Notícias | Calcinhas Descartáveis

Calcinhas Descartáveis: esta moda vale a pena?

Publicado em: fevereiro 10, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

O debate público muitas vezes é pautado pelo que acontece, e é exibido nos grandes meios de comunicação.

Recentemente a influencer Jade Picon, participante do reality show Big Brother Brasil, apareceu em cena com o umbigo tampado. Isso bastou para que o famoso costume de defesa de energias ruins entrasse em pauta nos mais diversos segmentos.

Aqui mesmo na revista Meu Retiro, já falamos sobre o assunto em um artigo. Clique aqui para conferir.

Agora, a nova pauta é o uso de calcinhas descartáveis.

A influenciadora Jade Picon que possui 18 milhões de seguidores no Instagram, declarou no programa que levou calcinhas descartáveis para usar durante o seu confinamento.

Essa declaração levantou uma discussão sobre a necessidade do uso deste tipo de peça, e como isso pode influenciar positivamente ou negativamente na saúde de uma pessoa.

Aqui em nossa revista estamos sempre falando sobre formas de autocuidado e caminhos que nos ajudem em nossa jornada em busca do bem-estar em todos os seus âmbitos. Por isso mesmo achamos pertinente falar sobre esse tema, para trazer informações relevantes que possam somar no debate público, e na sua escolha de aderir a esta moda, ou não.

calcinha descartável

Créditos: Tenkende | Fonte: Envato Elements

Usar Calcinhas Descartáveis Tem Algum Benefício?

O uso cotidiano de calcinhas descartáveis não é algo comum, principalmente quando a pessoa não apresenta nenhuma condição prévia que sugestione esse hábito.

Normalmente elas são usadas em situações onde a peça deve ser descartada por uma questão de higiene, para evitar contaminações, em situações como a de uma cirurgia, ou algum procedimento estético, em locais como hospitais ou Spas, por exemplo.

Ela também é bastante usada por pessoas que sofrem com incontinência urinária ou alguma condição próxima a isso. Nesse caso, modelos específicos servem como fraldas de uso único, que também podem ser uma alternativa durante o período de menstruação.

Por fim, em caso de viagens, há quem opte por esse tipo de calcinha, para não ter que carregar roupa suja na mala durante a viagem, ou em seu retorno pra casa. 

Nestas situações, são inegáveis os benefícios das calcinhas descartáveis, com algumas marcas sendo bem confortáveis inclusive, contendo agentes antimicrobianos, e muitas delas feitas com material hidrofílico para uma boa absorção do suor. Tudo realmente bem higiênico.

Apesar da popularidade repentina do produto, há algum tempo que existem diversos tipos e marcas disponíveis no mercado, inclusive para diferentes bolsos.

Mas, a pergunta pertinente no momento é…

Calcinha descartável

Créditos: Megostudio | Fonte: Envato Elements

Vale a Pena Usar Calcinhas Descartáveis?

Conforme falamos acima, se você não estiver em uma situação ou condição como as que citamos, a resposta é: Não.

O primeiro argumento sobre o porque não vale a pena, é sobre o impacto que o uso de coisas descartáveis tem sobre o nosso planeta.

Tudo o que é descartável deve ser analisado da seguinte forma: Que material vou descartar? Descartar onde? Como? E como é sua decomposição?

No caso das calcinhas, algumas são produzidas em algodão, mas muitas são produzidas com tecidos sintéticos, como o TNT ou o poliéster, materiais derivados do petróleo e do plástico, danosos para nossa natureza, e que demoram literalmente séculos para se decomporem.

O uso de material descartável vai à contramão de todos os esforços existentes para um futuro e um planeta mais sustentável, e ecologicamente correto.

Como conseguir bem-estar, se o planeta onde vivemos não estiver bem também? 

Valores e ideias que defendemos aqui em nossa revista, como a empatia, a compaixão e o cuidado com o próximo, também valem com o nosso planeta e a nossa natureza.

Como se isso não bastasse, o uso contínuo deste tipo de peça íntima também pode trazer problemas de saúde para quem o faz por longos períodos.

Estas calcinhas produzidas com material sintético, caso não sejam de uma gramatura bem fina, podem abafar a região e trazer problemas mais sérios para a saúde íntima a longo prazo, desequilibrando a flora vaginal, e possibilitando diversas infecções.

Portanto, fica claro que, para ações pontuais, ou necessidades especiais, as calcinhas descartáveis podem ser uma opção viável, mas se você pensa que a descartabilidade do produto pode trazer benefícios a médio e longo prazo, é melhor rever sua escolha.

calcinhas descartáveis

Créditos: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

Vale registrar que uma amiga de Jade Picon, Mariz Brasil, declarou a uma revista de circulação nacional que a escolha da influencer em usar as calcinhas descartáveis foi por higiene, e acontecerá somente durante o período de confinamento no programa. Que este não é um hábito dela fora da casa do BBB.

Todo esse burburinho serve para nos alertar que nem tudo que vira tendência de mercado, moda passageira ou trend-topic, é uma opção a ser considerada, muito menos sem estudo prévio e informação.

A consulta de leitura especializada, e profissionais credenciados, são sempre o caminho mais seguro na hora de tomar qualquer atitude relativa ao cuidado conosco e com o próximo.

É importante estar atento ao que está acontecendo em nossa volta, mas cuidar de si, é fazer boas escolhas para a sua saúde física, mental e espiritual, privilegiando o que é natural, duradouro e sem impacto negativo, nem a terceiros, nem ao planeta.

Toda nossa revista é voltada a promover este tipo de atitude positiva, desde artigos sobre formas de autocuidado, até alimentos que promovem nosso bem-estar. Navegue pelas nossas páginas e conheça mais sobre diferentes caminhos que nos guiam à plenitude.

Para encerrar, deixamos aqui um vídeo da naturóloga Renata Hermes, especialista em aromaterapia e fitoterapia, que fala sobre 3 dicas de autocuidado para mulheres, os quais acreditamos que são bem edificantes.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!