Sumário
Buscando sempre ampliar o conhecimento, vamos expandindo nossos temas aqui na revista Meu Retiro, apresentando novos recortes e práticas que somam em seu repertório de caminhos para o autoconhecimento e autocuidado.
Dentro do tema ‘respiração’, já indicamos aqui 7 tipos de pranayamas, nos aprofundamos na kumbhaka, e ainda explorarmos a respiração consciente e o respirar fundo. E tudo isso é só começo das possibilidades.
Hoje vamos te apresentar a respiração de fogo. Já ouviu falar?
O pessoal interessado na yoga kundalini provavelmente já teve contato com essa técnica de respiração, mas é importante dizer que ela também funciona bem sozinha, sem necessariamente estar ligada ao kundalini.
Vamos conhecer melhor tudo isso a seguir.
Conceito da Respiração de Fogo
A respiração de fogo, também conhecia como kapalabhati, é um pranayama (técnica de respiração) comumente usado no yoga kundalini para despertar o espírito interior, bem como em nas aulas de Bikram yoga.
Seu nome já dá uma ideia de seus princípios. Do sânscrito, ‘kapalabhati’ une as palavras ‘kapala’ – que significa ‘crânio’ ou ‘cérebro’, e ‘bhati’, que significa ‘limpo’, ‘brilhante’. Ou seja, seria o prana da limpeza, da desintoxicação.
Já “respiração de fogo” se refere ao fato de que a prática cria um calor dentro do corpo, além de um forte efeito de purificação no sistema de energia.
Esta é uma técnica de respiração intensa – sempre praticada pelas narinas – que usa seu diafragma como um fole para uma lareira; você normalmente sentado em posição de lótus, bombeia rapidamente ar novo para dentro e para fora de seus pulmões em um ritmo constante e contínuo, sem pausa entre elas.
O ritmo dessa respiração é algo parecido com o de um cachorro ofegante, mas seus benefícios são diversos, promovendo pulmões saudáveis e fortes, purificando o sangue e a mente, e elevando a energia.
Benefícios da Respiração de Fogo
A prática da respiração de fogo nos entrega uma porção de benefícios para diversas áreas do nosso corpo e mente, como podemos ver a seguir:
Efeito Desintoxicante e Purificador
A respiração de fogo faz com que o sangue circule pelo corpo de forma mais rápida e eficaz, o que aprimora a remoção de toxinas e substâncias, purificando os pulmões, mucosas, vasos sanguíneos e outras células.
Ação Calmante
Ao limpar os pulmões e o diafragma, a respiração de fogo aumenta o potencial destas áreas no corpo, permitindo uma maior entrada do nosso calmante natural; o oxigênio.
Além disso, pranayamas rápidos equilibram os sistemas nervosos simpático – responsável pela resposta do organismo a situações de estresse ou emergência, e parassimpático – responsável pelas ações de repouso e digestão, aumentando a atividade deste segundo.
Por fim, sabemos como os exercícios de respiração são canais de relaxamento e diminuição dos sintomas de ansiedade.
Fortalecimento Abdominal
A técnica de respiração envolve contrações repetidas dos músculos abdominais e da região ao redor do plexo solar, o que pode torná-los mais fortes, especialmente se você fizer essa técnica regularmente.
Alívio da Dor
A melhora da circulação sanguínea, o aumento da oxigenação do corpo e a redução de ácido lático – causador de dores musculares – são alguns dos resultados da prática do prana, que acabam trabalhando no alívio de dores do corpo e aumento da resistência física.
Melhora a Condição Mental
Ao aumentar a quantidade de oxigênio no cérebro e seu fluxo sanguíneo, também melhoramos nosso foco, poder de concentração, a função da memória, e os níveis de energia e atividade cerebral.
Além desses tópicos, podemos citar ainda que a respiração de fogo melhora a digestão, expande a capacidade pulmonar, fortalece o chacra do umbigo, promove o mindfulness, e reduz impulsos viciantes por drogas, cigarro e alimentos.
No canal Cantinho de Meditação com Sat Anand Kaur no Youtube. Que explica de forma ilustrada como essa técnica funciona.
Contraindicações da Respiração de Fogo
Como podemos ver a respiração de fogo é um pranayama recheado de benefícios, mas também é importante alertar que ele não é indicado a todos.
Isto porque esta não é uma técnica para iniciantes, ela exige um certo grau de conhecimento do praticante e tempo de adaptação à prática.
Além disso, ela deve ser evitada por algumas pessoas: gestantes, quem sofre com vertigens, doenças cardiovasculares ou pressão alta, infecção ou distúrbio respiratório, ou quem tem algum problema na coluna (como uma hérnia de disco, por exemplo).
Como Fazer a Respiração de Fogo
Como falamos acima, por ser uma técnica mais avançada, é interessante que você tenha um acompanhamento profissional nas primeiras vezes em que for praticar esse prana.
Para ilustrar bem como é feita esta técnica, trouxemos um vídeo do canal Yoga ManaShanti, onde a professora Bárbara G. Mingrone, nos ensina o processo completo com um passo a passo bem didático.
Confira o vídeo e aproveite bons ares!
Comentários