Dicas | Fobias

5 dicas de como Superar Fobias

Publicado em: outubro 17, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Todo mundo tem medo de alguma coisa, e muitas pessoas têm fobias.

E qual a diferença entre um sentimento e outro? Como vou saber se devo Superar Fobias ou medos?

Bem, o medo é um sentimento normal, é algo do nosso instinto, algo que nos mantém seguros perante situações de suposto risco,

Já a fobia é quando esse medo vai além do racional, sai totalmente do controle, se transformando em um medo ou aversão extrema a algo que, aparentemente, não apresenta risco algum, atrapalhando nosso cotidiano e bem-estar.

Podem ser palhaços, aranhas, baratas, injeções, dentistas, alturas… a fobia se apresenta em diferentes símbolos, mas sempre de forma paralisante, causando inclusive crises terríveis de ansiedade com sintomas como tontura, coração acelerado, pânico, formigamento, sensação de enjoo e um desejo intenso de escapar.

superar fobias

Créditos: Microgen | Fonte: Envato Elements

Alguns estudiosos afirmam que a fobia tem origem em algum momento angustiante de nossa infância, alguma situação que nos gerou medo, uma experiência ruim, que carregamos para a fase adulta em forma desse medo irracional.

Independente da origem, o fato é que essas fobias são todas passíveis de tratamento. É plenamente possível Superar Fobias.

Existem terapias, como a hipnoterapia, o thetahealing e o body talk, só para citar alguns exemplos, que tratam diretamente dessa condição, mas também existem mecanismos alternativos para trabalhar essas fobias.

Se você pretende experimentar algumas dessas terapias para o tratamento da sua fobia, procure por profissionais capacitados em nosso portal, www.meuretiro.com.br. Lá temos centenas de pessoas prontas para atender a sua necessidade à distância de poucos cliques.

Agora, se você quer saber mais sobre estes outros mecanismos, siga na leitura, pois é sobre eles que falaremos a seguir.

Dicas de mecanismos para Superar Fobias

Veremos a seguir algumas ações que podem te ajudar a Superar Fobias, ou ao menos amenizar notavelmente os sintomas causados por elas.

Identifique o seu medo

É preciso compreender e identificar qual é o seu medo especificamente.

Existem fobias simples e claras, como aracnofobia – de aranhas – mas existem algumas mais complexas de se identificar, que podem criar situações de confusão. Por exemplo, sentir fobia na hora de tomar uma vacina, seria fobia de médico, de injeção ou de dor?

Quando estamos em uma situação como essa do exemplo acima, precisamos compreender qual deles é o verdadeiro agente da fobia. Qual deles devo realmente evitar?

Percebe a importância de sabermos qual é o verdadeiro agente da fobia?

Além disso, ao compreender quais são as nossas fobias especificamente, também conseguimos tentar identificar sua origem, quais eventos antigos relacionados àquela coisa podem ter sido o gatilho do surgimento do medo irracional.

Superar Fobias

Créditos: Nodar77 | Fonte: Envato Elements

Livre-se dos pensamentos negativos

As fobias vêm geralmente acompanhadas de três tipos diferentes de pensamentos negativos: má-sorte, generalização e catastrofismo. Livrar-se deles, é se livrar da presença da fobia.

No caso de pensamento de má-sorte, é quando a fobia lhe faz pensar que, por exemplo, justamente quando for sua vez de voar de avião, ele irá cair. Ou ao falar em público, você vai esquecer o que ia dizer e vai perder a voz. E assim por diante, sempre assumindo que o pior cenário possível vai acontecer justamente com você.

Já a generalização excessiva, é quando associamos uma experiência ruim ao todo. Não é porque aquele cachorro te mordeu quando criança, que todos os cachorros que existem vão te morder.

E por fim, o catastrofismo, pegar algo simples e transformar em uma situação gigantesca e ameaçadora, em algo catastrófico.

Não entre em pânico. Encare e racionalize o medo

Apesar de não ser a melhor escolha, instintivamente evitamos o encontro com nosso agente de fobia.

Porém, mais cedo ou mais tarde encontramos com ele, e antes que nosso cérebro ative o modo “lutar ou fugir”, devemos controlar nossa respiração e nos questionar antes de imaginar o pior cenário possível perante tal ameaça.

“Qual é a pior coisa que pode acontecer?” ou “Qual é a probabilidade de isso acontecer?”, são perguntas certeiras para estes momentos, pois fazem com que você conclua o quão irracional é seu medo naquele momento.

Superar Fobias

Créditos: Valeriygoncharukphoto | Fonte: Envato Elements

Enfrente sua fobia gradualmente

Quando nos expomos gradualmente perante nosso medo, de modo planejado e seguro, conseguimos manter o controle da situação e conseguimos Superar Fobias.

Vá intensificando o contato, avance em seu tempo e vá mantendo sempre o controle da situação. Encare a distância, depois aproxime mais um pouco, depois mais um pouco… até enfim estar frente a frente com o que lhe causa fobia.

Se você tem medo de cachorros, por exemplo: veja fotos de cachorros, depois encare-os a distância, depois aproxime-se mais, mais um pouco, até conseguir ter um contato próximo com o animal, ao ponto de perceber que ele não é uma ameaça, afinal.

Mude o foco físico e mental

Quando for encarar o objeto da sua fobia, lembre-se de mudar seu foco.

Fisicamente, mexa-se, caminhe, distraia-se com seu próprio movimento, faça atividades físicas que ajudam nosso corpo a controlar os sintomas causados pelo disparo de cortisol pelo cérebro no momento de estresse. Coloque foco no seu movimento, não no medo.

Outra atividade que poderá te ajudar é praticar o Mindfulness, a meditação de atenção plena. A concentração total em outro ponto – como nas sensações que seu corpo estará produzindo no momento de fobia – te colocará novamente no controle da situação, tirando seu foco na causa do seu medo, e colocando luz sobre o que realmente importa: o como você se sente.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!