Sumário
Aqui na revista Meu Retiro gostamos muito de plantas medicinais e de Acupuntura, com ou sem agulhas.
Já falamos em nossas páginas sobre Fitoterapia, já demos dicas de ervas medicinais para você cultivar em casa, discorremos sobre os benefícios da Acupuntura, e fizemos um artigo até mesmo sobre o EFT – a Acupuntura emocional sem agulhas.
Agora vamos juntar esses dois assuntos, e te apresentar a Moxaterapia, uma terapia que tem como matéria-prima a utilização de ervas quentes, e que se baseia nos mesmos princípios da Acupuntura, podendo até ser considerada uma ‘Acupuntura térmica’.
Também conhecida como moxabustão, a Moxaterapia tem sua origem na Medicina Tradicional Chinesa, a partir de experiências relacionadas ao fogo realizadas há mais de 4.000 anos, ainda por povos primitivos que compreendiam que o calor possuía propriedades curativas ao ser aplicado em certas áreas do corpo.
E que áreas seriam essas? Com o tempo descobriu-se que, assim como na Acupuntura, a Moxaterapia usa os pontos meridianos do nosso corpo. O aquecimento desses locais desobstrui os bloqueios e restabelece o equilíbrio da energia vital, nos devolvendo a nossa boa saúde, porém trocando as tradicionais agulhas por aplicações localizadas de calor.
A moxa é inclusive muito usada junto a Acupuntura, como um complemento, fazendo com que cada uma das práticas desempenhe sua função, mas que em conjunto consigam uma cobertura ainda maior e mais profunda dos meridianos, aumentando inclusive a força da nossa energia vital.
Mas vale dizer que ela não depende da Acupuntura, é uma terapia independente que pode ser aplicada sozinha, sendo absolutamente indicada para diversas condições de saúde, tanto física quanto mental.
Vamos compreender melhor a seguir como funciona essa terapia e quais seus benefícios.
Como funciona a Moxaterapia
Os atendimentos de Moxaterapia são conduzidos por um profissional especializado, com conhecimentos sobre Medicina Tradicional Chinesa e formação em acupuntura. É ele quem irá guiar o bastão de calor pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
Em um atendimento exclusivo de moxa, a coisa funciona assim: um bastão moxa – o qual é um bastão preenchido por um composto de ervas medicinais – será queimado e irá produzir o calor necessário em aplicações localizadas pelo corpo do paciente.
Para o preenchimento desse bastão, entre as ervas comumente utilizadas, a mais popular e usada em maior quantidade é a artemísia (Artemísia Vulgaris), erva que os antigos chineses acreditavam possuir propriedades anti-inflamatórias, tonificantes e cicatrizantes.
Na prática, o bastão é aceso, e, com o paciente deitado, o terapeuta percorre os meridianos do corpo, aquecendo-os a uma altura de aproximadamente 1 cm de distância da pele, podendo variar a proximidade conforme a tolerância de cada paciente.
Em cada ponto meridiano que o bastão é apontado, é como se fosse a aplicação de uma agulha da Acupuntura tradicional, porém a ação acontece através do calor gerado pela queima da erva.
Ah, e apesar de ser algo quente, a aplicação da moxa é indolor e não possui riscos de queimaduras.
Cada sessão dura por volta de 40 minutos, e a quantidade de sessões varia pela avaliação do profissional.
Ao término de uma sessão, é comum a pessoa sentir algum tipo de calor repentino pelo corpo, o que significaria que o fluxo de energia foi restabelecido com sucesso.
Confira abaixo uma reportagem feita pelo pessoal do jornal Cidade Verde, da TV Cidade Verde de Teresina/PI, mostrando o que acontece em uma sessão de Moxaterapia, além de uma entrevista com a acupunturista Marta Gomes, que fala um pouco mais sobre a prática.
Benefícios da Moxaterapia
A Moxaterapia é recomendada em diversos casos de questões físicas e psicológicas, como dores musculares, dores nas costas, lombar e joelhos, problemas digestivos e respiratórios (constipação, sinusite, etc), insônia, cólicas menstruais, hipogalactia (a produção insuficiente de leite materno), além de combater sintomas do estresse e ansiedade.
A Moxaterapia estimula ainda o sistema imunológico e suas sessões relaxam corpo e mente.
Ela também é bastante usada em casos de sangramentos e hemorragias, inclusive podendo ser usada para interromper ou diminuir o fluxo menstrual.
A aplicação da Moxaterapia não é indicada em casos de pessoas com queimaduras, feridas abertas, febre ou mulheres grávidas.
Onde encontrar terapeutas para Moxaterapia
Em nosso Portal Meu Retiro temos diversos profissionais de acupuntura disponíveis para consulta e contratação. Faça uma busca em nosso banco de dados e encontre terapeutas que trabalham com a Moxaterapia perto de você.
Experimente mais esta vivência de saúde e bem-estar com segurança e acolhimento.
Comentários