Notícias | Pau de Chuva

Pau de Chuva: como esse instrumento pode me ajudar?

Publicado em: outubro 15, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Você já ouviu falar em Pau de Chuva? Não?!

Se ouviu falar, pode estar se perguntando o motivo pelo qual um instrumento musical indígena ganhou um artigo aqui na Revista Meu Retiro.

Calma, a explicação é simples.

O fato é que este instrumento musical idiofônico – cujo corpo do objeto é que produz o som – tem outras utilidades além de produzir seu característico som de chuva, ou de ser utilizado como um chocalho.

E é justamente sobre isso que falaremos a seguir.

Vamos juntos saber mais sobre este objeto que vem sendo utilizado há séculos em todo o mundo.

O que é um Pau de Chuva?

A origem do Pau de Chuva vem das florestas e montanhas da América do Sul, principalmente da região que hoje reconhecemos como Chile, com provável raiz Asteca, mas há registros antigos do uso do instrumento indígena em diversas partes do mundo.

Ele é um instrumento musical, mais precisamente de percussão, e sua sonoridade é bem próxima a do barulho da chuva, ou de água corrente.

Com um formato de um tubo longo e oco, ele é parcialmente preenchido com pequenos objetos, como grãos, sementes ou pedrinhas, tendo suas extremidades seladas e sua parte exterior adornada.

Quando a vara é levantada, o conteúdo interno cai para a outra extremidade do tubo, ricocheteando nas saliências internas, criando o som mencionado anteriormente. 

Dependendo da região são usadas diferentes fontes de matéria-prima para sua construção, mas originalmente sempre fazendo uso de elementos da natureza.

Aqui no Brasil, muitos eram feitos de galhos de embaúba – também conhecida como árvore-da-preguiça ou imbaíba, ou com pedaços de bambu.

Já nos EUA, são usados pedaços de cacto para a construção do objeto, o qual tinha seus próprios espinhos também utilizados como conteúdo interno do instrumento.

Versões semelhantes do pau também são encontradas em partes do sudeste asiático, Austrália e no continente africano.

Mas é claro, eles também podem ser feitos de forma industrial, e até mesmo caseira, usando rolos de papel toalha em vez de troncos de árvore, por exemplo.

Deixamos a seguir uma dica legal, um vídeo do canal Tio Pedro Musical, que te ensina passo-a-passo como fazer um Pau de Chuva caseiro:

Utilidades e benefícios do Pau de Chuva

O Pau de Chuva nos remete as antigas práticas de rituais Xamânicos. Era usado em práticas de cura pelos Xamãs e, claro, para atrair a chuva.

Acreditava-se que ao imitar o som da chuva, os espíritos – ou o Grande Espírito – se lembraria que as pessoas da terra precisavam de uma chuva para saciar as necessidades de suas plantações, animais e a sede.

Hoje ele ainda é amplamente usado, tanto como instrumento musical, como em aplicações curativas.

Terapeutas holísticos e facilitadores de curas utilizam o Pau de Chuva em rituais de limpeza do campo energético, sessões de relaxamento e meditação, Sound Healing e Musicoterapia.

pau-de-chuva

Créditos: Microgen | Fonte: Envato Elements

Seu som é base de processos terapêuticos como, por exemplo, com crianças com baixa cognição, que aprendem “causa e efeito” usando o instrumento – ao girar o pau de certa forma, irá gerar um som agradável.

Em sessões de meditação ou relaxamento, o som produzido pelo Pau de Chuva também é bastante utilizado, sendo uma alternativa mais orgânica e natural a famosas playlists com sons de chuva do Spotify.

Existem inclusive vídeos ASMR baseados em Pau de Chuva, como esse que vamos indicar abaixo.

Ah, não sabe o que é ASMR? 

ASMR é a sigla de Autonomous Sensory Meridian Response, ou seja, resposta meridional sensorial autônoma, que é uma sensação agradável produzida por algo externo, em áudio ou vídeo, cuja missão é promover o sono, a concentração, diminuir o estresse e provocar formigamento ou arrepios pelo corpo.

Isso pode ser um vídeo com alguém estourando bolinhas de um plástico bolha, o som de um filtro dos sonhos, entre outros sons e imagens específicos que passam bem-estar.

Agora explicado, deixamos aqui um vídeo do canal ASMR Lá Nas Alturas, que produziu mais de duas horas de sons e imagens relaxantes, onde entre eles está o nosso querido pau de chuva. Confira:

Como pode perceber, além de suas funções primárias como instrumento musical e invocador de chuva em rituais Xamânicos, o Pau de Chuva é um acessório que pode contribuir bastante para seu processo de autocuidado, relaxamento e plenitude. Experimente!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!