Sumário
A saúde mental nunca foi um assunto tão em evidência quanto agora, o que ajudou a popularizar uma porção de métodos terapêuticos, inclusive a Terapia Comunitária Integrativa, a TCI.
Essa modalidade de terapia é uma das 29 práticas integrativas e complementares de saúde disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), e é uma das práticas mais usadas nesses tempos pandêmicos, até mesmo por conta da sua facilidade de ocorrer online.
Caso você ainda não conheça essa prática, vamos te apresentar a seguir aqui na Revista Meu Retiro como funciona a terapia comunitária e quais seus princípios teóricos.
Quais os Princípios da Terapia Comunitária Integrativa
A Terapia Comunitária Integrativa foi criada em 1987 pelo doutor em psiquiatria e antropologia, Prof. Dr. Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de atender demandas de saúde mental do Centro de Direitos Humanos da Comunidade do Pirambú, a maior favela do Ceará.
A ideia era criar um espaço de acolhimento e partilha, um procedimento terapêutico de fácil acesso, com trocas de experiência e soluções que circulam entre o próprio grupo, criando assim uma rede solidária e amorosa.
Bem, ninguém melhor que o próprio Dr. Adalberto Barreto, para dar a definição exata do que é o TCI:
“A Terapia Comunitária Integrativa é uma roda de conversa, um espaço comunitário onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Todos se tornam corresponsáveis na busca de soluções e superações dos desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso.”
Perceba que o modelo criado pelo Dr. Adalberto não é apenas uma psicoterapia em grupo com foco na patologia, mas sim algo mais livre, onde todos são protagonistas do processo, fortalecendo a autoestima e a empatia dos participantes.
Ainda segundo o Dr. Adalberto, cinco princípios teóricos formam a Terapia Comunitária Integrativa. São eles:
- Conceitos da Teoria dos Sistemas;
- Entendimento psicossocial do conceito sobre resiliência;
- Aplicabilidade e valorização da antropologia cultural;
- Inclusividade e o incentivo ao aprendizado mútuo contextual na visão da pedagogia de Paulo Freire;
- A observação atenta à linguagem verbal e não verbal destacada pela Teoria da Comunicação.
Caso você não conheça algum desses princípios, ou queira ir mais a fundo em algum desses assuntos, deixamos bons links explicativos em cada item.
Como Funciona a Terapia Comunitária
Uma reunião de Terapia Comunitária Integrativa tem um protocolo constituído de seis partes. Antes de inicia-las, presencialmente os participantes são colocados em cadeiras em formato circular, olhando uns para os outros. Na versão online, as câmeras são abertas para que todos possam se ver.
A partir dai seguem os seguintes passos processuais e progressivos:
Acolhimento
Onde os participantes são recebidos de forma calorosa, criando laços e quebrando medos e resistências.
Levantamento do Tema
É escolhido um tema que conecte a todos os participantes, algum assunto sobre o qual todos tenham uma experiência ou visão para compartilhar sobre.
Contextualização
É a busca do entendimento da vivência e percepção de cada um sobre aquele tema.
Problematização
É o compartilhamento da experiência de cada um acerca do tema em debate.
Encerramento e Apreciação
Quando se encerra o debate e faz-se a reflexão sobre onde se chegou com a troca, e o que está levando para si após a reunião.
Em cada um desses estágios, temos procedimentos específicos e duração variável.
Entre esses procedimentos, temos algumas regras, como sempre falar em primeira pessoa; fazer silêncio enquanto o outro fala; e não julgar ou aconselhar durante um relato.
Onde Encontrar a Terapia Comunitária Integrativa
A TCI pode ser encontrada hoje online ou presencial, em reuniões organizadas tanto pela sociedade civil, ONGS. ou pelo Sistema Único de Saúde.
A condução destas reuniões pode ser feita praticamente por qualquer pessoa, mas há a figura do terapeuta comunitário, alguém com formação baseada nos já citados cinco princípios teóricos que formam a Terapia Comunitária Integrativa.
Existem também cursos livres, baseados na teoria e livros do Dr. Adalberto Barreto, que formam terapeutas voltados a essa prática.
Se você quer experimentar o TCI, um bom caminho para se informar sobre reuniões e cursos é a ABRATECOM, a Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa.
Eles têm inclusive uma conta no Instagram, onde avisam sobre os novos encontros que estão acontecendo online.
Para se aprofundar no assunto, outra opção é um livro chamado “Terapia Comunitária Passo a Passo”, o qual foi escrito pelo próprio Dr. Adalberto Barreto, mas este infelizmente está fora de catálogo, podendo ser encontrado apenas em cópias usadas a preços um tanto salgados.
Por fim, indicamos a todos que se interessaram pelo tema, que confiram a palestra do Dr. Adalberto no TED Talks, quando o projeto passou por Fortaleza. Um conteúdo inspirador e instigante.
Comentários