Dicas | Tipos de Terapias Integrativas

Conheça os 29 tipos de terapias integrativas disponíveis no SUS

Publicado em: junho 19, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Você conhece todos os Tipos de Terapias Integrativas que temos disponíveis dentro do nosso Sistema Único de Saúde

No total são 29 práticas terapêuticas diferentes que podem ser acessadas gratuitamente, dependendo da disponibilidade na sua região, através dos postos de saúde da nossa rede pública de saúde.

Peraí, você não sabe exatamente o que são terapias integrativas? Então vamos te explicar rapidinho antes de começar a apresenta-las.

Terapias integrativas, ou complementares, como o nome diz, são práticas terapêuticas que se complementam e se integram aos tratamentos tradicionais da medicina ocidental tradicional.

Muitas dessas terapias trabalham corpo, mente e também o equilíbrio energético, olhando o paciente como um todo, ou seja, com uma visão holística do indivíduo. 

Cada uma delas têm suas especifidades, diferentes origens e atendem a diferentes condições. O que as coloca juntas, é justamente o fato de operarem o bem-estar fora do sistema médico padrão, e hoje estarem disponíveis junto a ele no sistema público brasileiro.

tipos de terapias integrativas

Créditos: Mamãe Sortuda | Fonte: Mamãe Sortuda

Os 29 Tipos de Terapias Integrativas disponíveis no SUS

Vamos conferir a seguir quais são os 29 Tipos de Terapias Integrativas ou complementares que temos disponíveis gratuitamente em nosso sistema de saúde.

Vale lembrar que estas são as que estão disponíveis através do sistema público, mas existem muitas que ainda não estão disponíveis. Além disso, todas elas também possuem terapeutas e facilitadores particulares que podem te guiar nesta nova experiência.

Em nosso portal você encontra centenas de profissionais de perfis, localidades e valores diferentes, que trabalham com as terapias que apresentaremos a seguir, todos prontos para te atender à distância de um clique. Conheça e experimente o sistema de busca de profissionais do nosso portal.

Está em dúvida de qual experiência é a ideal pra você? Dê uma lida a seguir, veja com qual você se identifica mais, e conheça novas opções para o autocuidado e tratamento de sua saúde.

Acupuntura

Acupuntura é a inserção de agulhas muito finas através da pele em pontos específicos do corpo com a intenção de manipular o ‘qi’, a nossa energia vital. 

A manipulação do ‘qi’ acontece através dos meridianos – canais por onde a energia corre em nosso organismo – e pode fazer com que a energia flua melhor pelo nosso corpo, nos trazendo equilíbrio, melhor saúde e bem-estar.

Esta experiência é usada para tratar uma ampla gama de condições, entre elas: dor, trauma, condições de esforço repetitivo, dor de cabeça, dor nas costas e ciática, fibromialgia, asma, reabilitação de AVC e até mesmo pacientes em recuperação de dependência e abuso de substâncias.

Saiba mais sobre Acupuntura e seus benefícios neste artigo especial da nossa revista.

Antroposofia

A Antroposofia é uma doutrina fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que quando aplicada à medicina, torna-se um tratamento integrativo, ou complementar, contando com uma abordagem holística e o uso de medicamentos naturais, homeopatias e produtos orgânicos.

Com atendimentos personalizados e individualizados, a prática procura reforçar a capacidade natural de autocura do ser humano.

Confira abaixo um vídeo do neurocirurgião Ricardo Leme explicando em detalhes o que é a antroposofia:

Apiterapia

A Apiterapia é o uso de produtos apícolas como mel, pólen de abelha, própolis e geleia real para a prevenção e tratamento de doenças ou enfermidades.

A Apiterapia originou-se no antigo Egito e tem sido praticada há séculos em todo o mundo como uma abordagem natural e holística para a cura.

Cada um dos produtos apícola tem uma propriedade terapêutica diferente: o mel possui benefícios digestivos, cicatrização de feridas e saúde bucal; o própolis de abelha beneficia a função imunológica, o tratamento de feridas e o controle do diabetes; e a geleia real trabalha na saúde digestiva, no aumento da função imunológica, na saúde sexual e efeitos dermatológicos.

