Sumário
Daquelas máximas que poucos conseguem refutar: uma das coisas mais agradáveis que existe é, poder entrar em uma piscina de águas termais e relaxar, não é?
É quase unanimidade. Banhar-se em uma piscina ou em uma banheira com água quente nos causa uma sensação de tranquilidade, descanso e bem-estar.
Mas você sabia que isso também um processo terapêutico e que atende a diversas necessidades e patologias?
Pois é, o nome disso é termalismo, e ela se refere as diferentes utilizações da água termal como uma fonte de tratamento e prevenção de diversos males do corpo e da mente.
Esta é uma prática muito mais antiga do que você imagina. A água é utilizada como fonte terapêutica há mais de cinco mil anos por diversos povos e culturas. Vejamos um pouco de história a seguir.
Quais São as Origens do Termalismo
A história do termalismo vem da Grécia e da Roma antiga, sendo eles os primeiros a explorarem as propriedades medicinais das fontes de água termal.
Aliás, você sabe o que é água termal?
A água termal é uma versão mais mineralizada da água comum, composta por diversos minerais como o ferro, magnésio, potássio, cálcio, entre outros.
Ela é aquecida sob a terra pelo processo de geotermia – o calor da terra, ou por ação de vulcões, estando sempre em uma temperatura mais alta que a do corpo humano.
Pois então, ambos os povos popularizaram as fontes termais e iniciaram o estudo das capacidades curativas dessa água, surgindo assim o termalismo.
O termalismo mais moderno tem raízes na Europa depois no fim do século XIX, quando começa a se popularizar em todas as camadas da sociedade, para enfim em meados do século XX, ganhar ainda mais notoriedade, inclusive entre a comunidade terapêutica.
Atualmente no termalismo, chamado também de termalismo social, temos a crenoterapia como um dos caminhos mais populares dentro da prática, este que é a indicação e uso de águas minerais atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde.
Um exemplo popular disso, é a fisioterapia realizada em piscinas de águas termais, também chamada de hidroterapia.
Benefícios do Termalismo
O primeiro benefício do uso de águas termais, a maioria de nós já conhece bem, que é sua ação relaxante e de alívio de dores corporais.
As águas termais atuam também na renovação celular, repõem minerais, combatem infecções, diminuem a pressão arterial, e previnem problemas musculares e vasculares.
A presença dos sais minerais e sua temperatura, causam esses efeitos de bem-estar em todo praticante desta terapia, mas há como ser ainda mais específico.
Dependendo da composição da água, de qual é seu elemento predominante, ela consegue entregar ainda mais benefícios àquele que passa por certa condição ou patologia, ou seja, todas as águas termais são benéficas à saúde de modo geral, mas algumas atendem melhor alguns casos. Por exemplo:
- Águas fluoretadas, ou seja, com alta concentração de flúor, possui propriedades benéficas a quem sofre com doenças ósseas e problemas respiratórios.
- Águas cálcicas, com alto índice de cálcio, também operam na área dos ossos, recuperando o nível da massa óssea.
- As que são ricas em ferro, ajudam a fortalecer o corpo e regeneram a pele; e as com zinco tratam do excesso de gordura cutânea e retira as células mortas nos cabelos.
- Águas cloretadas ajudam com problemas do aparelho digestivo e reumáticos.
- As sulfurosas, ou seja, com enxofre, estimulam o metabolismo, reforçam o sistema imunológico e cuidam também de questões reumáticas e da derme.
E assim por diante, com mais uma porção de indicações variadas dependendo de seu principal elemento, indo desde a função diurética das águas ricas em magnésio, até as propriedades anti-inflamatórias das que são abundantes em cobre.
Por essa possibilidade de escolha, é importante conhecer mais sobre o local/água onde irá realizar a terapia, além do acompanhamento de um médico ou profissional habilitado.
Como Funciona o Termalismo
As sessões terapêuticas acontecem principalmente em estâncias de águas termais, com métodos e aplicações variáveis, mas também pode ser aplicada em consultórios especializados.
A forma mais popular são os banhos, com imersão em água ou mesmo de somente partes específicas do corpo, mas há também aplicações em forma de gases ou pelóides – uma espécie de lama; ai nesse caso a aplicações são tópicas, ou via inalações e irrigações.
Onde Encontrar o Termalismo
O termalismo social e a crenoterapia são reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde e fazem parte da lista de práticas integrativas e complementares, desde 2006, quando foram admitidos no SUS junto com a homeopatia e a fitoterapia.
Se você quer experimentar este caminho terapêutico, vale procurar o centro médico da sua região e consultar a existência de profissionais para atendimento público.
Por não ser das práticas mais populares, sua implementação é gradual e pode ainda não estar disponível em certas localidades.
O Brasil é um lugar com abundância de estâncias termais, e nós da revista Meu Retiro, para facilitar a sua busca, separamos alguns lugares que valem a pena você considerar, se a ideia é experimentar esse tipo de terapia.
Confira nossa lista de lugares com águas termais no Brasil clicando aqui.
E pra concluir nossa conversa e dar aquele plus no conteúdo, indicamos este vídeo do programa Nossa Saúde, especial sobre termalismo, onde profissionais da saúde comentam a prática e mostram algumas cenas de sessões com águas termais:
Comentários