Dicas | sentimos solidão

8 atitudes para quando Sentimos Solidão

Publicado em: outubro 10, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Alguma vez o sentimento de solidão já te atingiu? É bem provável que sim, pois todos nós nos Sentimos Solidão vez ou outra. Ninguém está sozinho nesta sensação.

Já desenvolvemos um artigo sobre esse assunto há algum tempo aqui na revista Meu Retiro, onde falávamos sobre como transformar a solidão e sermos felizes sozinhos. Hoje vamos dar dicas do que fazer quando Sentimos Solidão, que atitudes podemos ter para sair dessa condição emocional tão corriqueira quanto dolorosa.

A experiência da solidão é algo comum entre as pessoas, principalmente neste tempo pós-pandemia. Este estudo de 2021, por exemplo, afirma que pelo menos 58% dos americanos são considerados solitários pelos padrões clínicos.

É um sentimento que pode nos atingir mesmo que não estejamos sozinhos fisicamente. Estar sozinho e sentir-se solitário, são coisas absolutamente diferentes.

Podemos estar sozinhos e nos sentindo absolutamente felizes e completos; assim como podemos estar cercados de pessoas, e ainda assim sentimos solidão, principalmente se estes que nos cercam não são fontes de amor, compreensão e cuidado.

Ou seja, a solidão não é sobre estar só fisicamente, mas sim uma mentalidade, um sentimento. E se você reconhece que algo está errado, que está se sentindo solitário, este é um primeiro passo para reverter a situação e priorizar a sua felicidade.

Sim, se você está sentindo solidão, saiba que essa é uma emoção que você pode superar com atitudes simples, principalmente com uma mudança de mentalidade. É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Mas antes, vamos compreender o porquê nos sentimos assim.

sentimos solidão

Créditos: Peus80 | Fonte: Envato Elements

Por que Sentimos Solidão?

Você já se perguntou o motivo de estar se sentindo solitário? Consegue identificar quando a solidão o atinge? O que causou essa sensação em você?

Sentimos Solidão por diversas razões, é um sentimento absolutamente pessoal, assim como seu gatilho.

É um algo que pode ser desperto após alguma mudança repentina, uma perda, uma situação de isolamento social, um trauma, por baixa autoestima, falta de apoio, de recursos, ou de relacionamentos significativos, entre outras influências externas.

Estresse, depressão e outras condições relativas à saúde mental, também contribuem para o surgimento deste sentimento de solidão, bem como a própria solidão também influencia negativamente a saúde mental.

O que fazer quando a solidão nos atinge?

Existe uma campanha no Reino Unido chamada End Loneliness, ou seja, Acabar com a Solidão, a qual defende a ideia que “ninguém que queira companhia deve ficar sem ela”.

Uma ONG cuida dessa campanha, e sua função é evitar todos os males que a solidão pode trazer para as pessoas.

Com toda a experiência que o pessoal da End Loneliness tem, eles criaram uma lista de ações que podem ser feitas quando a solidão nos atinge.

Vamos usar alguns itens dessa lista da campanha, complementa-los, e juntar com algumas outras dicas que temos para te ajudar naquele momento em que Sentimos Solidão.

Sentimos Solidão

Créditos: Bialasiewicz | Fonte: Envato Elements

Mude de perspectiva

Quando Sentimos Solidão, viramos nosso pensamento para tudo o que é negativo. É preciso mudar essa perspectiva.

Você pode ver as coisas sempre por um ponto de vista diferente, associando as coisas ao que há de positivo.

Por exemplo, compreendendo que o seu tempo sozinho pode ser uma oportunidade de reflexão e conexão com você mesmo. Um momento para o amor-próprio, seu autocuidado e autoconhecimento.

Ao invés de ruminar pensamentos negativos, pense em coisas boas, faça programações, ou coloque seu foco de atenção em alguma atividade que gosta, ou que te faça se sentir produtivo e valorizado.

