Sumário
Aqui em nossa revista Meu Retiro já temos um conteúdo onde falamos sobre o que é, e como acontece, uma sessão de reflexoterapia. Agora, neste artigo no qual você acaba de chegar, iremos nos aprofundar na Reflexologia Facial.
Talvez você esteja estranhando o uso da palavra ‘facial’ no parágrafo acima, isso porque a maioria das pessoas conhece e tem contato com a reflexologia através da reflexoterapia podal, aquela feita a partir da pressão em pontos específicos dos pés, que, apesar de popular, não é a única forma de reflexoterapia que existe.
Se você quer saber mais sobre uma prática que atende tanto questões físicas e emocionais quanto estéticas, capaz de proporcionar relaxamento, alívio de dores e do estresse, e até mesmo benefícios para sua pele, continue lendo esse artigo.
Qual o conceito e como funciona a Reflexologia Facial
Conforme falamos acima, a reflexologia é uma terapia complementar que se baseia no princípio de que existem pontos reflexos nos pés, mãos e orelhas que estão conectados a diferentes partes e órgãos do corpo.
O objetivo dessa prática é estimular esses pontos reflexos com as mãos, manipulando a nossa energia vital, para promover o equilíbrio e a saúde em todo o organismo, estimulando o processo de cura natural do corpo.
A Reflexologia Facial parte deste mesmo princípio, e possui técnicas que foram desenvolvidas nas últimas décadas por diferentes reflexologistas, tanto do oriente quanto do ocidente, porém que sempre mantiveram a mesma base de prática: a terapia de zona – na qual o rosto é dividido em zonas que recebem toques para reequilibrar outra área correspondente do corpo.
A combinação de técnicas e conhecimentos sobre neuroanatomia – o estudo de como o cérebro e o sistema nervoso funcionam em nossos corpos, com a antiga sabedoria do sistema meridiano chinês e demais mapas corporais asiáticos, dão sustentação a esta prática tão suave quanto poderosa.
A Reflexologia Facial pode inclusive ser aplicada de forma integrada com outras terapias, como o Reiki, a massagem Indian Head, a Aromaterapia, e claro, a própria reflexologia podal.
Benefícios da Reflexologia Facial
Em linhas gerais, o reequilíbrio da energia vital garante uma melhora da saúde e do bem-estar da pessoa tratada, além disso, pelo fato do rosto estar tão próximo do cérebro, ao estimular os pontos reflexos faciais que se conectam diretamente às neurovias do corpo, estimulamos o sistema imunológico e a concentração.
Podemos listar ainda uma série de benefícios que a Reflexologia Facial pode proporcionar, alguns deles, logo após a primeira sessão:
-
Estimula colágeno e elastina, ajudando a firmar os músculos faciais, a reduzir as linhas finas e rugas, e dando à sua pele um tom e brilho mais saudável;
-
Alivia a tensão nos músculos faciais;
-
Reduz a ansiedade e o estresse;
-
Melhora a drenagem linfática;
-
Trata de condições como a sinusite, congestão, enxaqueca, bruxismo e Paralisia de Bell;
-
Também ajuda a tratar TPM e desequilíbrio hormonal, insônia e a menopausa.
Como é uma sessão de Reflexologia Facial?
Se tem curiosidade em experimentar uma sessão de Reflexologia Facial, e não sabe como ela acontece, nós te contamos a seguir.
A consulta é realizada em um consultório ou clínica, por um terapeuta credenciado – são quase dois anos de formação para se tornar um reflexologista – que utiliza óleos personalizados, baseados na condição individual da pele, tipo e necessidades terapêuticas de cada paciente.
O tratamento começa com uma massagem facial que incorpora as mais eficazes técnicas naturais de lifting aplicadas nas zonas reflexas, com especial atenção aos olhos, bochechas e mandíbula.
Além do uso das mãos, o terapeuta também pode fazer uso de uma ferramenta em formato de rolo, que serve para estimular a pele e as terminações nervosas da face. Esta ferramenta é o único equipamento aprovado pela Associação de Reflexologistas para uso neste tipo de atendimento.
O procedimento na totalidade não é invasivo e é absolutamente indolor, não raro pessoas dormem durante a sessão e acordarem revigoradas ao término dela.
Após o procedimento, dependendo da condição do paciente, o terapeuta irá recomendar pontos de reflexologia específicos para serem trabalhados em casa.
Por fim, o indicado é que sejam feitas de duas a seis sessões de tratamento para um resultado completo e eficaz, mas logo após a primeira sessão, melhorias já são percebidas.
Mais sobre Reflexologia Facial
Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Confira abaixo o vídeo que destacamos a seguir, uma entrevista da Claudia Rosane da Academia Brasileira de Reflexologia falando mais sobre a Reflexologia Facial e seus pontos reflexos no programa Mulheres, da TV Gazeta de São Paulo/SP.
Para encontrar profissionais aptos a te atender nesta prática integrativa, consulte nosso marketplace, o portal Meu Retiro, e faça sua reserva para uma sessão. Boa consulta!
Comentários