os pensamentos ruins.
Encontre alguém de confiança e fale sobre o assunto, divida seus pensamentos e sentimentos, talvez o outro possa te dar uma perspectiva mais objetiva sobre o ocorrido.
Verbalizar o problema faz com que você assuma maior responsabilidade pelo que aconteceu no passado, e também abre a possibilidade de receber palavras de apoio de um amigo.
Pratique o autocuidado
O sentimento de Culpa faz mal para o nosso emocional, tal qual para nosso corpo, isso por conta do cortisol, o hormônio do estresse.
Uma rotina de autocuidado dará uma injeção de amor-próprio em você e fará muito bem para você superar esse mal-estar.
Se esta dica te interessar, aproveite e confira nosso artigo onde sugerimos 10 formas de autocuidado.
Entenda onde você está agora e o que mudou
Não é possível fazer nada para mudar o que já aconteceu, mas é possível fazer melhor daqui por diante.
Entenda a pessoa que você é hoje, o que mudou no seu comportamento, pensamentos, sentimentos, etc.
Esta nova pessoa deve seguir adiante, sem ficar presa a dores passadas.
Transforme Culpa em gratidão
Veja a Culpa como algo não somente negativo.
Pense que por conta dela, você hoje sabe qual a coisa certa a fazer, aprendeu com seu erro passado, e é grato por esse ensinamento e por ela te ajudar a crescer como pessoa.
Aceite o perdão
Se um amigo próximo ou membro da família cometesse um erro semelhante, você o perdoaria, certo? Então, por que não pode perdoar a si mesmo?
Ao sentir-se culpado, dê um tempo para processar as emoções negativas e permita-se o perdão. A autocompaixão é a melhor maneira de superar tudo e seguir em paz.
A psicóloga Adriana Ferreira do canal Usando a Psicologia fez um vídeo com o tema “Como perdoar (e se perdoar) e deixar atrás o passado”, que vem de encontro a tudo isso o que estamos falando nesse artigo, afinal, o fim da Culpa está no perdão.
Esperamos que, com essas dicas você tenha compreendido um pouco sobre a importância do acolhimento de nossas falhas, bem como a superação dos erros passados.
Caso você ainda não consiga se livrar desses sentimentos ruins mesmo após compreender suas ações passadas, e até mesmo se desculpar por elas, considere conversar sobre isso com um profissional.
Ele poderá te ajudar a superar a Culpa, e você irá aprender a vivenciar suas emoções de maneira mais saudável e livre.
Comentários