Sumário
Além da influência nas marés, você já deve ter ouvido falar sobre a influência da Lua no Ciclo Menstrual, não é mesmo?
Esta é uma questão que levanta bastante discussão entre os que acreditam haver uma relação direta entre ambos fenômenos, e os que acreditam que é apenas uma coincidência.
Mas afinal, por que essa associação é feita? Seria apenas pelo fato de ambos ciclos terem em média 28 dias? Por conta do termo “menstruação” ser derivado do latim mensis (mês), que por sua vez se relaciona com o grego mene (lua)?
Vamos investigar a questão a seguir.
O que a ciência diz sobre a influência da Lua no Ciclo Menstrual
Estudos dos mais diferentes tipos, com as mais diversas metodologias, foram desenvolvidos com o passar dos anos, a fim de comprovar a influência da Lua no Ciclo Menstrual, ou ao menos uma relação direta entre ambos fenômenos.
Este aqui de 2021, por exemplo, afirma que, ao analisar o registro do ciclo menstrual de 22 mulheres, por um período de 32 anos, as mulheres cujos ciclos menstruais duravam mais de 27 dias mostraram “sincronismo intermitente com ciclos lunares que afetam a intensidade do luar“.
Porém, essa sincronização foi se perdendo conforme as mulheres foram ficando mais velhas, e conforme havia um aumento da exposição à luz artificial, levando-os a concluir que antigamente havia essa sincronização, mas que o estilo de vida moderno foi mudando nossa fisiologia e comportamento reprodutivo.
Já este aqui de 1986, realizado em Hong Kong, concluiu que “uma relação sincrônica entre o ciclo menstrual e o ritmo lunar foi confirmada por dados investigativos: Entre as 826 voluntárias com ciclo menstrual normal, com idade entre 16 e 25 anos, uma grande proporção de menstruações ocorreu em torno da lua nova (28,3%).”.
Em contraponto a esses estudos, temos como exemplo este aqui de 2013, cuja conclusão é que “desafiando as crenças tradicionais e ao contrário do que alguns pesquisadores argumentaram com trabalhos de pesquisa de curto prazo, neste estudo de longo prazo não encontramos nenhuma sincronia das fases lunares com o ciclo menstrual”.
Como podemos ver ainda não há uma resposta conclusiva, cientificamente embasada, sobre a influência da Lua no Ciclo Menstrual.
Mas, e com você? Acontece essa sincronicidade? Responda aí nos comentários pra gente.
Qual a influência da Lua no Ciclo Menstrual
A lua possui quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante., cada uma delas com duração de 7 a 8 dias, com ciclo total de 28 a 30 dias. Inclusive fizemos aqui um artigo sobre as fases da lua.
Já o ciclo menstrual corresponde a um período de 28 a 30 dias, do primeiro dia de sangramento, até o próximo.
Ambos ciclos são diferentes, sendo este segundo também conhecido como lunação interna. Estes ciclos podem se alinhar ou caminhar em diferente sincronia.
Do ciclo externo, o lunar, a influência acontece levando a pessoa a assumir os seguintes perfis e comportamentos:
- Lua Nova – A primeira fase do ciclo é quando surge o primeiro sinal de sangue, indicando um processo de limpeza e recomeço. É uma fase onde seu olhar deve estar voltado para si, um período onde devemos nos recolher e nos preparar/planejar para as próximas fases.
Este período é também quando estamos mais sensíveis à chateação, mais racionais e pensativos sobre as soluções de nossos problemas. - Lua Crescente – A segunda fase, é a que representa a fase folicular no ciclo menstrual, quando os ovários se preparam para liberar um óvulo. É aqui o momento de se colocar em prática o que foi planejado na fase anterior, aproveitando a energia produtiva em alta.
É nessa fase também em que a mulher passa por emoções fortes, entrando em um período de equilíbrio para a realização do planejado, com muita disposição e criatividade. - Lua Cheia – Época de ovulação, de libido em alta, e de força total voltada para as realizações. Período onde a comunicação e o contato interpessoal fluem melhor, e a bondade e a compreensão se destacam em seu comportamento.
- Lua Minguante – Aqui começam os sintomas pré-menstruais do próximo ciclo, e quando também diminui a intensidade da energia individual, deixando a pessoa mais propensa ao cansaço e expondo comportamentos que devem ser melhorados para o próximo ciclo.
Quando falamos sobre o ciclo da lunação interna, as fases são representadas também por arquétipos com as seguintes características:
- Donzela (Lua Crescente) – momento em que a mulher está com energias dinâmicas e autoconfiança em alta.
- Mãe (Lua Cheia) – energia transcendendo, radiante, pronta para a gestação de seus projetos pessoais e para o próximo.
- Feiticeira (Lua Minguante) – quando a mulher passa a viver sua vida interior, mais impetuosa e intuição aguçada.
- Anciã (Lua Nova) – momento de intuição e introspecção, avaliação sobre o próprio ciclo.
E então, percebe esse tipo de influência em seu ciclo? Sente esse tipo de divisão de fases dentro do seu mês?
A experiência da influência da Lua no Ciclo Menstrual é uma percepção bem pessoal, mas com maior incidência entre as mulheres mais jovens. Se sente contemplada por essa teoria?
Para complementar esse conteúdo, trazemos um vídeo do canal da Lela Brandão, onde ela fala mais da relação e da influência da Lua no Ciclo Menstrual. Confira e enriqueça a discussão:
https://www.youtube.com/watch?v=eK0l5phtVjM
Comentários