Sumário
“A vida pede equilíbrio”.
Este é o slogan da edição 2023 da campanha social intitulada Janeiro Branco, nome também do instituto que coordena esse movimento, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental.
Neste artigo vamos conhecer melhor a campanha e também te dar algumas dicas de hábitos e atividades que te ajudarão a cuidar da sua saúde mental neste ano que está começando.
Como funciona o Janeiro Branco?
Assim como acontece com outras campanhas, como o Setembro Amarelo – de combate ao suicídio, o Outubro Rosa – de conscientização sobre o câncer de mama e o Novembro Azul – alertando sobre câncer de próstata, o Janeiro Branco chega para colocar em pauta o cuidado e a reflexão das pessoas sobre sua condição mental.
A escolha deste mês e cor, não foram por acaso. O janeiro, bem como o branco, tem todo um simbolismo de recomeço, de uma tela em branco onde podemos começar a traçar novos objetivos e resoluções. É o início de um novo ciclo, mais saudável e com maior atenção a questões de saúde.
E qual o resultado efetivo de uma campanha como essa? A promoção de palestras, oficinas, cursos e pautas que dão luz ao o tema, para que a sociedade saiba de sua importância, estimulando a prevenção, promovendo o autocuidado e a valorização da saúde mental.
A urgência desse tipo de discussão e alerta, se faz clara quando vemos os números como os levantados pelo DataFolha em 2022, onde 8 em cada 10 jovens brasileiros de 15 a 29 anos, tiveram problemas recentes de saúde mental.
Ou mesmo os dados que indicam que, diagnósticos de depressão na população adulta brasileira cresceram 41%, somente nos dois primeiros anos da pandemia.
Para divulgar a campanha, foram colocados no ar um site oficial do Janeiro Branco, um perfil no Instagram, e até mesmo uma loja, com material promocional da campanha.
Visite, espalhe e apoie.
Como cuidar da saúde mental?
Aqui na revista Meu Retiro estamos sempre falando sobre atividades e experiências que impactam positivamente a nossa saúde mental, tanto promovendo o autocuidado, quanto estimulando a prevenção e o tratamento natural.
Inclusive o nome do nosso projeto – Meu Retiro – vem justamente disso, da ideia de criarmos um momento de pausa, um momento para o nosso cuidado, uma intervenção na rotina onde podemos nos retirar para momentos de autoconhecimento.
Para estes momentos, existem muitas opções de atividades que ajudam a cuidar da saúde mental, bem como hábitos que podem ser cultivados para este fim.
O Instituto Nacional de Saúde Mental (National Institute Mental Health), fez uma lista de hábitos que ajudam na prevenção da saúde mental. Vamos conferir a seguir:
-
Fazer exercícios regulares – 30 minutos de caminhada diária já ajudam a melhorar o seu humor e a sua saúde mental;
-
Fazer refeições saudáveis, regulares e manter-se hidratado – Uma dieta balanceada e muita água podem melhorar sua energia e foco ao longo do dia;
-
Fazer do sono uma prioridade – Durma o suficiente, o sono e o descanso se fazem necessários para a saúde física e mental;
-
Fazer atividades relaxantes – Meditação, Yoga, Pranayama, e tantas outras atividades, são atividades relaxantes absolutamente gratuitas e de acesso universal. Clique nos links e conheça mais sobre essas práticas e seus demais benefícios. Em nosso portal é possível ainda encontrar mestres, grupos e profissionais para te orientarem em todas essas atividades;
-
Estabelecer metas e prioridades – Organizar-se, decidir o que deve ser feito agora, ou o que pode esperar, visualizar as realizações e não focar-se nas pendências, são atitudes que ajudam a manter uma saúde mental mais estável;
-
Praticar a gratidão – Lembrar-se diariamente das coisas pelas quais você é grato é um tipo de hábito que traz diversos benefícios, inclusive comprovados cientificamente. Temos um artigo falando sobre isso, o qual você pode conferir clicando aqui;
-
Ser positivo – Concentre-se na positividade, identifique e desafie seus pensamentos negativos e inúteis, bem como suas crenças limitantes;
-
Manter conexão com os que lhe são queridos – Entre em contato com seus amigos, familiares e aqueles que podem te ajudar quando as coisas ficam difíceis, que podem te dar apoio emocional e ajuda prática;
Além dessas dicas do Instituto Nacional de Saúde Mental, complementamos a lista com uma dica extra que tem tudo a ver conosco e com o tema central do Janeiro Branco:
-
Experimente um retiro – Existem diversas opções de Tipos de Retiro, cada um com seu estilo, com um tipo de abordagem, com sua programação de atividades, mas algo que é comum a todos eles, é o bem que eles fazem para a nossa saúde mental.
Um retiro é uma experiência ideal para quem procura equilíbrio, relaxamento, desconexão do cotidiano e conexão consigo próprio, em uma jornada de autoconhecimento e amor-próprio.
Confira aqui em nossa revista algumas dicas de Retiros em SP e consulte o Portal Meu Retiro para contratar uma experiência perto de você.
Então, que tal aproveitar este momento inspirador do Janeiro Branco e iniciar algum destes bons hábitos ou experimentar uma experiência de retiro transformadora?
Para encerrar este artigo, deixamos um ótimo Tedx chamado “A lavoura da vida: semeando e colhendo saúde mental”, apresentado pelo psicólogo clínico Edson Sarti, que fala sobre a busca pelo equilíbrio pessoal e profissional. Ótimo conteúdo complementar para esse momento. Assista abaixo:
Comentários