Você sabia? | Terapeutas e Marketing Digital

Terapeutas e Marketing Digital: Como lotar sua agenda usando a internet?

Publicado em: junho 03, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Muitos provavelmente, diversos terapeutas holísticos ou integrativos estão agora pensando em como aumentar suas chances de serem encontrados por possíveis clientes.

Em tempos onde todo o planeta passa boa parte do dia conectado a internet, parece natural que a solução para isso esteja no universo online. Mas como isso é feito na prática?

Marketing Digital. Você já deve ter ouvido falar dessa expressão. São ações que você pode fazer através da internet para divulgar, promover e comercializar seus produtos ou serviços, para atingir novos buscadores e manter boa relação com seus clientes.

Mas como unir Terapeutas e Marketing Digital? Como colocar a internet para trabalhar a seu favor na hora de conquistar novos clientes? É sobre isso que falaremos hoje aqui em nossa revista.

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Créditos: LightFieldStudios | Fonte: Envato Elements

Terapeutas e Marketing Digital: a união que dá certo

Você terapeuta talvez pense que essa coisa de Marketing Digital ‘não é para você’, já que precisa se concentrar nas suas atividades profissionais e estudos e não tem tempo para ‘ficar na internet’. Mas essa presença online é importante, sim!

A maioria dos terapeutas são profissionais autônomos e precisam compreender que, além de sua atividade profissional, é preciso também ter ações empreendedoras para que seu negócio prospere.

O mundo online está cheio de pessoas buscando solução para suas dores físicas, psicológicas e espirituais; e você pode ser a solução que ela precisa. Mas para isso ela tem que te encontrar e compreender que você pode fazer esse papel na vida delas.

A nobre finalidade do seu trabalho, a de ser uma experiência transformadora, é tão nobre quanto delicada e, por isso, uma primeira impressão, inclusive online/digital, tem de passar confiança, seus valores, profissionalismo, idoneidade e acolhimento ao buscador.

Por isso é tão importante dar uma atenção especial à sua presença online e a seu material digital. Essas coisas serão determinantes para o aumento do seu número de atendimentos.

Como isso pode ser feito?

Vamos te passar algumas dicas práticas do que você pode fazer para melhorar sua presença online, usando o Marketing Digital a seu favor e assim impactar um número maior de buscadores.

Crie uma página, perfil ou canal

A primeira coisa a fazer, caso você ainda não tenha, é criar sua página, ou perfis nas redes sociais, ou mesmo seu canal no YouTube. É através destas plataformas que você irá produzir seu conteúdo, expor suas qualidades e os benefícios da sua experiência.

Inclusive, caso você não tenha um site, e nem tenha as ferramentas para produzir um no momento, experimente cadastrar seu perfil em nosso portal.

Lá suas informações ficarão bem organizadas, com um perfil em formato de site profissional, que poderá ser usado para a divulgação online das suas atividades, e de você mesmo como terapeuta/facilitador.

Tudo isso com ainda uma vantagem muito importante: ao preparar este perfil em nosso portal, você já vai estar ao lado de centenas de outros profissionais gabaritados, expondo seu serviço justamente para o público interessado nesse tipo de atividade.

Outro ponto de atenção é, quando for criar suas redes, procure manter uma identidade digital, com todas elas padronizadas, usando apenas imagens de qualidade, fotos reais das suas experiências e locais de atendimento, e descrições claras e objetivas sobre que técnicas você realiza, que problemas atende e quais resultados você entrega.

Lembre-se também de deixar sempre visível suas formas de contato mais rápido e em que cidades ou locais você está prestando atendimento, além de, informar se existe a opção de atendimento online.

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Créditos: DC_Studio | Fonte: Envato Elements

Planeje sua presença digital e produza conteúdo

Com os perfis nas redes já criados, é chegada então a hora de começar a alimenta-los com conteúdo relevante para o seu público já.

A publicação de conteúdo – notícias, artigos, textos sobre sua área de atuação, sobre as técnicas que você utiliza, ou do mesmo grupo de coisas que você opera – pode ser feito tanto nas redes sociais que você criou, quanto em um blog ou site que esteja diretamente ligado ao seu sítio profissional na internet.