Saiba a fundo sobre estes e outros produtos apícolas em nosso artigo sobre Apiterapia.

Aromaterapia

A Aromaterapia é um tipo de terapia integrativa e complementar que envolve o uso de óleos essenciais concentrados, destilados de plantas (flores, caules e folhas) por suas propriedades terapêuticas.

Esses óleos essenciais podem ser preparados e usados ​​de várias maneiras: para serem inalados, massageados na pele em forma diluída, ou ingeridos como chás.

A Aromaterapia funciona ativando os receptores olfativos, áreas do nariz que enviam mensagens através do sistema nervoso para o cérebro, atingindo áreas como o sistema límbico – que trata das emoções, e o hipotálamo – que está envolvido na liberação dos hormônios do bem-estar.

Temos um artigo aqui na revista que fala sobre os tipos de óleos essenciais e quais seus benefícios respectivamente. Vale a leitura para quem quiser se aprofundar no tema.

Arteterapia

Apesar do nome, a Arteterapia não é uma atividade recreativa ou uma aula de arte, nem mesmo os clientes precisam ter experiência anterior ou conhecimento em arte para realiza-la.

A Arteterapia é uma forma de psicoterapia que usa a mídia artística como seu principal modo de expressão e comunicação. Nesse contexto, a arte não é usada como ferramenta de diagnóstico, mas como meio para abordar questões emocionais.

Os Arteterapeutas trabalham com pessoas de todas as idades, que podem ter uma ampla gama de dificuldades, deficiências ou diagnósticos: problemas emocionais, comportamentais ou de saúde mental, deficiências físicas ou de aprendizagem, condições limitantes da vida, condições neurológicas e doenças físicas.

Temos um artigo aqui na revista que explica melhor como funciona a Arteterapia e seus benefícios, principalmente para crianças e idosos.

Ayurveda

A Ayurveda é um sistema de estilo de vida saudável que as pessoas na Índia usam há mais de 5.000 anos. Ela enfatiza a boa saúde, a prevenção e tratamento de doenças através de práticas de estilo de vida (como massagem, meditação, Yoga e dieta) e o uso de remédios de ervas.

A medicina Ayurvédica é holística, enxerga o corpo e a mente como um todo, e busca tratar corpo e mente juntos através do equilíbrio de nossa energia interna.

De acordo com a Ayurveda, os cinco elementos da natureza (espaço, ar, fogo, água, terra) se combinam no corpo como três componentes (Doshas) conhecidos como Vatta, Pitta e Kapha. Esses Doshas estão intimamente relacionados aos elementos básicos da natureza, a sua personalidade, e às funções específicas do corpo. 

Acredita-se que um equilíbrio desses Doshas seja necessário para se ter uma saúde ideal. Para buscar esse equilíbrio, a Ayurveda trabalha com mudanças na dieta, remédios de ervas, yoga e meditação.

Falamos mais sobre Ayurveda neste artigo aqui, e temos inclusive uma lista com dicas da dieta Ayurveda para a sua alimentação.

tipos de terapias integrativas

Créditos: OlhaRomaniuk | Fonte: Envato Elements

Biodança

A Biodança, também conhecida como Biodanza, é uma prática integrativa que objetiva promover o bem-estar por movimentos de dança baseado nas vivências individuais, em sessões que promovem a comunicação não verbal e trabalham com a psicologia, a biologia e a antropologia.

Dentre os benefícios da Biodança estão os trabalhos na área da vitalidade, criatividade, afetividade e sexualidade. 

Além do seu papel no autoconhecimento e no relaxamento, a Biodança também atua em casos de deficiências sensoriais e motoras, Parkinson e Alzheimer.

Mais sobre os conceitos, benefícios e como é uma sessão de Biodança, você confere neste artigo da nossa revista.

Bioenergética

A Bioenergética é uma forma de psicoterapia psicodinâmica que combina o trabalho do corpo e a mente para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas emocionais, e a atingirem seu potencial de prazer e bem-estar.

