Sumário
Você deve conhecer alguém que faz ou já fez terapia de florais, certo?
Esta é uma prática terapêutica das mais populares do Brasil, e que já faz parte do cotidiano de muita gente. Mas, você conhece bem como isso funciona? O que são florais? Quem é Bach?
É sobre isso que vamos falar hoje aqui na revista Meu Retiro.
E pra começar, impossível ser diferente:
O Que São Florais e Para Que Servem?
O dicionário Michaelis define o adjetivo ‘florais’ assim:
1. Relativo a ou próprio de flor; 2. Que é composto de flores.
Mas em nosso contexto, florais são extratos de flores diluídos para fins terapêuticos, o quais visam ajudar no equilíbrio de emoções, de modo a permitir uma harmonia com o corpo, para este ficar livre para realizar processos de cura.
Ou seja, é um tratamento complementar aos tratamentos de saúde convencionais, com foco na melhoria do emocional, não tratando de sintomas e condições físicas. A cura física vem da cura emocional.
E quem sistematizou isso? O médico bacteriologista inglês Dr. Edward Bach (1886-1936), que já trabalhava com homeopatia, e acreditava que questões psicológicas e emocionais eram a causa de diversas doenças.
Bach focou seus estudos na essência das flores silvestres nas décadas de 1920 e 1930, e destes estudos desenvolveu 38 essências naturais, 38 tipos de florais, também conhecidas como Florais de Bach.
Já listamos aqui quais são os 38 florais disponíveis e quais condições cada um atende.
Essa história está bem contada no filme “Os Florais De Luz Para o Futuro”, um curta-metragem documental de 11 minutos que narra a jornada de Bach e sua criação.
Além dos florais de Bach, existem diversos outros sistemas florais menos populares, mas igualmente ricos, que foram surgindo depois, como os Florais da Amazônia, Florais do Deserto, Essências Florais Filhas de Gaia, Florais de Saint Germain – que é composto só por flores brasileiras, entre outros.
Terapia Floral Funciona?
A OMS – Organização Mundial da Saúde reconhece os florais de Bach como tratamento natural, e há décadas os florais são estudados e testado pela ciência,
O que é importante dizer, é que muito da eficácia desta terapia depende do próprio paciente. É preciso que ele acredite e confie na ação dos florais.
Com essa crença em dia, mesmo que essa prática seja um placebo como alguns estudos defendem, ela seguirá funcionando e dando resultado.
Em 2001, uma instituição de medicina da Universidade de Freiburg, na Alemanha, publicou um estudo sobre a eficácia dos florais no combate a ansiedade, por exemplo.
O resultado deste estudo foi que parte dos voluntários consumiu os florais, e outra parte recebeu um placebo, e ambos tiveram bons resultado na diminuição da ansiedade.
Ou seja, segundo essa pesquisa, no mínimo os florais são um placebo eficaz que estimulam seu potencial de autocura.
Como Funciona a Terapia de Florais
Recomenda-se consultar um terapeuta floral. Ele que vai indicar qual é o seu floral, ou qual a combinação de florais que irá atender a sua condição.
Cada floral, ou composto de florais, servirá para estimular ou suprimir determinada emoção ou comportamento.
Com o floral em mãos, normalmente ele é consumido em gotas, podendo chegar até a 3 ou 4 doses diárias, ou mesmo para uso em momentos, ou situações pontuais.
Lembrando que a terapia floral é um tratamento complementar, que deve acompanhar um tratamento médico convencional.
Quem Pode Usar Florais
Por ser algo feito com base natural, não existem efeitos colaterais para o uso de florais, sendo então indicado a todas as pessoas, com exceção de dois grupos:
No caso de bebês e gestantes, onde o floral deve ser diluído na água para melhor ingestão.
E outra contraindicação, são as pessoas que sofrem com dependência alcoólica, pois na formulação de alguns remédios florais podem ter concentração alcoólica de 25% a 40%.
Fora estes citados acima, a terapia é indicada a todos, inclusive animais.
Sim, existem receitas florais feitas especialmente para pets, mas seu uso, tal qual o humano, deve ser prescrito por um profissional – nesse caso, veterinário.
Onde Encontrar a Terapia de Florais
Além dos terapeutas espalhados por todo o Brasil, desde 2018 a terapia de florais faz parte das práticas Integrativas e Complementares do SUS — Sistema Único de Saúde, o que facilita o acesso para muitas pessoas.
A procura pelos florais foi tão grande que recentemente a Fio Cruz lançou um revistinha digital sobre o uso de florais como prática complementar nestes tempos pandêmicos, a qual você pode ler clicando aqui.
Aos que estão interessados em experimentar esse tipo de prática, sugerimos esse vídeo da terapeuta Thaís Scapim, do canal Thá com Vida Terapia Floral.
No vídeo ela tira todas as dúvidas mais comuns de quem está chegando agora ao mundo dos florais. Uma verdadeira aula sobre o assunto.
Comentários