Retome contato com velhos amigos

Ligue, mande uma mensagem na rede social, visite aquele amigo que há tempos você não tem contato. As pessoas estão cuidando de suas próprias vidas, mas isso não quer dizer que precisam estar solitárias.

Passar um tempo com pessoas que te conhecem bem, que estiveram ao seu lado em outros momentos da sua vida, ajudam você a se reconectar com quem você é, e com o que há de melhor em você.

Dê o primeiro passo e você poderá se surpreender com a recepção e os benefícios dessa conexão.

Invista tempo em novas conexões

Procure novas amizades e esteja aberto a recebê-las.

Esteja cercado pelo novo, por pessoas, por vida. Faça cursos livres com base em seus gostos pessoais, essa é uma das melhores maneiras de fazer novas conexões, principalmente porque estará cercado de pessoas com os mesmos interesses que você.

O voluntariado é também uma maneira de você se envolver em algo de seu interesse e entrar em contato com pessoas com o mesmo propósito que você.

Pratique a simpatia e a gentileza

Um “olá”, um “bom dia”, um “por favor”, um “como vai?” ou um sorriso, para um vizinho, para o porteiro do seu prédio, para o atendente do comércio local, para a pessoa no ponto de ônibus, podem impactar positivamente o dia de ambos, além de aumentar sua autoconfiança e fazer com que se sinta mais receptivo e menos solitário.

Saiba mais sobre como a gentileza pode te ajudar, neste nosso artigo especial sobre o tema.

sentimos-solidao

Arrume um animal de estimação

Gato, cachorro, pássaro, réptil.. não importa, um animal de estimação faz com que a gente se sinta menos solitário em nosso dia-a-dia.

Se for um cachorro, além da companhia em casa, ele também é parceiro para aquela volta no bairro – e ainda pode te colocar em contato com outros pais e mães de pet.

Mas lembre-se: adoção animal sempre responsável. Se não for possível cuidar de um animal de estimação em sua casa por conta da sua rotina, falta de espaço físico, etc, considere se voluntariar em um abrigo de animais local.

Não guarde a solidão para você

Converse sobre como você se sente, fale sobre o assunto com quem você confia ou mesmo com um profissional. Verbalizar vai te fazer pensar e compreender melhor sobre o que você está sentindo.

Também não se conforme com a solidão, não pense que “está bem assim” e que é isso que “a vida tem para você”. Esse tipo de pensamento e reclusão podem ser bem prejudiciais para a sua saúde mental.

Planeje sua semana para fazer algo que você goste

Planeje sua semana para incluir um hobby ou atividade que faça você se sentir bem, como fazer algo criativo, ler, desenhar, jardinagem, ir ao cinema ou ouvir música.

Inclua nessa rotina um tempo ao ar livre, isso vai ajudar a melhorar seu humor e a conectar-se mais com o mundo.

Quem tem planos, ou um propósito bem definido, dificilmente se sente solitário.

Cuide de si mesmo

Priorize cuidar de você. Certifique-se de estar comendo de forma saudável, sendo o mais ativo possível e dormindo bem. É preciso estar bem e saudável para não ficarmos mal quando Sentimos Solidão.

Reserve um tempo para o seu autocuidado. Pratique a autocompaixão, e considere práticas saudáveis para a saúde do corpo, mente e espírito, como o Yoga e a meditação.

Para encontrar aulas ou sessões de atividades holísticas, utilize o nosso portal, www.meuretiro.com.br. Lá, uma porção de experiências transformadoras estão disponíveis, só aguardando por você.

Para pensar mais sobre o assunto

Para refletir sobre esse assunto de solidão, e sobre os riscos dela para a nossa saúde mental, trazemos aqui a palestra incrível da colunista e mestra em psiquiatria, Dra. Ana Paula Carvalho, registrada em sua apresentação no TedxTalk em São Paulo.

Vale a pena gastar pouco mais de 10 minutinhos com esse material que estimula tanto o nosso autoconhecimento.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!