Os psicoterapeutas bioenergéticos estudam e se interessam pelos padrões musculares do corpo, seu movimento, respiração, postura e expressão emocional, pois cada expressão física do corpo tem um significado.

Os profissionais dessa área acreditam ainda que existe uma correlação entre a mente e o corpo. O que afeta o corpo afeta a mente, e o que afeta a mente afeta o corpo. Portanto, trabalham um para curar o outro.

Já fizemos um artigo com mais detalhes sobre esse assunto aqui na revista Meu Retiro com o título “Bioenergética: a terapia que usa o corpo para curar a mente“. Confira!

Constelação Familiar

Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a terapia da Constelação Familiar é um tipo de terapia em grupo conduzida por um terapeuta ou facilitador com formação especial na técnica. 

A Constelação Familiar olha para a família como um sistema, e trabalha o papel do indivíduo dentro desse sistema. Isso pode levar a pessoa a explorar até mesmo as relações familiares de gerações anteriores e como elas impactam o presente.

Na prática, a pessoa que participa da terapia seleciona outros membros do grupo para fazerem o papel de seus familiares reais em cenas de representação. 

Essas pessoas são dispostas em um círculo e ouvem sobre o histórico familiar, ou a questão que preocupa a pessoa que recebe a terapia. Em seguida, pede-se aos que estão encenando o papel dos familiares, que descrevam como se sentem ou pensam sobre a conexão entre os membros da família que estão retratando e a pessoa que está recebendo a terapia.

Com essa dinâmica você pode descobrir, por exemplo, que seus problemas e comportamentos atuais têm raízes de gerações anteriores que você nunca nem percebeu.

Esse tipo de terapia é especialmente útil ao lidar com depressão, ansiedade e abuso de substâncias.

Para conhecer melhor , visite nosso artigo que fala sobre o assunto.

Cromoterapia

A Cromoterapia é uma terapia integrativa ou complementar que usa cores, ou luzes coloridas, para tratar doenças de origem física, mental ou emocional.

Os praticantes de cromoterapia acreditam que a exposição a cores específicas de luz pode ajudar a melhorar o corpo e a mente de uma pessoa, mudar nosso humor e até mesmo mudar nossa percepção sensorial das coisas.

As cores curativas ajudam não apenas a equilibrar as energias dentro e fora do corpo, mas também a restaurá-las, o que estimula e acelera a nossa recuperação de diversas condições.

Facilitadores da cromoterapia dizem que ela tem os seguintes benefícios para a saúde:

  • Benefícios para a saúde mental, como melhora do humor e da calma;
  • Redução da ansiedade e estresse;
  • Sono melhorado;
  • Alívio da dor e inflamação.

No artigo “Cromoterapia: o que é e como funciona a terapia das cores”, explicamos melhor como funciona essa prática, e citamos a função de algumas das cores no tratamento terapêutico.

tipos de terapias integrativas

Créditos: Robert Katzki | Fonte: Unsplash

Dança Circular

A Dança Circular é justamente o que o nome sugere, um tipo de terapia integrativa que acontece enquanto pessoas dançam coletivamente de forma circular.

Durante suas sessões, que podem ser praticadas em qualquer lugar, as rodas de dança são formadas por indivíduos que de mãos dadas invocam a empatia e a integração entre as pessoas e, guiados por uma facilitadora replicam movimentos de danças étnicas e folclóricas ancestrais de vários ritmos.

Durante a dança os participantes refletem sobre temas como pertencimento, coletividade, autoconfiança e foco, enquanto praticam o Mindfulness e a consciência corporal.

Falamos sobre a origem da Dança Circular, bem como um passo-a-passo de como ela é usada hoje em dia para fins terapêuticos, neste artigo aqui. Clique para conferir.

Fitoterapia

A Fitoterapia tem suas origens em culturas antigas e se define como o uso medicinal de plantas, ou partes delas, para tratar doenças e melhorar a saúde e o bem-estar.

