Você sabia? | Ácido Hialurônico

8 Mitos e verdades sobre Ácido Hialurônico

Publicado em: fevereiro 13, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Aqui na revista Meu Retiro, já falamos bastante sobre ácido hialurônico, sobre suas propriedades, benefícios e formas de reposição, neste artigo aqui.

Hoje vamos voltar ao tema, mas para desconstruir alguns mitos, e confirmar algumas verdades sobre essa molécula com nossa pauta ‘mitos e verdades sobre ácido hialurônico’.

Compilamos algumas das principais dúvidas que circulam pela internet sobre o assunto e listamos a seguir.

Ácido Hialurônico

Créditos: Damirkhabirov | Fonte: Envato Elements

Lista de Mitos e Verdades Sobre Ácido Hialurônico

Vamos passar a limpo algumas lendas sobre o uso do ácido hialurônico abaixo.

Caso você tenha alguma dúvida que não foi contemplada aqui, sugerimos que consulte um dermatologista, ele é a pessoa mais indicada para te guiar e tirar dúvidas sobre cuidados com a pele.

Elimina as Celulites

Sim! A mesma ação volumadora que é utilizada no rosto, também pode ser utilizada em outras partes do corpo, o que muda é o peso das moléculas, que para atender esse tipo de demanda precisam ser aplicadas em partículas maiores.

Essas partículas maiores de ácido hialurônico são justamente para preencher as depressões da pele até torna-la plana, eliminando as celulites aparentes e amenizando a flacidez.

A aplicação é feita de forma intradérmica, com duração de uma a três sessões, e os resultados são imediatos, apesar da pele precisar de umas duas semanas para eliminar os hematomas causados pelo procedimento.

O efeito tem duração média de um ano a um ano e meio, porém é necessário que o paciente faça uma manutenção com exercícios e dieta, afinal o ácido hialurônico apenas cobriu as depressões da pele, mas as causas da celulite ainda estarão lá.

Ácido Hialurônico

Créditos: GeorgeRudy | Fonte: Envato Elements

Trata Marcas de Acne

Sim, também é verdade. O ácido hialurônico é uma das opções mais eficazes para o tratamento de marcas e cicatrizes da acne.

O procedimento é simples e rápido, realizado através de injeções intradérmicas que dão volume às áreas afetadas, preenchendo aqueles ‘buraquinhos’ que a acne deixa na pele.

As sessões podem ser mensais, dependendo da quantidade de cicatrizes e marcas a serem preenchidas, e combinadas com outras técnicas, como o microagulhamento ou lasers fracionados.

A única contraindicação neste caso é que a pessoa não pode ter lesões ativas da acne.

É preciso que o paciente termine o tratamento primeiro, para só então o ácido hialurônico tratar das marcas e cicatrizes.

Pode Queimar a Pele

Não! Muitas pessoas associam a palavra ‘ácido’ a algo corrosivo, que pode queimar ou derreter a pele, mas no caso do ácido hialurônico isso não se aplica.

A natureza dessa molécula é o nosso próprio organismo, e ela é absolutamente sensível a pH baixos, portanto as fórmulas que a contem são feitas em pH controlado e baixa acidez.

Inclusive cremes refrescantes para o rosto possuem ácido hialurônico em sua composição, ou seja, o inverso do que alguns possam imaginar.

Todo Tipo de Pele Pode Usar

Sim, ele é indicado para todo tipo de pele, mesmo aquelas mais sensíveis ou oleosas.

Peles secas ou mistas são ainda mais indicadas para receber reposições de ácido hialurônico.

Ele só não é indicado para pessoas alérgicas a compostos ou com problemas de coagulação do sangue.

Pode Usar Só a Noite

Pelo fato de alguns ácidos não poderem ter contato com o sol, criou-se esse mito, mas ele não condiz a realidade.

O ácido hialurônico pode ser usado a qualquer momento do dia, não tendo nenhum ativo que deixe a pele mais sensível ao sol ou coisa parecida.

A única recomendação, é claro, é que se faça o uso de protetor solar para proteger a pele de possíveis danos naturais causados pelo sol.

Ácido Hialurônico

Créditos: Prostock-studio | Fonte: Envato Elements

Previne o Envelhecimento da Pele

Verdade! O ácido hialurônico serve tanto para peles mais maduras quanto para peles jovens que querem prevenir o envelhecimento.

Ele possui uma ação de hidratação intensiva que restaura a aparência da pele e estimula a produção de colágeno, prevenindo seu envelhecimento, mantendo-a macia, elástica e saudável por mais tempo.

Todas as Idades Podem Usar

Sim, como vimos acima, peles jovens também podem receber o ácido hialurônico, principalmente em meados dos 20 anos, quando o nível de produção da molécula começa a cair no organismo.

Não há nenhuma contraindicação de idade, pelo contrário, existem hidratantes infantis que já contam com esse ingrediente em sua composição.

Pode Ser Usado no Tratamento Para Artrose

Sim, o ácido hialurônico intra-articular é uma opção de tratamento complementar para a artrose.

Assista abaixo ao vídeo do dr. Davi Gusmão, médico ortopedista especialista em cirurgia de quadril e videoartroscopia de quadril, onde ele fala melhor sobre esse assunto.

Lembre-se de consultar um profissional dermatologista antes do uso de qualquer produto ou iniciar qualquer tratamento.

Aqui no Meu Retiro acreditamos em um autocuidado sempre consciente e responsável.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!