Notícias | Biodança

Biodança para a Terceira Idade, uma renovação

Publicado em: dezembro 30, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Já falamos aqui na revista Meu Retiro, sobre os conceitos e benefícios da Biodança, e hoje vamos tratar especificamente de um recorte muito importante desta atividade terapêutica: a Biodança para a Terceira Idade.

A dança é uma atividade super completa, e que atinge em cheio essa faixa etária, tanto no âmbito físico, quanto no emocional e no psicológico. E a Biodança também faz esse atendimento completo das necessidades do idoso, com ênfase na melhoria da qualidade de vida,

Prova disso, por exemplo, é o estudo desenvolvido no departamento de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2008, cujo título é  “Biodança como processo de renovação existencial do idoso”.

Nesta pesquisa, conclui-se que a Biodança estimula “a mudança de comportamento em relação às condições de saúde, por aumentar o ímpeto vital e a vontade de viver. Neste sentido, a Biodança promove o resgate da saúde de pessoas que envelhecem”.

Ficou interessado em saber mais sobre a Biodança e sua aplicação na terceira idade? Então vamos juntos descobrir mais sobre o tema a seguir.

Biadança para a terceira idade

Créditos: Wavebreakmedia | Fonte: Envato Elements

A prática da Biodança para a Terceira Idade

O processo de envelhecimento é um processo natural e irreversível, e que normalmente nos chega acompanhado de algumas perdas, déficits, e diversas transformações, no corpo, na mente, e até mesmo em nossas relações com o próximo.

A Dança na Terceira Idade, é um instrumento que naturalmente suaviza esses efeitos, e por isso tornou-se uma atividade tão popular entre este público.

A dança – pura, simples e livre – além de inclusiva e acessível, também é uma prática que beneficia a saúde mental, a saúde do corpo, e que promove e mantém a vida social do idoso, aumentando sua independência e auto-estima.

Perante tantos benefícios, o professor, psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro, o criador da Biodança na década de 1960, conduziu estudos e ensaios sobre como desenvolver potenciais tardios, que até então poderiam estar escondidos, através do movimento.

Ou seja, através de sessões temáticas, a Biodança para a terceira idade tem o papel de estimular os potenciais genéticos das pessoas, trazendo através da dança, momentos de socialização, revitalização, descontração e criatividade, amenizando as condições de perda, déficit e transformações que citamos acima.

Benefícios da Biodança para a Terceira Idade

A lista de benefícios da Biodança para a Terceira Idade começa com o fato de ela ser uma atividade física. Através da dança o idoso mantém-se em movimento, fortalecendo o seu equilíbrio, sua flexibilidade, e sua força muscular.

Na área psicológica e emocional, a Biodança encoraja a autoexpressão criativa através de seus movimentos livres, fortalecendo a identidade, desenvolvendo a autoconfiança e a personalidade das pessoas.

Ajuda ainda a eliminar o estresse e a ansiedade, e promove a redescoberta de valores pessoais.

Já na área das relações, as sessões em grupo estimulam a comunicação verbal e não verbal, criando possibilidades de relacionamento e troca afetiva, reduzindo a sensação de isolamento e prevenindo a depressão.

O resultado, em um âmbito geral, é uma melhora na qualidade de vida do idoso, o fortalecimento de seu sistema imunológico, e um maior bem-estar físico, mental e emocional, imediato e de longo prazo.

Para idosos que sofrem de doenças neurodegenerativas, como a demência ou o alzheimer, a Biodança possui ainda mais benefícios, inclusive registrados em estudos, como este de 2018.

Nestas condições, a Biodança ajuda trabalhando a cognição, a concentração e o comportamento, diminuindo a afasia e/ou agnosia, melhorando a memória e a comunicação, e na área física, melhorando a mobilidade e a força dos movimentos.

Como é uma aula de Biodança para a Terceira Idade

Muita gente fica na dúvida: “ah, mas é preciso saber dançar para praticar a Biodança?”. A resposta é: “claro que não!”.

Pra você ter uma ideia melhor de como funciona uma aula/sessão desta prática terapêutica, confira abaixo uma matéria da TV UFBP, que registra como são as aulas de Biodança para a Terceira Idade, promovidas pelo Instituto Paraibano de Envelhecimento, órgão da própria Universidade Federal da Paraíba:

Onde encontrar aulas de Biodança para a Terceira Idade

A Biodança é conduzida por facilitadores em sessões coletivas, tanto em escolas especificamente voltadas para esta prática, quanto em espaços de dança em geral, ou mesmo centros terapêuticos, ou de convivência.

A Biodança como prática terapêutica faz parte das PICS disponíveis através do nosso Sistema Único de Saúde, e também pode ser encontrada em iniciativas particulares.

Para encontrar facilitadores desta experiência, ou sessões / aulas de Biodança disponíveis próximo de você, sugerimos que consulte nosso Portal Meu Retiro, e faça uma busca em nosso banco de anúncios por uma oportunidade perto de você.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!