Sumário
A maioria das pessoas conhece os Asanas, as Posturas do Yoga; os Pranayamas, os exercícios de respiração; e as mudras, os gestos feitos com as mãos durante o Yoga. Mas, e o Trataka, você já conhecia?
Trataka em sânscrito quer dizer “direcionar o olhar”, e é uma antiga técnica de meditação que consta nos antigos textos do Hatha Yoga, o Hatha Yoga Pradípiká, como uma das “seis técnicas de limpeza” do nosso organismo, para nos livrar dos excessos dos Doshas.
O Hatha Yoga Pradipika define o Trataka como “olhar atentamente com um olhar inabalável para um pequeno ponto até que as lágrimas sejam derramadas”, ou seja, focar os olhos em um objeto externo por um longo período até lacrimar.
Esse olhar fixo, além da função de limpeza do corpo e dos próprios olhos, também funciona como um ótimo exercício de concentração mental para uma meditação mais profundo.
Vamos compreender melhor como devemos fazer essa meditação a seguir.
Como praticar Trataka
Existem três exercícios do Trataka: Bahiranga Trataka, Antaranga Trataka e Artarbahiranga Trataka.
A Bahiranga Trataka propõem que você deve sentar-se em uma posição confortável, esticar o braço à frente fazendo sinal de ‘positivo’, com o dedão apontando para cima.
Nesta posição, deve-se olhar fixamente para a unha e fazer movimentos com o braço, primeiro horizontais, depois verticais, acompanhando a unha somente com o olhar.
Na sequência, é feito um movimento circular lento, que termina com as mãos sendo esfregadas uma na outra até produzirem calor, para na sequência, em forma de concha, tampar os olhos para que eles descansem.
Para compreender melhor, confira a seguir o vídeo da Ranise Silveira, do Centro de Yoga Satyadhara, mostrando sua versão da prática da Bahiranga Trataka.
Continuando as explicações: A Antaranga Trataka é um exercício onde visualizamos um ponto de concentração mentalmente. Normalmente é usada a imagem do OM na altura do Ajna Chakra, o Chakra frontal, bem entre as sobrancelhas.
E por fim, no Artarbahiranga Trataka você deve fixar seu olhar em um ponto externo, sem piscar, até lacrimejar. O ponto de concentração pode ser qualquer coisa, até mesmo um ponto preto na parede, mas a maioria das pessoas usa a chama de uma vela para esta função.
Para iniciar essa meditação, deve-se escolher uma postura meditativa que seja confortável, onde seja possível colocar a chama da vela na altura dos olhos, de modo que ela esteja sempre visível e não se apague.
Ao acomodar-se, pisque diversa vezes para lubrificar os olhos antes de começar a meditação, já que durante a prática o olhar deve ser fixo, igual se fazia em brincadeiras infantis do tipo “quem piscar primeiro, perde”.
Após a sessão de piscadelas, os olhos devem ser fechados e a atenção deve estar voltada para a respiração e as reações do corpo. Ao se sentir relaxado, deve então abrir os olhos e fixar o olhar na chama, e assim permanecer pelo maior tempo possível, sem piscar ou embaçar a visão.
Quando o olhar estiver cansado demais, ou lacrimejar, deve então fechar os olhos e se concentrar na imagem que a chama deixou registrada em sua mente enquanto os olhos descansam.
Não se deve esfregar os olhos, pois nestas lágrimas derramadas estão as impurezas que você está colocando para fora.
Após um tempo descansando os olhos – eles fechados, ou tampados pelas mãos em forma de concha como na Bahiranga Trataka – você retorna à meditação repetindo toda a operação, porém sem ultrapassar o limite e 10 minuto, para evitar qualquer tipo de dano á retina ou correlato.
Estes três exercícios podem ser feitos um em sequência do outro, e podem ser realizados antes de uma sessão de meditação convencional, ou antes de alguma atividade que demande alto grau de concentração, como uma sessão de estudo, por exemplo.
Mais benefícios do Trataka
Como falamos acima, além de ser um exercício de concentração, a função principal do Trataka é a limpeza dos excessos dos Doshas, porém sua prática tem outros benefícios secundários bem interessantes:
Reduz a ansiedade
Por ser um exercício de concentração, o Trataka funciona também como um ótimo aliado para o combate à ansiedade. O foco e a atenção total em um objeto, especialmente algo tão calmante quanto a chama de uma vela, consegue desligar a pessoa de seus pensamentos ansiosos, colocando-a totalmente direcionada àquela ação.
Melhora a visão e fortalece os olhos
Com a idade, nossos olhos perdem flexibilidade e tônus muscular, o que pode causar uma redução na capacidade de focar em várias distâncias e condições, como a hipermetropia.
O Trataka pode fortalecer os músculos oculares e, assim, ajudar em questões de saúde óptica, como a citada acima, além da miopia e o estrabismo.
Melhora a sua concentração e memória
Ao fazer você deixar de lado seus pensamentos e colocar toda a sua atenção na chama de uma vela ou uma unha, o Trataka afina sua capacidade de se concentrar e controlar sua mente.
Com a prática, você achará mais fácil deixar suas preocupações de lado, descansar sua mente multitarefa e se concentrar totalmente em apenas uma tarefa por vez, o exercício da atenção plena.
Com a mente limpa, você acabará experimentando uma melhora em sua memória, sobretudo a visual.
E então, que tal experimentar essa prática?
Conte pra gente nos comentários como foi sua experiência e quais suas impressões sobre o famoso Yoga para os olhos.
Comentários