Como bem sabemos, alguns medicamentos farmacêuticos são baseados em um único ingrediente ativo derivado de uma fonte vegetal, comprovando as propriedades terapêuticas das plantas. 

Os praticantes de fitoterapia acreditam que um ingrediente ativo pode perder seu impacto ou tornar-se menos seguro se usado isoladamente do resto da planta. O efeito da planta inteira seria sempre maior do que suas partes.

A fitoterapia é usada para tratar muitas condições, como alergias, asma, artrite reumatoide, fibromialgia, enxaqueca, sintomas da menopausa, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável, entre outros. 

Em nosso artigo “Fitoterapia: o tratamento através das plantas“, especificamos alguns medicamentos fitoterápicos e listamos seus benefícios. Vale conferir.

Geoterapia

A Geoterapia é uma técnica que utiliza argila e/ou lama para melhorar a saúde em diversas patologias. 

A argila possui diversas propriedades terapêuticas, como capacidade anti-inflamatória e cicatrizante, além de ser bastante refrescante quando aplicado topicamente. 

O que pouca gente sabe, é que existem diversos tipos de argila e cada um tem seus benefícios próprios. 

Em nosso artigo “Geoterapia: o poder da terra que cuida da sua saúde“, nós falamos sobre estes diferentes tipos de argila e suas funções.

Hipnoterapia

A Hipnoterapia é uma forma de terapia complementar que utiliza o poder da sugestão positiva para provocar mudanças subconscientes em nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

O processo em si visa alterar nosso estado de consciência de uma maneira que relaxe a parte consciente da mente enquanto estimula e foca simultaneamente a parte subconsciente.

Esse estado elevado de consciência – alcançado usando técnicas de relaxamento habilidosas – permite que o terapeuta faça sugestões apropriadas.

A Hipnoterapia, combinada com outros tratamentos médicos tradicionais, consegue grandes resultados tratando de condições como a depressão, ansiedade, ataques de pânico, problemas de relacionamento, problemas de autoestima, vícios e traumas de infância, só para mencionar alguns.

Existem muitos mitos quando o assunto é a hipnose, e no artigo “Hipnoterapia: seus benefícios e mitos“, desvendamos alguns deles, dando mais informações sobre este que é um dos Tipos de Terapias Integrativas que mais atrai a curiosidade das pessoas.

tipos de terapias integrativas

Créditos: MK Hamilton | Fonte: Unsplash

Homeopatia

Essa todo mundo conhece. Atualmente a Homeopatia é usada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo para tratar doenças agudas e crônicas. 

Ela se baseia no princípio de “semelhante cura semelhante”. Em outras palavras, uma substância ingerida em pequenas quantidades curará os mesmos sintomas que causa, se ingerida em grandes quantidades.

A natureza holística da Homeopatia significa que cada pessoa é tratada como um indivíduo único, e seu corpo, mente, espírito e emoções são considerados na gestão e prevenção de doenças. 

Considerando todos esses fatores, o Homeopata selecionará o medicamento mais adequado com base nos sintomas específicos do indivíduo e no nível de saúde pessoal para estimular sua própria capacidade de cura.

A Homeopatia pode ajudar a fortalecer o corpo para combater doenças de curto prazo, como resfriados, gripes, dores de ouvido, dores de garganta e muito mais, e também trabalha com condições crônicas, como asma, depressão, autismo ou artrite.

Saiba mais sobre a Homeopatia e a sua metodologia aqui mesmo em nossa revista.

Imposição de Mãos

A Imposição de Mãos é uma prática terapêutica secular que trabalha com a transferência de energia vital (qi) através da posição das mãos sobre o outro individuo, buscando reestabelecer o equilíbrio do campo energético humano, auxiliando no processo de cura de diversas condições.

Dentre as técnicas da imposição de mãos temos algumas aplicações específicas, como o Reiki, Johrei, o toque terapêutico e o toque de cura.

Neste artigo da nossa revista, nós falamos mais sobre o que é Imposição de Mãos e quais suas técnicas. Se você busca mais informações, siga o link.

