Você sabia? | Felicidade e Saúde

Qual a relação entre Felicidade e Saúde?

Publicado em: julho 05, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

“Nenhum remédio cura o que a felicidade não consegue.” – Gabriel García Márquez

 

Nos parece natural afirmar que sem saúde ninguém é feliz, mas, e sem felicidade, conseguimos manter uma boa saúde?

Muitas são as pesquisas feitas nos últimos anos que comprovam que a felicidade é um componente importante para manter a saúde física e bem-estar geral.

Na verdade, essa relação entre Felicidade e Saúde, a conexão mente-corpo, é mais profunda do que muitos imaginam, o que revela o caráter holístico do nosso bem-estar, algo tão defendido pelas terapias complementares.

Essas pesquisas que citamos acima, em boa parte fazem parte de um tipo especial de psicologia chamado Psicologia Positiva, que se concentra em estudar o que nos faz sentir bem e feliz, em vez de apenas tratar de condições mentais como a ansiedade, depressão, etc.

Através desses e outros estudos estamos compreendendo cada vez mais o que nos torna realmente felizes, e como isso influencia para uma vida mais saudável.

Neste artigo iremos falar sobre essa relação entre Felicidade e Saúde, e como a felicidade pode influenciar positivamente nossa saúde física.

Deixe essa onda positiva invadir seu ser, e vamos adiante!

Qual a relação entre felicidade e saúde?

Créditos: SabrinaBracher | Fonte: Envato Elements

Como funciona a relação entre Felicidade e Saúde

Poderíamos começar a nossa conversa definindo o que estabelecemos como Felicidade e Saúde.

Quando falamos de felicidade, que é algo absolutamente pessoal e subjetivo, falamos da emoção positiva que sentimos quando estamos contentes, desfrutando de algo, ou plenamente satisfeitos por qualquer motivo.

Já saúde, corresponde ao nosso bem-estar ou condição física, emocional e social. Com isso definido, conseguimos compreender melhor todo o conteúdo a seguir.

Como falamos anteriormente, diversos estudos científicos confirmam que a felicidade pode melhorar a nossa saúde, por exemplo, tornando nossos corações mais saudáveis – como defende esse estudo de 2005, deixando nosso sistema imunológico mais forte e nossas vidas mais longas.

Um dos principais motivos para isso acontecer é pelo fato da felicidade estar totalmente ligada a hábitos mais saudáveis, o que naturalmente já ajuda a evitar problemas de saúde como pressão alta e excesso de gordura corporal.

Quem está feliz se exercita mais, se movimenta mais, come melhor, tem pensamentos mais positivos sobre autocuidado.

Outro ponto importante é que pessoas felizes são mais socialmente conectadas, o que gera mais emoções positivas e sensação de bem-estar, criando um ciclo que se autoalimenta, promovendo a saúde emocional e intelectual.

Além disso, pesquisas mostram que uma mentalidade otimista está relacionada a um menor risco de ataque cardíaco, derrames e morte, além de estarem ligadas a um risco reduzido de lesões em adultos jovens e fragilidade em adultos mais velhos.

Vamos ver a seguir em quais pontos Felicidade e Saúde se encontram efetivamente.

Qual a relação entre felicidade e saúde?

Créditos: Rawpixel | Fonte: Envato Elements

O que a felicidade pode fazer pela sua saúde

A felicidade é capaz de impactar positivamente diversas áreas da sua saúde, mas especificamente, onde ela atua? É o que veremos a seguir.

Felicidade reduz as chances de problemas cardíacos

Além da ação indireta que já citamos acima – pessoas felizes cuidam melhor da alimentação e fazem mais exercícios – este estudo de 2014 descobriu que a mentalidade positiva (otimismo, satisfação, felicidade), contribui para uma redução de quase 30% nas doenças cardíacas em pessoas saudáveis com predisposição genética à doença.

Há também uma pesquisa onde indivíduos que relataram níveis mais altos de felicidade, também apresentavam batimentos cardíacos em repouso mais baixos e pressão arterial baixa quando comparados com aqueles que se sentiam menos felizes, reduzindo as chances de um ataque cardíaco.

Felicidade combate o estresse

O estresse não é apenas um problema emocional ou psicológico, também desencadeia problemas de saúde física. A felicidade atenua esses efeitos, ou pelo menos nos ajuda a nos recuperar deles mais rapidamente.

Estudos indicaram que pessoas mais felizes tinham níveis 20% mais baixos de cortisol – o hormônio do estresse – do que os menos felizes, bem como também tinham o nível de uma proteína de coagulação do sangue que aumenta após o estresse, 12 vezes menor do que os demais.

Em tempo, se você está se sentindo estressado, considere fazer uma massagem relaxante. Em nosso portal Meu Retiro temos diversas opções de massagens disponíveis para contratação imediata.

Felicidade aumenta a imunidade

Essa pesquisa onde pessoas otimistas e com baixos níveis de estresse e ansiedade tiveram uma resposta melhor à vacina contra a gripe, conclui que quando uma pessoa é feliz, seu sistema imunológico é mais forte, o que facilita a recuperação de doentes.

Felicidade reduz a dor

Pessoas felizes são capazes de lidar melhor tanto com dores crônicas quanto com dores imediatas.

Existem estudos – como este realizado com mulheres que sofrem de artrite – que comprovam que a experiência da dor, tanto física quanto psicológica, é atenuada quando somos abundantes em emoções positivas, em especial a felicidade. E quanto mais felicidade, menos propensos nós somos a sentir dor.

Felicidade = longevidade

Existe um estudo bem popular, chamado de estudo das freiras, que é sempre citado como base para a afirmação que pessoas felizes vivem mais.

Ele funcionou assim: pesquisadores examinaram 60 anos de registros diários de freiras que começaram a escrever sobre seus sentimentos  na casa de seus 20 anos. No geral, as freiras cujos diários revelaram emoções mais positivas, viveram em média de 7 a 10 anos mais que as outras.

O uso de freiras para o estudo foi uma forma de buscar unidade, já que todas estariam vivendo em iguais condições, sob as mesmas regras e ambiente. O interessante estudo está disponível, no original em inglês, aqui.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!