Sumário
Aqui na nossa revista Meu Retiro, além de informar toda nossa comunidade adepta do universo do autoconhecimento, autocuidado, terapias holísticas, retiros e Spas, também procuramos trazer conteúdo edificante para os profissionais do nosso meio.
Já lançamos um e-book intitulado “Como organizar retiros em 6 lições”, o qual você pode baixar gratuitamente aqui, onde desenvolvemos algumas dicas para aqueles que querem começar a organizar retiros.
Agora, neste conteúdo aqui da revista, daremos dicas para a organização do seu Evento Holístico. Sim, pois os retiros são apenas um dos formatos possíveis de se realizar um Evento Holístico, mas existem dezenas de formatos possíveis, e muitos compartilham das mesmas dificuldades.
Quando falamos em “evento”, é importante ser claro sobre que nos referimos, já que este é um termo tão abrangente.
Um Evento Holístico pode ser entendido como algo informativo – algo com palestras, painéis, exibições; ou como algo comercial – como uma feira, por exemplo; ou algo voltado a entretenimento – um evento com demonstrações, exibições, e tudo mais contemplado nos outros dois tipos citados.
O fato é que um evento, em sua essência, é algo que reúne pessoas que possuem um mesmo interesse e/ou propósito, um acontecimento marcante que aproxima uma comunidade – a ela mesma, ou a uma marca – e incentiva a sua interação de algum modo.
Para a organização, e claro, sucesso de um evento, é preciso muita atenção para diversas áreas e muitos detalhes, por isso mesmo é incentivada a contratação de profissionais da área de eventos para sua realização. Porém, muitas pessoas preferem elas mesmas organizar seus eventos, e essa iniciativa também é absolutamente válida.
De todo modo, principalmente para os que estão iniciando com esse tipo de atividade, deixamos a seguir algumas dicas comuns a diversos tipos de eventos, para que a organização do seu Evento Holístico seja o mais assertiva possível, o que consequentemente fará com que seu resultado seja o sucesso.
Como começar a organização do seu Evento Holístico
Para começar bem essa organização, é preciso responder algumas perguntas básicas que te ajudarão a traçar um perfil do evento em sua totalidade:
- Por que você está organizando o evento? Qual seu propósito com isso?
- O que seu evento envolverá e quais atividades você realizará?
- Para quem é o evento e como você vai agradá-los e atraí-los?
- Onde o evento deve acontecer? É um evento que pode ser online, ao ar livre ou indoor?
- Quando o evento deve ocorrer?
Com essas informações na mão, já sabendo seu conceito, formato, objetivo, tempo de duração, necessidades de equipe e tecnologia do evento, fica mais fácil partir para um novo estágio de produção.
6 Dicas para a organização do seu Evento Holístico
Abaixo listamos algumas dicas importantes para a organização do seu Evento Holístico. Pontos importantes para esse tipo de evento, que vão te ajudar nos preparativos e na sua execução.
Comece Pequeno
Se você ou sua empresa já tem experiência o bastante no mercado para a organização do seu Evento Holístico, você pode desconsiderar essa primeira dica, mas se esta é a sua primeira vez organizando algo, vá com calma, comece pequeno.
Organizar um evento em qualquer área é uma tarefa que requer muita pesquisa e experiência, até mesmo por isso existem empresas e profissionais especializados nisso, então se este é o começo de sua jornada empreendendo nesta área, não tenha pressa de fazer algo muito grande.
Comece trabalhando com grupos pequenos, programações de apenas um dia, estruturas mais simples. Tenha sempre uma margem de segurança em tudo o que for preparar, e garanta-se que nenhuma das suas decisões, se por ventura derem errado, irão prejudicar a conclusão do trabalho ou a experiência de seu público.
Escolha um lugar de bem-estar, preferencialmente com natureza
O local onde vai acontecer o seu Evento Holístico é de extrema importância para o seu sucesso.
Este deve ser um ambiente propício para o bem-estar de todos os envolvidos, com espírito acolhedor e relaxante, boas referências anteriores, e de fácil acesso – mesmo que seja afastado dos grandes centros urbanos.
Procure locais com espaços ao ar livre, de preferência em contato com a natureza, amplos, confortáveis e bem iluminados, sem se esquecer da acessibilidade.
Lembre-se, seu evento é sobre corpo, mente e espírito, e o local também deve satisfazer os visitantes em todos estes níveis.
Preocupe-se com o cardápio
O seu evento oferece algum tipo de refeição? Tanto como cortesia, quanto para consumo/comercialização, a alimentação deve ser saudável, de preferência sem glúten, vegana ou vegetariana – ou no mínimo, com uma variedade que abrace essas opções.
Confira algumas dicas neste nosso artigo onde falamos sobre 7 alimentos para substituição da carne, e neste onde damos 8 dicas da dieta ayurveda.
Para bebidas vale a mesma dica, caprichando nas opções de chás, sucos, águas saborizadas e drinks não-alcoólicos.
É sempre importante dar opções para diferentes tipos de dieta, gostos e bolsos, e sempre que possível inclua informações nutricionais (calorias, gordura, carboidratos, açúcar, etc) em tudo o que for ofertado.
Destaque o valor dos profissionais envolvidos
Divulgue as especialidades, experiência, formações e histórico dos profissionais envolvidos em seu evento.
Se ele conta com terapeutas, mestres e facilitadores, fale sobre a biografia profissional dos seus profissionais, dê referências e provas sociais de seu trabalho.
Isso vai valorizar o seu evento, os profissionais envolvidos, e passa mais credibilidade e confiança para o seu público.
Reflita sobre a logística do evento (e tudo o que pode dar errado)
A gestão da logística de um evento é um dos principais pilares da organização do seu Evento Holístico. É a etapa onde você deve pensar no mecanismo e funcionamento das coisas, além das diversas possibilidades de ação e reação para cada detalhe do que você planejou.
Por exemplo: Os horários das atividades estão contando com deslocamentos? E se chover de surpresa, tem como mudar o que é da área externa para a interna? A área de apresentações ou atendimentos, tem todos os equipamentos necessários? Se alguma parte do seu evento exigir conexão com a internet, o local possui wi-fi? As acomodações comportam o número de pessoas que você está esperando?
A lista de questionamentos é imensa, e uma boa forma de trabalhar com essa logística é colocar no papel todas essas questões e informações, estruturando o seu planejamento e se precavendo de possíveis imprevistos.
Pense nos mais variados cenários e situações possíveis para cada etapa ou área do seu evento. É importante para minimizar os erros de produção durante a execução do mesmo.
Capriche na divulgação
Você faz um evento para que as pessoas possam ir e vivenciar essa experiência, então é preciso impactá-las com uma divulgação eficaz e dirigida ao público certo.
Experimente anunciar gratuitamente em nosso Portal Meu Retiro, um marketplace voltado inteiramente para o público interessado em todo esse universo das terapias holísticas e integrativas.
Quando você fala com o público qualificado para sua oferta, economiza tempo e dinheiro, conseguindo mais conversões positivas para o seu objetivo.
Se você quer tentar outras estratégias de divulgação, como e-mail marketing, posts patrocinados em redes sociais, ou assessoria de imprensa, confira o video abaixo que fala um pouco mais sobre os diferentes meios de divulgação de eventos.
Esperamos que a organização do seu Evento Holístico seja um processo tranquilo, e que você colha os melhores resultados desse seu trabalho.
Conte com a equipe Meu Retiro para sempre te dar suporte na jornada do seu propósito, tanto na divulgação, quanto nas demais etapas.
Juntos somos mais fortes.
Comentários