Meditação

A terapia de Meditação é uma prática que conecta mente e corpo para ajudar as pessoas a aumentar a calma, relaxar fisicamente e melhorar sua saúde física e mental. 

A Meditação como prática envolve contemplação relaxada, variando da simples meditação de respiração profunda até a tentativa de alcançar um estado alterado de consciência usando somente a concentração.

Esta prática usada como terapia integrativa pode aliviar os sintomas de condições de saúde mental, como ansiedade ou depressão, e o alívio de condições físicas, como dor ou alergias.

A terapia de Meditação é uma prática que os terapeutas costumam usar juntamente com outras técnicas de saúde e atenção plena, para ajudar os pacientes a lidar com problemas no corpo e na mente.

Exitem diferentes tipos de Meditação, mas todas elas são benéficas e sem contraindicações, podendo até ser praticada por crianças.

Temos bastante conteúdo sobre meditação em nossa revista, vale dar uma conferida em tudo o que temos aqui.

Musicoterapia

A Musicoterapia é uma terapia complementar que usa a música para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de indivíduos de todas as idades.

Para sua prática não é preciso saber tocar nenhum instrumento, nem mesmo gostar de algum estilo musical específico. As preferências do indivíduo, as circunstâncias e os objetivos do paciente ajudam a determinar os tipos de música que um Musicoterapeuta pode usar.

Depois de avaliar os pontos fortes e as necessidades de cada paciente, o Musicoterapeuta qualificado fornece o tratamento indicado, que inclui criar, cantar ou ouvir música.

A prática melhora a qualidade de vida das pessoas, promove o bem-estar, a reabilitação física geral, alivia o estresse e a dor, ajuda o indivíduo a expressar seus sentimentos, e melhora a memória e a comunicação.

Leia mais sobre o assunto, inclusive sobre como é uma sessão de Musicoterapia, em nosso artigo especial sobre o assunto.

tipos de terapias integrativas

Créditos: Monkeybusiness | Fonte: Envato Elements

Naturopatia

A medicina Naturopática é um sistema que usa métodos naturais para ajudar o corpo a se autocurar. Ervas, massagem, acupuntura, exercícios e aconselhamento nutricional fazem parte das práticas inclusas nessa terapia complementar.

O objetivo da medicina Naturopática é tratar a pessoa como um todo – isso significa mente, corpo e espírito –  visando a prevenção de doenças, ou se não for possível, a cura das causas da doença, não apenas interrompendo seus sintomas.

A Naturopatia pode ser trabalhada junto com outros Tipos de Terapias Integrativas, como a homeopatia, a fitoterapia e a já citada Acupuntura.

Saiba mais sobre o assunto e seus princípios em nosso artigo “Naturopatia: a prática da cura através do próprio corpo“.

Osteopatia

A Osteopatia é uma forma de medicina manual que reconhece a importante ligação entre a estrutura do corpo e a forma como ele funciona. 

Os Osteopatas auxiliam na cura concentrando-se em como o esqueleto, articulações, músculos, nervos, circulação, tecido conjuntivo e órgãos internos funcionam juntos como uma unidade holística.

Usando avaliação qualificada e uma ampla gama de técnicas práticas, os osteopatas podem identificar tipos importantes de disfunção em seu corpo.

O tratamento osteopático utiliza técnicas como alongamento e massagem para tratamento geral dos tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos) juntamente com a mobilização e manipulação técnica de articulações específicas.

Já falamos sobre Osteopatia aqui na revista, em um artigo onde inclusive comentamos sobre os estudos científicos que endossam a prática. Leia no link.

Ozonioterapia

A terapia com ozônio é uma técnica que aumenta o nível de oxigênio no sangue para oxigenar os tecidos em todo o corpo.

É uma terapia que pode ser usada externa ou internamente, para tratar problemas que vão desde o envelhecimento até doenças crônicas degenerativas.

Diferente do oxigênio que respiramos no ar (O2), o ozônio usado nesta prática é uma fórmula médica que contém três átomos (O3), ao invés de dois do oxigênio padrão, tornando-o muito mais energético e oxidativo. 

