Sumário
O carnaval, assim como qualquer outro feriado prolongado, é uma ótima oportunidade para reservarmos um tempo e darmos uma atenção especial para nós mesmos.
Toda pausa em nosso cotidiano é absolutamente válida e deve ser aproveitada da melhor forma possível, mas se a sua programação ideal não é aproveitar os bloquinhos e festas, se está em busca de algo mais tranquilo, vamos te ajudar a cultivar o Autocuidado no Carnaval.
Vamos listar neste artigo, algumas sugestões simples e práticas de ações de autocuidado, que podem ser realizadas dentro de casa, ou mesmo fora dela, mas sempre gratuitas e que podem ser feita por qualquer pessoa.
Nossa intenção é que você aproveite os feriados prolongados que vem por aí de forma edificante para seu corpo, mente e espírito.
Cuidar da sua saúde física, mental e espiritual, é um investimento que vale a pena, pois com ações de autocuidado conseguimos relaxar e nos revigorar, o que nos ajuda a enfrentar os desafios do cotidiano, evitando sintoma do estresse, ansiedade, depressão, e aquela sensação de estar sempre sobrecarregado.
Com o dia-a-dia que levamos, dificilmente temos um dia todo para nos dedicarmos a essas necessidades, mas tendo em vista o feriado prolongado que vem aí, por que não usar um dos dias para praticar o Autocuidado no Carnaval?
Abaixo listamos algumas atitudes para que você monte a sua programação deste dia especial, e esperamos também que você adquira alguns desses hábitos para a sua rotina fora do feriado, dedicando ao menos 15 minutos do seu dia para si mesmo.
Uma dica básica é: marque seu dia de autocuidado na agenda e deixe tudo pronto antecipadamente para não ser surpreendido na hora com a falta de algum suprimento ou acessório em casa, ou mesmo algum comércio, ou espaço público fechado por conta do feriado.
Exercícios de meditação e respiração
Que tal começar o dia cedinho já cuidando da saúde física, mental e espiritual? Tanto seus dias de Autocuidado no Carnaval, quanto no cotidiano comum, procure reservar alguns minutos para meditação e exercícios de respiração logo pela manhã.
A meditação não precisa ser super elaborada, você só vai precisar de um espaço tranquilo e confortável onde não seja interrompido.
A prática pode ser uma meditação de atenção plena, acompanhada de exercícios de respiração.
Isso vai te garantir um começo de dia mais tranquilo, e caso se torne um hábito, poderá te fazer se sentir ainda melhor com o tempo, tanto emocional quanto espiritual e fisicamente.
Leia mais sobre Mindfulness aqui mesmo em nossa revista, e conheça alguns Pranayamas – exercícios de respiração, também aqui conosco.
Banho e mimos
Um banho mais longo, tanto na ducha, quanto na banheira, é algo absolutamente relaxante e um mimo que você merece.
Aproveite seus dias de Autocuidado no Carnaval para viver esse ritual, e não deixe de usar seu sabonete favorito, dar aquela atenção para o cabelo, adicionar espuma ou óleos ao seu banho, acender uma vela para perfumar o ambiente, etc.
Uma das formas mais populares de autocuidado é dedicar algum tempo à sua pele. Aproveite e também se dê esse presente. Seja usando uma máscara facial, hidratantes, esfoliantes, você decide, o importante é viver o momento, cuidando de si, aumentando a autoestima e aproveitando seus efeitos calmantes e refrescantes.
Se puder, programe ainda uma sessão de massagens relaxantes, em domicílio ou no espaço de atendimento do profissional da sua preferência. Esse é o mimo perfeito para coroar este momento dedicado a mimar seu corpo e mente.
No Portal Meu Retiro você encontrará dezenas de profissionais e locais de massagem disponíveis para este tipo de atendimento.
Passeio ao ar livre
Há quanto tempo você não dá um passeio? Aquele sair sem pressa, sem destino definido, aproveitando o momento e a natureza? Essa é uma das ideias mais simples e eficazes para os seus dias de Autocuidado no Carnaval.
Um passeio ao ar livre pode fazer maravilhas pela saúde mental, melhorando seu humor, restabelecendo seu equilíbrio, além de colocar seu corpo em movimento.
Saia para uma caminhada no parque, na praia, ou mesmo um passeio pelo seu bairro. O ar fresco e até a luz do sol farão muito bem a você e a sua saúde física, mental e espiritual.
Cozinhar (ou pedir) sua refeição favorita
Para muitas pessoas, cozinhar é uma atividade cotidiana, de rotina, feita no ‘piloto automático’, mas em seus dias de autocuidado, transforme o ato de cozinhar em uma atividade prazerosa.
Praticando Mindfulness, cozinhando com atenção plena, aproveitando o processo com calma e muito amor, você prepara uma refeição que nutre não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito.
Esse tempo na cozinha pode ser usado como um momento para relaxar, acalmar a mente e até mesmo aprender novas habilidades. É uma atividade terapêutica de aterramento, que nos coloca no momento presente.
Não gosta ou não sabe cozinhar? Não tem problema, peça sua refeição favorita e delicie-se com um prato especial. Presentear-se com uma refeição fora do padrão cotidiano é um ótimo lembrete pessoal de que você também merece um tratamento amoroso.
Ah, e na hora de comer, não esqueça de experimentar o Mindful Eating.
Aprender algo novo
Seus dias de Autocuidado no Carnaval são a oportunidade perfeita para aprender algo novo.
Todos nós temos alguma habilidade ou técnica que sempre quisemos aprender ou experimentar, e esse dia dedicado a você é um ótimo momento para investir seu tempo nesse crescimento e desenvolvimento de skill.
Estudar uma língua nova, aprender uma nova receita, começar a praticar algum hobby manual, como crochê, pintura, desenho, etc. As possibilidades são infinitas, é só escolher e começar.
Escrever uma lista de gratidão
Esta é uma ótima pedida para encerrar seus dias de autocuidado: sentar-se de forma confortável, refletir e escrever sobre tudo que você é grato.
Liste em um caderno as coisas que você gostou, celebrou, vivenciou e que de alguma forma te engrandeceram naquele dia, além das coisas que fazem seu cotidiano melhor, podem ser coisas amplas como suas amizades, seus filhos, a pequena conquista no trabalho, ou mesmo aquela refeição gostosa que você fez naquele outro dia.
Sua lista de gratidão pode se transformar em uma atividade diária, ou mesmo feita de tempos em tempos, para que você possa consultar sempre que precisar se lembrar das coisas com real valor, e que por vezes não mais colocamos os olhos.
Escrever listas de gratidão é também uma ação terapêutica que combate a ansiedade e a depressão, e melhora seu bem-estar. Aqui falamos sobre 5 benefícios da gratidão comprovados cientificamente. Confira.
Mais dicas de autocuidado
Quer mais algumas dicas de práticas de autocuidado para incluir em seu cotidiano? Então confira este vídeo do canal de desenvolvimento pessoal da Roberta Zanatta, onde ela te apresenta 10 outros hábitos para preencher não apenas seus dias de autocuidado, mas seu cotidiano comum.
Comentários