Você sabia? | Osteopatia

O que é Osteopatia e qual sua função?

Publicado em: novembro 23, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Aqui na revista Meu Retiro, gostamos muito de apresentar a vocês opções de terapias e tratamentos complementares que sejam totalmente naturais. Esse é mais um deles.

Se formos definir a osteopatia em pouquíssimas palavras, o resultado é mais ou menos esse: medicina alternativa baseada em aplicação de técnicas manuais no estilo de massagens, para reestabelecimento da saúde corporal e mental.

Ao ler essa definição, você pode pensar que já leu algo parecido por aqui quando escrevemos sobre quiropraxia. E você tem razão!

Muita gente confunde a quiropraxia com a osteopatia, que apesar de parecidas, são técnicas diferentes.

A osteopatia é um tipo de terapia que envolve diversas técnicas diferentes na hora do toque, buscando atingir a causa central das dores e desconfortos, reestabelecendo o equilíbrio do corpo e da mente; já a quiropraxia vai direto nas dores agudas, usando de técnicas específicas para trazer o alívio daquele sintoma em específico.

Ou seja, é uma terapia complementar, normalmente usada junto a um tratamento convencional para melhorar a saúde, mas que é pensada de forma diferente da medicina tradicional e de outras práticas manuais.

Como a Osteopatia Funciona?

Conforme falamos acima, a osteopatia é focada no indivíduo, não apenas na dor ou na doença. Ela quer tratar a pessoa, não apenas os sintomas.

Criada pelo médico americano Andrew Taylor Still, no final do século XIX, a técnica nasce da observação da relação entre patologias e suas manifestações físicas, introduzindo a ideia de devolver a saúde por meio da manipulação física, baseada em uma compreensão completa dos sistemas do corpo.

Ou seja, é uma técnica que faz uso de diversas técnicas terapêuticas manuais, com foco no sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações), para tratar e prevenir uma série de doenças que estão além daquele local.

Na prática, um osteopata usará as mãos para mover seus músculos e articulações, juntamente com outras técnicas que incluem alongamento e pressão suave do sistema, para otimizar os processos naturais de cura do seu corpo.

beneficios da osteopatia

Créditos: Fasci | Fonte: Envato Elements

Benefícios da Osteopatia

Mas afinal para que serve a osteopatia, além da sensação de massagem?

Bem, ela é uma forma natural de cuidado e prevenção para uma porção de dores e condições.

Tratar de dores musculares é sua principal função, incluindo dores lombares, lesões por estresse repetitivo, dores do nervo ciático, no pescoço e ombros, hérnia de disco e lesões esportivas.

Mas, além disso, a osteopatia também pode agir no enfrentamento a outras condições, como cólicas, a asma, a sinusite, algumas dores de cabeça – incluindo enxaquecas, transtornos circulatórios, digestivos, endócrinos e ginecológicos.

Praticamente não há riscos para a prática, sendo ela indicada para todas as idades, e até mesmo para gestantes, as quais podem se beneficiar bastante com o alívio das dores nas costas e na lombar que ela pode proporcionar.

Porém, a osteopatia é contraindicada para quem sofre com quadros de reumatismo inflamatórios, osteoporose, tumores e infecções.

De todo modo, antes de uma sessão, o paciente é submetido a uma avaliação sobre sua condição para receber este tipo de tratamento.

Osteopatia e Ciência

A maioria das pesquisas sobre as técnicas usadas em osteopatia, tende a se concentrar em técnicas gerais de terapia manual, como a manipulação da coluna vertebral.

Porém, a osteopatia foi cientificamente reconhecida como eficaz em publicação de um dos melhores periódicos de fisioterapia do mundo o  JOSPT, Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy.

Mais detalhes sobre essa publicação você pode conferir neste artigo aqui.

Há apenas poucas evidências de que este é um tratamento eficaz para doenças não relacionadas aos ossos e músculos (sistema musculoesquelético). Para essas outras condições, mais pesquisas andam sendo desenvolvidas.

Osteopatia gravidez

Créditos: Nenetus | Fonte: Envato Elements

Onde Encontrar a Osteopatia?

Aqui no Brasil a osteopatia é reconhecida como uma especialidade da fisioterapia, e só pode ser exercida por profissionais com uma formação especializada em osteopatia.

Um caminho interessante para entender mais sobre esta especialização e encontrar profissionais credenciados, é a Associação dos Osteopatas do Brasil.

Você também encontra atendimento com um osteopata através do Sistema Único de Saúde (SUS), já que a osteopatia entrou em 2017 na lista das práticas disponíveis por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Para entender melhor como funciona um atendimento de osteopatia, confira abaixo um vídeo do programa Ver Mais Oeste, que mostra como funciona na prática uma sessão com um osteopata: 

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!