São essas qualidades que tornam o ozônio altamente valioso em aplicações terapêuticas, que vão desde o combate a inflamações e distúrbios circulatórios, até rejuvenescimento da pele e melhora da função cerebral.

Para saber mais sobre esta terapia integrativa, confira este texto, onde falamos como é feita uma sessão de ozonioterapia, seus benefícios e sua aplicação no ramo da odontologia e da estética.

Quiropraxia

A Quiropraxia é uma prática terapêutica complementar preocupada principalmente com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de distúrbios do sistema músculo-esquelético (músculos, ligamentos, ossos e articulações) e os efeitos desses distúrbios na saúde geral.

O objetivo de um quiroprático não é apenas fornecer algum alívio, mas também tratar a causa do problema com uma abordagem individualizada.

Através da manipulação da coluna vertebral, principal técnica utilizada pelos quiropráticos, trata-se de uma série de condições, sendo a dor nas costas, a dor no pescoço e a dor de cabeça as mais populares.

Saiba mais sobre o que é a Quiropraxia e como funciona uma sessão, acessando nosso artigo dedicado à prática.

tipos de terapias integrativas

Créditos: LightFieldStudios | Fonte: Envato Elements

Reflexologia

A Reflexologia é uma prática holística – que trata a pessoa como um todo, trazendo harmonia ao físico, mental e emocional – usada como complemento a medicina tradicional.

Ela tem base no princípio de que pontos e áreas nas mãos e principalmente nos pés, correspondem – fazem reflexo – a órgãos internos e outras estruturas físicas.

Assim como outros Tipos de Terapias Integrativas, como a acupuntura por exemplo, a Reflexologia defende que nossos corpos são mapeados por canais de energia vital (qi), e que sentimos dor ou algum mal quando o fluxo dessa energia é bloqueada de alguma forma.

Ao pressionar uma parte desses canais, o Reflexologista envia um impulso por todo o caminho, que remove os bloqueios e estimula a energia a fluir livremente novamente, trazendo de volta o bem-estar. Ou seja, na prática, o terapeuta estimula locais específicos dos pés ou das mãos, de acordo com um “micro mapa do corpo”, para acessar e tratar órgãos, músculos, ossos, nervos e demais pontos do organismo e do corpo.

A Reflexologia é conhecida por aliviar os efeitos do estresse, tratar de dores físicas, melhorar e apoiar o sistema imunológico, a circulação e a pressão arterial, além de limpar corpo de toxinas e eliminar os resíduos do corpo, entre outros benefícios.

Além de estar disponível no SUS com a assistência de facilitadores profissionais, a Reflexologia nos permite fazer alguns exercícios terapêuticos em nós mesmos.

Acesse este artigo e conheça 5 movimentos da Reflexologia para fazer em casa.

Reiki

O Reiki é uma terapia integrativa e complementar de cura natural que funciona através da canalização de energia do universo para o corpo.

Ela surgiu no Japão no final de 1800, e se propõem a realizar a transferência de energia universal (qi) das palmas das mãos do terapeuta para o paciente, promovendo a cura emocional ou física.

Esta técnica trabalha para restaurar o fluxo de energia natural do corpo, canalizando a energia do universo, restaurando nosso poder de autocura, auxiliando no relaxamento profundo, e desenvolvendo o bem-estar emocional, mental e espiritual. 

As condições que o Reiki tem sido usado para ajudar a tratar incluem doenças cardíacas, ansiedade, depressão, dores crônicas, infertilidade, distúrbios neurodegenerativos, síndromes de fadiga, entre outros.

Para saber mais sobre o Reiki e seus benefícios, confira este nosso artigo sobre o assunto.

Shantala

A massagem Shantala é uma antiga técnica de massagem para bebês, originária da massagem Ayurvédica, muito comum na cultura oriental, principalmente na rotina de cuidados com bebês na Índia.

