Você sabia? | Musicoterapia para Crianças com TEA

Benefícios da Musicoterapia para Crianças com TEA

Publicado em: março 27, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

A Musicoterapia é uma prática indicada para diversas situações, como a redução da ansiedade ou estresse, na recuperação de memória, regulação de humor, controle de raiva, dificuldade de comunicação, entre outras que já descrevemos em nosso artigo especial sobre o tema, aqui.

Mas uma das funções mais incríveis da prática, é a aplicação da Musicoterapia para Crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A Musicoterapia ajuda essas pessoas, especialmente crianças, a desenvolver ou melhorar suas habilidades, como atenção compartilhada, comunicação e controle de emoções.

Existem numerosos estudos positivos sobre o assunto, como este aqui, que mesmo sendo das mais rigorosas, atesta que: “Musicoterapia em comparação com terapia ‘placebo’ ou tratamento padrão aumenta a chance de melhora geral ao final da terapia. Também ajuda a melhorar a qualidade de vida e a diminuir a gravidade dos sintomas”.

De modo geral, pesquisas indicam que atividades interativas envolvendo música ajudam crianças autistas, e crianças com deficiência intelectual, mais do que crianças com desenvolvimento típico.

Vamos ver a seguir os principais benefícios que pode nos proporcionar a Musicoterapia para Crianças com TEA.

Benefícios da Musicoterapia para crianças com TEA

Créditos: drazenphoto | Fonte: Envato Elements

5 benefícios da Musicoterapia para Crianças com TEA

Dizem que a música é a linguagem universal, e neste caso é mesmo.

Crianças no espectro do autismo geralmente são especialmente interessadas e receptivas à música, o que faz com que ela possa ser usada como um reforço natural para as respostas desejadas em processos de comunicação e comportamento.

Além disso, de forma geral, a Musicoterapia ensina novas habilidades aos pequenos, melhora sua independência, sua atenção e memória.

Vamos ver abaixo alguns dos principais benefícios comprovados da Musicoterapia para Crianças com TEA.

Melhora as habilidades de comunicação

É comum que crianças com TEA tenham algum grau de dificuldade de comunicação verbal e não verbal, além da timidez e hesitação comuns a pessoas com autismo.

A Musicoterapia é um caminho para promover a comunicação entre eles, tanto ouvindo música, quanto criando música, além de permitir que crianças não verbais se comuniquem e criem vínculos.

A Musicoterapia para Crianças com TEA também trabalha com improvisação musical, o que também ajuda na expressão de emoções por meio não verbal.

Melhora as habilidades sociais

A Musicoterapia para Crianças com TEA consegue trabalhar e aprimorar a interação social, fazendo com que a música seja o gatilho para ações como o contato visual, a iniciativa e o compartilhamento de objetos.

Isso quer dizer que a terapia acaba ensinando a criança a participar de diferentes atividades de forma mais apropriada e sociável.

Regula as emoções

Não apenas nas crianças, mas em todos nós, a música tem forte influência sobre nossas emoções.

Ela consegue reduzir o nosso estresse, ativando hormônios de felicidade e regulando sentimentos de ansiedade, raiva, depressão ou ataques de pânico.

Através de melodias, ritmos e sons, as crianças conseguem ainda expressar melhor seus sentimentos e controlar melhor seus comportamentos sociais.

Benefícios da Musicoterapia para crianças com TEA

Créditos: Sofiiashunkina | Fonte: Envato Elements

Regulação sensorial

Muitas crianças com TEA possuem desalinhamentos sensoriais, podendo ser hipersensíveis, ou hipossensíveis, ou seja, sensíveis demais, ou pouco sensíveis aos estímulos recebidos através de seus sentidos.

Por exemplo, há crianças que não suportam sons altos ou luzes fortes; já outras precisam disso para notar tais fenômenos com clareza.

A Musicoterapia para Crianças com TEA ajuda as crianças a lidarem melhor com os sons e regular sua capacidade sensorial.

Melhora as funções motoras

Através do uso de sons, notas musicais ou melodias, é trabalhada a coordenação sensório-motora e perceptivo-motora, fazendo ligação entre o som e a informação enviada pelo cérebro para a ação.

A Musicoterapia ainda melhora habilidades finas e grossas, e aumenta a consciência corporal.

Como é uma sessão de Musicoterapia para Crianças com TEA

Após avaliação, o profissional irá identificar as necessidades e os pontos a serem trabalhados naquela criança, e vai desenvolver um plano de tratamento para estes objetivos.

Os atendimentos normalmente são semanais, com duração de 20 a 50 minutos cada um.

Em cada sessão, diferentes tipos de abordagem são aplicadas, como a Musicoterapia receptiva (onde se ouve música), a composicional (onde se compõem música), a improvisada (onde se toca de improviso), a recreativa e a que inclui jogos musicais.

Confira abaixo uma reportagem do programa Fala Brasil, da Record TV, onde Marina Freire, professora de Musicoterapia da UFMG, explica os vários métodos utilizados em uma sessão de musicoterapia para crianças com TEA.

Onde encontrar musicoterapeutas

Agora que você já conhece os benefícios da Musicoterapia para Crianças com TEA, é chegada a hora de buscar um bom profissional credenciado, e próximo de você, para realizar seu atendimento, correto?

Em nosso Portal Meu Retiro, dezenas de profissionais, alocados em diferentes cidades, estão disponíveis para contratação direta em nossa plataforma.

Faça sua pesquisa e descubra profissionais credenciados, terapeutas e mestres para esta e muitas outras vivências em nossas páginas.

Boa pesquisa e ótima consulta!

Confira as melhores experiências de Autoconhecimento:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!