Resenhas | Esqueceram de Mim

Esqueceram de Mim – um clássico natalino e suas lições (resenha)

Publicado em: dezembro 18, 2021 | Por: Meu Retiro

Filme: Esqueceram de Mim

Gênero: Comédia

Produção: John Hughes

Direção: Chris Columbus

Sumário

Esqueceram de Mim”, um dos mais populares e bem sucedidos filmes natalinos da história, e também considerado um dos melhores do gênero, é reexibido na tv aberta todos os anos nesta mesma época de festas de fim de ano.

Muito provavelmente você já assistiu a essa produção, algumas pessoas, até mais de uma vez, mas caso você não tenha visto, ou não se recorde mais da história, vamos te contar sobre o que ele trata.

Dirigido por Chris Columbus, “Esqueceram de Mim” (no original, “Home Alone”, 1990) é uma comédia estrelada por Macaulay Culkin como Kevin McCallister, um menino de oito anos que passa o Natal defendendo sua casa de ladrões depois que é acidentalmente esquecido sozinho em sua casa.

É claro, estamos falando de uma época pré-internet, pré-celulares, por isso o plot é verossímil.

A coisa acontece assim: na noite anterior à partida da família McCallister para as férias de Natal em Paris, Kevin briga com o irmão mais velho, Buzz, e como castigo passa a noite no terceiro andar da casa, afastado dos demais.

Com a discussão e a punição, antes de dormir, Kevin deseja que sua família desapareça. Na manhã seguinte, por perderem a hora para pegar o voo, na correria, a família deixa o jovem Kevin para trás. 

Kevin acorda extremamente satisfeito ao encontrar a casa vazia, tendo seu desejo realizado.

No entanto, após perceber que seu vizinho, o velho Marley – sobre quem ele havia ouvido histórias assustadoras, e os Bandidos Molhados – um par de ladrões notórios por invadir casas vazias, estão na área, Kevin finge que a família ainda está em casa para afugenta-los.

Ao descobrir que Kevin está sozinho, os Bandidos Molhados – Harry e Marv – planejam invadir a casa, o que obriga Kevin a defender sua residência com uma porção de armadilhas até o retorno de seus familiares.

Entre uma aventura e outra com os bandidos, enquanto sua mãe retorna para casa, Kevin conhece mais a fundo o vizinho Marley e compreende o real significado das relações familiares e do Natal.

E é esse ponto que nos leva a reflexão. 

Além de um divertido e familiar filme natalino que faturou mais de US$476 milhões em todo o mundo, “Esqueceram de Mim” apresenta uma mensagem sobre o verdadeiro significado do Natal, além de trazer algumas lições que podemos aplicar à nossa própria vida.

Esqueceram de mim

Crédito: Correio do Povo | Fonte: Fox

Lições Em “Esqueceram De Mim”

Vejamos algumas lições que o filme nos apresenta dentro de seu enredo, que podem ser úteis para nós dentro de um processo de autoconhecimento, e para a construção de um período de festas mais amoroso e harmonioso.

As Pessoas Não São Quem Parecem Ser

Parece óbvio, mas julgar as pessoas pela primeira impressão, para muitos é um hábito, e um erro que muitos de nós ainda cometemos. 

A aparência, as roupas, ou mesmo os rumores sobre alguém, falam muito pouco sobre quem elas são de verdade.

No filme esse tipo de julgamento precipitado acontece quando o ‘policial’ vai á casa dos McCallister e, na verdade, é o bandido disfarçado; e sobre as impressões que Kevin tem do seu vizinho, o velho Marley, que vai gradualmente se revelando ser alguém bem diferente do que haviam lhe contado. 

O olhar sem julgamento é um dos princípios da compaixão – inclusive já falamos sobre os benefícios da compaixão aqui em nossa revista.

Tudo isso nos leva a outra lição bem próxima a essa primeira…

Não Acreditar Em Tudo Que Se Ouve

As histórias sobre o velho Marley criaram um mito sobre ele que está absolutamente distante da realidade, histórias sem fundamento que o privaram de se relacionar e criar laços até mesmo com seus vizinhos.

Quando Kevin o confronta e descobre que o velho está longe de ser quem ele ouvira falar por tanto tempo, aceita seu erro e desenvolve com ele dois dos principais temas sobre os quais o filme fala:

  • Sobre não julgar as pessoas pela primeira impressão. 
  • E sobre a importância da união e do diálogo para uma vida plena em família.

Em paralelo a isso, Marley compreende o medo que Kevin tinha dele e o perdoa pela ideia equivocada que fazia dele. E aí surge mais um tema que conduz o longa: o perdão.

E tudo isso nos leva a terceira lição:

A Importância Da Família e Do Perdão

Um dos maiores símbolos do Natal é a confraternização em família. 

Se “Esqueceram de Mim” foge da regra dos filmes natalinos, dando protagonismo a uma aventura individual ao invés de algo familiar, ele não deixa de dar total valor e atenção a ideia de família, pelo contrário, usa dela para falar sobre compaixão, autocompaixão, perdão e amor.

Independentemente de quanto a família de Kevin o ofendeu e questionou sua inteligência, no final do dia, mesmo depois de ter desejado que eles desaparecessem, ele os queria de volta. 

No final de toda a jornada, tanto a família quanto Kevin percebem o quanto precisam um do outro e o quanto se amam. As desculpas pedidas pela mãe na sequência final do filme, vem com o peso do pedido de desculpas de toda a família.

Até mesmo o irmão mais velho, Buzz, pede desculpas do seu jeito, ao falar: “Ei Kev, legal que você não botou fogo nesse lugar”.

Há ainda o perdão em outros momentos do roteiro, como na relação entre Kevin e o velho Marley, e na relação de Marley com seu filho.

Na cena onde Kevin e Marley conversam dentro da igreja, falam sobre a natureza complicada do amor, sobre perdão e família, as mensagens fundamentais do filme.

Inclusive a jornada do personagem Marley, por si só, já aborda esse tema com uma bela alegoria.

No começo do filme, o personagem está com um grande machucado na mão, que conforme a história avança e ele vai compreendendo e aceitando a relação de amor e perdão com sua família, o machucado vai melhorando.

Em sua cena final, onde ele finalmente abraça o filho e mostra-se às boas com ele, sua mão aparece absolutamente curada. Uma alegoria sobre como o perdão e o amor também curam nossas feridas.

Muitos acreditam que o Natal é um momento de reflexão, perdão e renovação de votos, e tudo isso está colocado na narrativa entre Kevin, sua família, seus amigos.

Esqueceram de mim

Créditos: fatos desconhecidos | Fonte: Fox

Onde Assistir “Esqueceram De Mim”

Esqueceram de Mim” é como o próprio Natal. Há muito enfeite para nos encher os olhos, muitas distrações e momentos de destaque, mas o motivo que mais nos faz gostar dele, é mesmo sua essência. 

Ambos, o filme e a data, falam diretamente aos nossos corações sobre o que realmente nos é importante nestas festas: estar com quem amamos, perdoar e sermos perdoados, e compreendermos que o amor é o alicerce disso tudo.

Nunca assistiu ao filme com esse olhar que propomos acima e quer rever? Ou nunca viu esse clássico? Não perca tempo! Reúna a família e assista agora.

Esqueceram De Mim” está disponível na plataforma de streaming Disney+. Mas se você está lendo esse artigo agora em dezembro, procure na programação da tv, aberta ou fechada, pois aposto que ele será exibido algum dia desses. 

Assista abaixo ao trailer deste clássico:

Bom filme!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!