A técnica que aqui ganhou status de terapia integrativa, consiste em movimentos lentos e harmônicos ao longo do corpo do bebê, permitindo não apenas seu relaxamento, mas também outros benefícios para a criança e para quem está aplicando a massagem.

É uma maneira agradável e bonita de ambas as partes entrarem em contato direto, trocarem atenção amorosa, fortalecerem o vínculo, e se desenvolverem ainda mais espiritualmente e emocionalmente.

Tem bebê em casa e quer saber mais sobre o assunto? Temos um artigo chamado “O que é Shantala? Conheça a milenar massagem para bebês“, onde falamos sobre sua origem, benefícios e como é feita a massagem.

Terapia Comunitária Integrativa

A Terapia Comunitária Integrativa, também chamada de TCI, é justamente o que seu nome sugere: são rodas de conversa e acolhimento, um espaço comunitário e coletivo onde se pratica a escuta ativa, partilha de experiências, e se promove a integração entre as pessoas.

Todo esse processo pode ser mediado por um facilitador ou terapeuta que guia as sessões dividindo-a em estágios: acolhimento, levantamento do tema, contextualização, problematização, encerramento e apreciação. Porém, mesmo com esse mediador, o protagonismo da terapia é mesmo dos participantes e suas partilhas.

A TCI é uma terapia integrativa que vai além dos consultórios ou postos de saúde, podendo acontecer em associações de bairro, escolas, empresas, e até mesmo online, sendo uma das práticas mais democráticas e inclusivas entre as terapias complementares.

No artigo “O que é Terapia Comunitária Integrativa?” detalhamos os estágios das sessões e te contamos onde você pode encontrar reuniões deste tipo.

tipos de terapia integrativas

Créditos: Monkeybusiness | Fonte: Envato Elements

Terapia de Florais

A Terapia de Florais é assim chamada pois faz uso de essências florais, que são extratos altamente diluídos das flores de plantas silvestres, para o nosso bem-estar. 

Essas essências florais foram estudadas e sistematizadas na década de 1930 pelo bacteriologista inglês Dr. Edward Bach, e são elas que compõem os famosos Florais de Bach.

Além desta, existem outras coleções florais famosas, caso das Essências Florais Australianas de Bush, desenvolvidas na Austrália na década de 1980, por exemplo.

Essas essências são usadas como uma terapia complementar para equilibrar a mente, o corpo e o espírito, e ajudar a lidar com problemas emocionais, que às vezes podem contribuir para problemas de saúde.

Neste artigo falamos um pouco mais sobre a história dos florais e sua utilidade; e neste aqui falamos sobre quais são os 38 Florais de Bach e para qual condição cada um deles trabalha.

Termalismo

O Termalismo é o uso terapêutico de águas termais, ou seja, águas naturalmente quentes de origem subterrânea, enriquecidas com sais minerais, e que podem ser divididas em cinco categorias: águas fluoretadas, cálcicas, cloretadas, sulfurosas e as ricas em ferro. 

Esse tipo de terapia integrativa pode tratar doenças psicossomáticas, aliviar a dor, combater o reumatismo, alergias, enxaquecas, dermatoses, infecções do trato urinário e da garganta, etc.

Ela também atua em casos de doenças cardíacas, do aparelho digestivo e disturbios do sono, como a famosa insônia. 

Saiba mais sobre Termalismo neste artigo e aproveite para conhecer aqui em nossa revista, 12 Lugares com Águas Termais no Brasil.

Yogaterapia

A Associação Internacional de Terapeutas de Yoga define a Yogaterapia como “o processo de capacitar os indivíduos a progredir em direção à melhoria da saúde e do bem-estar através da aplicação dos ensinamentos e práticas de yoga“.

A Yogaterapia integra as práticas tradicionais do yoga (as Asanas, filosofia, Pranayama e meditação) com conhecimentos médicos e psicológicos modernos; sendo considerada então uma modalidade de terapia holística e complementar.

Fizemos um artigo sobre Yogaterapia e seus benefícios aqui na revista, e lá também falamos qual a diferença entre a prática comum do Yoga, e a Yogaterapia. Vale a leitura.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!