Esse conteúdo irá atrair novos clientes através de buscas sobre o assunto, além de transmitir parte do seu conhecimento e autoridade naquela área para os que acessarem.

Caso sua postagem de conteúdo não seja impulsionada por campanhas pagas via Facebook ads, Instagram ads, Linkedin ads etc, é preciso um planejamento de SEO para que seu conteúdo tenha boa visibilidade orgânica. 

SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca) é um conjunto de regras que ajudam o seu blog e conteúdo a aparecerem melhor colocados no Google, aumentando sua relevância nas pesquisas e, a longo prazo, colocando seu material como referência em determinado assunto. 

Você pode encontrar cursos bem simples e rápidos sobre SEO na internet, ou mesmo conferir esta lista de dicas que vão te ajudar bastante quando começar a publicar conteúdo.

Devemos reforçar que, presença online não são apenas redes sociais ou seu próprio blog, fazer vídeos, podcasts, lives, webinários, cursos online, masterclass etc, também fazem parte do pacote e ajudam a expandir seus negócios, captar novos clientes, e trabalhar a sua imagem pública de autoridade no assunto.

Crie um e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para manter seus clientes, e possíveis clientes, próximos e informados sobre suas novas ações ou promoções, porém ao utilizar dessa ferramenta é importante uma boa conduta, pois é tênue a linha entre o informativo e o spam.

Não envie e-mails não solicitados, nem encha as caixas de e-mail alheia com muitas mensagens.

Capture e-mails através do contato direto com o público e através das suas redes sociais. É importante o cliente ter topado receber os seus informativos, e ter como interromper os envios de forma fácil e clara.

Use a ferramenta do e-mail marketing também para enviar conteúdos de valor para as pessoas que você quer impactar. A contratação irá acontecer naturalmente, não precisa ficar ofertando a todo momento, nem ser agressivo na venda. Troque conteúdo de valor com as pessoas.

 Para criar, organizar e disparar um mailing, sugerimos o site/software Hubspot.

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Créditos: RossHelen | Fonte: Envato Elements

Capriche no atendimento / venda / pós-venda

Com toda essa divulgação e presença na internet, é preciso estar preparado para prestar um pronto atendimento online. 

Os buscadores irão te procurar, e é preciso ter algumas respostas já prontas para as perguntas mais frequentes, porém sem esquecer da escuta ativa, acolhendo e compreendendo qual a dor daquele que te procura, para então lhe ofertar a solução efetiva de um problema.

No atendimento, seja atencioso, prometa somente o que você realmente pode entregar, e lembre-se de passar confiança e credibilidade para quem está tendo o primeiro contato com seu trabalho.

Ofereça programas de fidelidade, crie pacotes promocionais e se mostre maleável para se tornar a primeira opção como solução da dor que o cliente veio resolver.

Lembre-se que todo o trabalho para construção de valores (honestidade, profissionalismo, etc.) e reputação, são importantes no mundo real e continuam extremamente relevantes também na abordagem virtual.

Após atendimento, fidelize seu cliente e mantenha-o em contato sempre – via e-mail marketing, por exemplo.

Lembre-se também de colher feedback da experiência, se possível com registro público – como comentários e testemunhos em suas redes – pois isso ajuda na conversão positiva de outras contratações por parte daqueles que podem estar em dúvida sobre a qualidade ou efetividade do seu trabalho.

Mais sobre Terapeutas e Marketing Digital

Nós da revista Meu Retiro preparamos um e-book com mais dicas e uma visão um pouco mais aprofundada de como terapeutas e marketing digital podem trabalhar juntos para um melhor desempenho.

Clique aqui para baixar gratuitamente este e-book e ficar ainda mais preparado para esta integração entre sua agenda e sua presença digital, incluindo ai dicas preciosas que vão te ajudar a refinar ainda mais a qualidade das suas redes e material online. 

O Portal Meu Retiro está aqui como aliado em sua jornada profissional, levando suas especialidades para mais pessoas, e guiando-as até profissionais como você, que poderão lhes proporcionar experiências transformadoras.

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