Você sabia? | Ozonioterapia

O que é Ozonioterapia?

Publicado em: dezembro 14, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Vocês devem lembrar. Em Agosto de 2020, o prefeito de Itajaí/SC, gerou polêmica ao dizer que iria realizar um estudo para avaliar a eficácia da ozonioterapia no combate a Covid-19.

A história rendeu muita discussão e politização, e é importante deixar claro que não houve nenhum tipo de comprovação cientifica acerca do uso desta prática para o tratamento do Coronavírus, mas popularizou o termo e a existência de tal prática terapêutica.

Mas, você sabe para que serve ozonioterapia? Como ela é feita? Pois ela tem inúmeros benefícios que vão além das manchetes polêmicas.

É sobre isso que vamos falar a seguir aqui na revista Meu Retiro.

Em tempo, sugerimos que acesse o site da agência AosFatos para saber mais sobre o que é ficção e o que é fato sobre a prevenção e tratamento para Covid-19.

Como Funciona a Ozonioterapia?

A ozonioterapia é uma forma de medicina alternativa que se baseia na introdução de “ozônio” no corpo através de várias vias.

Mas calma, quando nos referimos a ozônio não é exatamente o que você está pensando.

Estamos aqui falando de um gás composto por 3 átomos de oxigênio, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antissépticas, de fortalecimento do sistema imunológico e oxigenação dos tecidos.

Este “ozônio” feito para uso médico é uma mistura de oxigênio (95%) e ozônio (5%), obtida após o oxigênio puro (O2) passar por um choque elétrico ocorrendo em alta voltagem e alta frequência. 

Essa reação química produz um gás com concentrações distintas de ozônio conforme a patologia e o tratamento. 

Esse gás, ao entrar em contato com o corpo, reage com os ácidos graxos insaturados, convertendo-os em oxienídeos e, posteriormente, em peróxidos, que produzem alterações químicas terapêuticas.

Ou seja, deixando as palavras difíceis de lado, dá pra dizer que basicamente o gás ao entrar em contato com o organismo, é capaz de tratar alguns problemas de saúde pelas reações químicas que causa.

ozonioterapia

Crédito: Barbacena tem! | Fonte: Barbacena tem!

Como é Feita Uma Sessão de Ozonioterapia

Uma sessão de ozonioterapia normalmente tem rápida duração e é bem eficiente. Sua repetição depende do tipo de tratamento que o paciente está buscando.

Mesmo sem grandes efeitos colaterais, a mistura de gás de oxigênio e ozônio deve ser aplicada por um profissional de saúde habilitado, podendo ser feita de várias maneiras no paciente:

  • Injeções locais subcutâneas ou intramusculares;
  • Vaporização local;
  • Por meio da auto-hemotransfusão, ou seja, aquela prática que consiste em extrair o sangue, misturá-lo com o oxigênio do ozônio e, sem retirar a agulha, reinjetá-lo na corrente sanguínea.
  • Por insuflação vaginal ou retal, realizada pela aplicação direta do gás através de um tubo fino, como um enema.
  • Através de cremes e pomadas na forma de óleos ozonizados ou água ozonizada.

Benefícios da Ozonioterapia

Você deve estar se perguntando, “mas a ozonioterapia é indicada para quê?”.

A ozonioterapia consegue desempenhar diversas funções dentro do nosso organismo, mas sua primeira ação é melhorar nosso sistema imunológico e ajudar a desintoxicar nosso corpo.

O ozônio acelera o metabolismo e melhora a saúde no geral, além de estimular o combate a infecções e inflamações por conta de sua grande ação antioxidante.

Ela também tem ação eficaz em caso de infecções agudas e virais, e pode reverter danos ao tecido cerebral, bem como reduzir o risco de repetição de ataques cardíacos.

Outra área onde a ozonioterapia também tem tido sucesso é no tratamento de feridas crônicas, como a úlceras desenvolvidas nos pés de pacientes diabéticos, por exemplo.

Há ainda evidências de reparação de células-tronco, já que o ozônio pode melhorar a capacidade de reativação de uma célula, o que leva a um reparo mais rápido e melhor das células quebradas, além da oxigenação celular por toda a corrente sanguínea.

ozonioterapia

Crédtio: Clínica Univida | Fonte: Clínica Univida

Ozonioterapia na Odontologia e na Estética

Além destes benefícios terapêuticos listados acima, a ozonioterapia tem sido amplamente usada na odontologia e nos procedimentos estéticos.

Na estética, ela trabalha na oxigenação dos tecidos, reparando células e no estímulo á circulação, rejuvenescendo e melhorando a aparência da pele, tratando da celulite, varizes e estrias, queda capilar, e combatendo a gordura localizada.

Já na área odontológica, o ozônio é normalmente usado através de água e óleos ozonizados, ou mesmo em forma de um gás desenvolvido especificamente para este tipo de aplicação. 

Sua ação acontece no tratamento da cárie dental, prevenção e tratamento dos quadros inflamatórios/infecciosos e em casos de dor com atividade analgésica e anti-inflamatória.

Onde Encontrar a Ozonioterapia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a ozonioterapia, em caráter experimental e complementar, para tratamentos médicos, portanto existem clínicas em todo o país que já trabalham com esta prática. 

Além disso, em 2018 ela foi reconhecida como tratamento complementar no SUS, estando disponível na rede pública de saúde do Brasil desde então. Informe-se sobre a disponibilidade no posto médico de sua região.

Para enriquecer nossa conversa, indicamos no YouTube um canal chamado Saúde Com Ozônio, o qual é especializado nesse assunto.

Eles possuem dezenas de vídeos com muita informação sobre ozonioterapia, inclusive com entrevistas com diversos profissionais, relatos de pacientes, notícias, curiosidades e tira-dúvidas.

Deixamos aqui pra vocês um desses vídeos, para quem quiser conhecer mais benefícios da prática, e o trabalho desenvolvido pelo pessoal do canal.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!