Sumário
O envelhecimento é um processo natural do ser humano, e perante o inevitável, o que melhor podemos fazer é trabalhar para Envelhecer Melhor, com mais saúde e qualidade de vida.
Os mais de 5.000 anos de tradição do Ayurveda tem bastante a nos ensinar sobre isso, e o principal, de forma natural, sem o uso de remédios industrializados para cuidar da nossa saúde e bem-estar.
O Ayurveda utiliza remédios feitos de ervas, massagens, dietas, meditação, terapias com óleos e mudanças no estilo de vida para alcançar os efeitos que, podem ser sutis no início, mas que eventualmente podem nos levar a melhorias profundas e um Envelhecer Melhor.
Como já vimos em nosso artigo sobre o que são os Doshas e qual a importância deles, todos nós temos uma mistura única de Vata, Pitta e Kapha, mas um dos Doshas é sempre dominante sobre os outros.
Para as diferentes fases da nossa vida, também existe predominância de um Dosha para cada uma delas, independentemente de qual deles seja o predominante em você.
Kapha é a época da infância e adolescência, quando você é jovem e flexível; Pitta surge no final da adolescência e empresta energia e impulso até a meia-idade; e Vata, que é seco e frio, aumenta após os 50 anos.
Quando Vata está predominante nesta fase, experimentamos uma série de mudanças físicas e mentais, desde a pele mais seca, até a diminuição das capacidades cognitivas, ao mesmo tempo que também nos deixa mais calmos e sábios.
O envelhecimento e todas as doenças que podem acompanhá-lo, são aceleradas por conta das nossas más escolhas de nutrição e estilo de vida.
Você sabe, quando os Doshas estão em equilíbrio, sua saúde é boa, mas se um ou mais Doshas ficam desequilibrados, podem ocorrer sintomas ou doenças.
Por isso, trazemos aqui dicas para manter seus Doshas em harmonia nesta terceira fase da vida, dicas baseadas no Ayurveda para que você viva um processo de envelhecimento natural, mais duradouro, holístico e saudável.
Como Envelhecer Melhor?
A medicina Ayurvédica contém várias receitas para rejuvenescer o corpo, retardar o processo de envelhecimento, melhorar a digestão – processo que transforma os alimentos em energia – e nos fazer Envelhecer Melhor e com mais saúde.
Mas para começar, vamos com um bem simples:
Pensamento positivo
A primeira coisa a se fazer é mudar o estilo de vida e de pensamento. Se você é uma pessoa pessimista, deveria começar a ver o processo de envelhecimento por um prisma mais positivo. Se você se preocupa demais com as coisas negativas que esse processo natural da vida pode te trazer, não conseguirá aproveitar o que de melhor ela pode te proporcionar. Visualize coisas boas e trabalhe na prevenção do que não lhe parece bom. Crie um foco positivo e encare tudo com mais leveza.
Ervas Ayurvédicas para longevidade
Uma porção de ervas possuem altas propriedades antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento das células, e estimulam o desenvolvimento de novas.
Abaixo indicamos três delas, fáceis de serem encontradas em qualquer feira ou supermercado:
A cúrcuma, que além da propriedade antioxidante, também melhora o sistema imunológico, combate dores crônicas, os radicais livres e tem ação anti-inflamatória. Lembrando que inflamação no cérebro é uma das principais causas da doença de Alzheimer, uma das mais temidas condições de saúde para a terceira idade.
O manjericão, que pode ser usado tanto na sua receita culinária, quanto para aplicação tópica, mantendo a hidratação e a suavidade da pele.
E o Ginseng, erva anti-envelhecimento cujos fitoquímicos ativam o metabolismo da pele, protegendo-a dos radicais livres e mantendo-a com uma aparência mais jovem. Além disso, ele atua como um multivitamínico e fornece a força necessária aos músculos.
Meditação
A meditação faz parte dos antigos textos Védicos. Lá ela é colocada como uma prática fundamental no caminho para a iluminação, que te aproxima do seu verdadeiro eu com mais compaixão, gratidão e amor-próprio.
O estágio vata da vida é um momento para se inclinar mais para a meditação, pois é quando temos um menor volume de responsabilidades e atividades cotidianas, podendo então dedicar mais tempo e espaço para cultivar nosso mundo interior.
De forma mais objetiva e prática, na terceira idade a meditação ajuda a melhorar a função cognitiva, e a reduzir o estresse físico e mental, o que ao nível celular deixa seus marcadores de longevidade mais longos.
De dez a quinze minutos de meditação por dia já são suficientes para acontecerem essas mudanças de humor e no corpo celular.
