Você sabia? | Reiki

O que é Reiki?

Publicado em: dezembro 21, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

O Reiki é seguramente uma das práticas terapêuticas mais populares dentre as que estão disponíveis no SUS, dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Sim, hoje é possível conseguir acesso a uma sessão de Reiki através do nosso sistema público de saúde. Informe-se no posto de saúde mais próximo da sua casa sobre a disponibilidade.

Agora, se você só ouviu falar sobre a prática e não está muito certo para que serve o Reiki, ou quais seus benefícios, então vem com a gente que vamos te contar tudo, aqui e agora na nossa revista.

A origem do Reiki

O Reiki é uma técnica de cura espiritual japonesa onde os praticantes podem ajudar seu corpo a se curar através da imposição de mãos.

Apesar de sua natureza espiritual, é importante dizer a prática que não está ligada a nenhuma religião ou dogma. A única crença que ela necessita é a do paciente na sua própria cura.

O nome Reiki já diz muito sobre o que ela é: “rei” quer dizer “universo” ou “força vital”, e “ki” se refere a energia do corpo, o qi; ou seja, Reiki é a “energia da força vital universal”.

O Reiki foi fundado pelo monge budista, e conhecedor de diversas técnicas de saúde holísticas, Mikao Usui no início do século XX.

Em sua busca por iluminação, Mikao desenvolveu a técnica de transferência de energia vital de uma forma que o fornecedor da energia não perca sua própria fonte.

Sendo assim, os operadores ajudam o nosso corpo a trabalhar a cura, nos dando ainda mais da energia vital, promovendo seu equilíbrio, ajudando o corpo fisicamente, emocional e espiritualmente.

Essa prática foi estudada e desenvolvida ao redor do mundo, passada de mestres reikianos para discípulos através dos tempos.

Hoje o Reiki é uma das terapias complementares mais populares de todo o mundo, e possui diversas vertentes diferentes como o Reiki Xamânico e o Reiki Estelar.

O que é Reiki

Crédito: LightFieldStudios | Fonte: Envato Elements

Quais os principais benefícios do Reiki

O Reiki pode curar muitos sintomas quando aplicado em paralelo a um tratamento médico convencional. Vejamos a seguir alguns dos benefícios que a prática nos entrega:

Promove harmonia, equilíbrio e ação analgésica

Conforme falamos acima, com a transferência de energia, nossa harmonia e equilíbrio são restaurados, o que faz com que nosso corpo trabalhe diretamente no tratamento de condições diversas, resgatando o nosso bem-estar geral.

Um corpo equilibrado e em harmonia, trabalha ‘sozinho’ para diminuição de dores crônicas como enxaqueca, artrite e ciática.

Relaxamento, liberação de estresse e combate a ansiedade

Durante uma sessão, o paciente se coloca em uma posição de tranquilidade e atenção plena, o que nos conduz ao puro relaxamento e a liberação de estresse. A transferência de energia também é capaz de criar uma sensação de relaxamento e paz.

Tudo isso, aliado a técnicas de respiração e meditação fazem da prática uma eficaz aliada no combate à ansiedade.

Alivia a insônia e melhora a qualidade do sono

Falamos acima sobre relaxamento, e é claro que uma pessoa relaxada, dorme melhor e mais fácil, pois há a liberação de hormônios como serotonina e endorfina.

Quem dorme melhor, recarrega melhor suas energias, e com elas recarregadas, a autocura acontece mais rapidamente.

O estado de relaxamento durante uma sessão é tamanho que inclusive pode levar o paciente ao sono mesmo durante o processo.

Melhora o sistema imunológico

O Reiki coloca nosso corpo em um processo de autocura, e com ela há o desbloqueio do fluxo e a limpeza de energias negativas ou inúteis. Esse processo opera como um ‘recarregamento de baterias’, o que fortalece nosso sistema imunológico e nos protege de situações de exaustão ou esgotamento.

Combate os sintomas da depressão

Em conjunto com um tratamento médico convencional, o alinhamento da energia vital do corpo pode combater alguns sintomas da depressão, como a falta de ânimo, a fadiga física e emocional, e a falta de energia.

Como podemos ver, o Reiki trabalha o indivíduo em sua totalidade – mente, corpo e espírito – atendendo assim diversos sintomas e condições diferentes, buscando o bem-estar interno e, por consequência, o externo.

reiki

Crédito: Mint_Images | Fonte: Envato Elements

Quais os perigos do Reiki?

Não há perigos ou contraindicações conhecidas para quem quiser praticar o Reiki.

Esse é um tratamento não invasivo que pode ser aplicado em vários ambientes e não requer nenhum equipamento especial, podendo ser experienciado por pessoas de qualquer idade, em qualquer condição, inclusive gestantes.

Como é uma sessão de Reiki?

As sessões geralmente acontecem em uma mesa de massagem; no entanto, a energia também pode ser recebida a distância. Agora, em tempos de distanciamento social, o Reiki a distância foi uma prática bem comum, por exemplo.

A sessão, que pode durar de 15 a 120 minutos, acontece com a pessoa deitada, totalmente vestida, e de olhos fechados. A partir dai, o praticante dará início as técnicas de imposição de mãos sobre o corpo do paciente, sem nem precisar toca-lo, realizando assim a transferência de energia.

Para você ter uma ideia melhor de como tudo acontece, confira abaixo uma demonstração passo a passo de como é uma sessão, com explicações da aplicadora Marlene T. Valer, do canal Marlene Mestra Reiki:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!