Dieta para Vata
Na Ayurveda cada pessoa é tratada individualmente, e as dietas ideais podem variar de pessoa para pessoa. Porém, uma dieta voltada para o Dosha Vata, o Dosha predominante nesta fase da vida, ajuda a construir os Ojas (a energia vital que controla as funções da vida com a ajuda do Prana) no corpo e te conduzem a um Envelhecer Melhor.
Para começar, não se esqueça do que é primordial para vata: água. A fase vata é a mais seca da vida, portanto beba uma quantidade razoável de água diariamente.
Em se tratando de comida, o almoço deve ser a maior refeição do seu dia, pois você tem mais tempo para digerir o que foi consumido do que à noite, e um almoço farto fornece energia para o restante do seu dia.
Evite pular refeições, comer demais em qualquer uma delas, comer muito tarde, ou comer alimentos processados.
Ao escolher seus alimentos, coma algo fresco, de fácil digestão e adequadamente condimentados.
Sugerimos que essa dieta deve incluir alimentos como amêndoas, nozes, sementes de girassol, sementes de linho e Ghee. Alimentos com ação anti-inflamatória como gengibre, canela e açafrão também são importantes, inclusive por limparem o sangue, o fígado e a linfa.
Para completar, não se esqueça de colorir o prato com diferentes folhas verdes e frutas, e evite cafeína, queijos e carnes.
Ainda de acordo com os textos Ayurvédicos, ter uma relação consciente com as refeições é vital para a saúde e a longevidade. Para isso, sugerimos que você pratique o Mindful Eating. Confira nosso artigo especial sobre o assunto neste link.
E ah, aproveitando que citamos a ghee ali em cima, vale dizer que ela também serve como um tônico poderoso e nutritivo para a pele, com propriedades anti-idade que dão brilho e suavizam as linhas finas.
Abhyanga (Massagem)
A Abhyanga é um tipo de massagem da medicina Ayurvédica feita com óleos quentes em todo o corpo. Ela pode ser aplicada por um profissional, ou mesmo auto aplicada em casa, em sessões cotidianas ou eventuais, com duração de 15 a 20 minutos.
Essa massagem ajuda a combater a secura desencadeada por Vata, melhora a circulação, reduz o estresse, e aumenta a longevidade e a saúde geral.
Um profissional do Ayurveda saberá te recomendar quais os óleos específicos para seu Dosha em cada fase da vida.
Para encontrar profissionais Ayurvédicos, confira nosso portal, www.meuretiro.com.br, e faça uma busca em nosso banco de dados.
Pratique Pranayama
A Pranayama é o conjunto de técnicas de respiração que fazem parte da prática e tradição yogue.
Existem vários tipos de Pranayama, aqui mesmo em nossa revista temos um artigo onde apresentamos 7 diferentes tipos, mas todos eles tem como base a percepção consciente e o controle de sua respiração.
Segundo os textos védicos, o Pranayama é uma ferramenta poderosa para ajudar na longevidade e na saúde ideal.
As práticas do Pranayama limpam e fortalecem o corpo físico, enquanto acalma e limpa a mente, ajudando no tratamento de depressão, ansiedade e estresse.
Yoga e exercícios físicos
E já que citamos o Pranayama acima, temos que citar as Asanas do Yoga nesta lista para Envelhecer Melhor.
Na terceira idade, o Yoga é uma ótima opção para manter seu corpo ativo e em movimento. Inclusive falamos sobre isso em nosso artigo onde indicamos quatro exercícios de Consciência Corporal para a terceira idade.
Além das Asanas do Yoga, caminhadas regulares, ou alongamentos diários, são uma opção para melhorar a sua flexibilidade, a saúde das suas articulações, as habilidades cognitivas, seu sono e saúde mental, todas necessidades primordiais para um Envelhecer Melhor.
Abaixo deixamos um vídeo com uma aula de Yoga para terceira idade, toda ela feita com uma cadeira como base. O vídeo é do canal Sandrananda, casa de Yoga, meditação e Ayurveda de Santa Catarina. Confira e experimente:
Dormir bem
Sabia que dormir também faz parte da receita para Envelhecer Melhor?
Tanto o Ayurveda, quanto a ciência contemporânea, afirmam que o sono é um dos pilares da boa saúde.
E mais, o melhor momento do sono, aquele realmente reparador, acontece antes das 2h da manhã, portanto é melhor ir dormir cedo.
Uma noite mal dormida resulta em mudança no seu ritmo circadiano, ou seja, em seu relógio interno, causando uma porção de desequilíbrios que aceleram o processo de envelhecimento e prejudicam a saúde de seus tecidos e órgãos.
Para facilitar a boa noite de sono, crie uma rotina noturna composta por um banho quente, aplicação de óleos quentes no corpo, e desconexão de dispositivos eletrônicos horas antes de se deitar, isso pode ajudar seu corpo e mente a relaxar, resultando em um dormir de melhor qualidade.
Comentários