Você sabia? | Amor-próprio

Quais são as diferenças entre Amor-próprio e Egoísmo

Publicado em: fevereiro 03, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Em toda nossa comunidade, assim como aqui na revista Meu Retiro, o amor-próprio é um sentimento admirado, incentivado e enaltecido. Isso porque ele é um ingrediente essencial para alguns de nossos pilares, como o autocuidado e o autoconhecimento.

Porém, o amor-próprio por vezes é confundido com outros sentimentos nem tão nobres, caso do egoísmo e do narcisismo.

Mas como distingui-los? Quais são as diferenças entre Amor-próprio e Egoísmo, se superficialmente ambos tratam sobre colocar-se como prioridade?

É mais fácil do que se imagina, e com olhar atento, conseguimos perceber que são sentimentos muito distantes um do outro, quase antagônicos.

Vamos dar uma olhada cuidadosa em ambos a partir de agora, identificando as diferenças entre Amor-próprio e Egoísmo.

amor-próprio e egoísmo

Créditos: Alexlucru123 | Fonte: Envato Elements

Reconhecendo as diferenças entre Amor-próprio e Egoísmo

Segundo o dicionário Michaelis, o amor-próprio é definido como “sentimento que tem em si mesmo o único objeto e o único fim, e que leva o indivíduo a fazer mais caso de si do que dos outros, subordinando tudo às próprias comodidades e ao próprio bem-estar”.

Já o egoísmo é definido pelo mesmo dicionário como “Atitude daquele que busca o próprio interesse, acima dos interesses dos demais”.

As definições se parecem bastante, mas devemos começar deixando clara uma diferença, a intenção, ou seja, o motivo pelo qual fazemos as coisas.

A intenção do amor-próprio normalmente é boa, acolhedora para si e os outros; já a intenção do egoísmo vem carregada de um caráter ruim e destrutivo, com olhos voltados somente a si e mais ninguém.

É claro, nem tudo feito com boa intenção resulta em coisas boas. Pode acontecer da intenção ser boa, mas o resultado ser diferente do imaginado, mas esta é uma variável do imprevisível da vida que não tira o mérito da intenção original.

Quando praticamos o amor-próprio, estamos trabalhando uma escolha pessoal de nos colocar como prioridade, a escolha de cuidar e agradar a si, sem a intenção de prejudicar nada e nem ninguém para isso.

O amor-próprio nos leva ainda a honrar e nos conectar com nós mesmos, nos encorajando a criar limites saudáveis, aumentando nosso amor, respeito e cuidado com nós mesmos e com o próximo, incentivando nossa sabedoria, criatividade e compaixão.

Amor-próprio e egoísmo

Créditos: Prostock-studio | Fonte: Envato Elements

É um sentimento individual, que não precisa de outras pessoas para existir. A prática do amor-próprio é sobre ouvir nossas necessidades, desejos e inclinações interiores e, após ponderar sobre suas consequências, cumpri-las.

Porém, quando você tenta escapar dos altos e baixos da vida em nome do amor-próprio, ou não se importa com as consequências da sua atitude perante o próximo, aí você está sendo egoísta.

O egoísmo encoraja o medo, a violação dos limites – próprios e dos outros-, a desconfiança e o individualismo extremo.

A pessoa egoísta sente necessidade de sempre estar no centro das atenções, acredita que o mundo gira em torno delas, e precisa de pessoas a seu redor para manifestar esse sentimento.

Claro que nem tudo é tão simples, nem toda ação pode ser classificada como egoísmo ou amor-próprio, existe todo um meio-termo entre um e outro sentimento, mas se pararmos para pensar antes de agir, será fácil identificar se a sua atitude está pendendo mais para um lado ou para o outro.

E, seguramente, todos nós precisamos de mais amor-próprio, mas ninguém precisa de mais egoísmo, não é mesmo?

Caso você esteja se perguntando como podemos desenvolver o lado correto desta balança, seguem abaixo alguns links valiosos que te guiam a esta resposta.

Colocando o amor-próprio em prática

Já fizemos aqui em nossa revista digital, dois artigos sobre a prática do amor-próprio. Este com 4 dicas para você desenvolver o amor-próprio, e este com 9 dicas para aumenta-lo.

Além das dicas contidas nestes dois artigos, sugerimos que também consulte nosso Portal Meu Retiro, para encontrar experiências que desenvolvem nosso amor-próprio, como, por exemplo, os retiros Heal Your Life da Louise Hay, diversos tipos de Spa, e práticas terapêuticas como o Amarasí.

Por fim, depois de toda essa leitura sobre as diferenças entre Amor-próprio e Egoísmo, para te inspirar ainda mais, trazemos aqui uma aula especial da incrível Pri Leite Yoga, uma sequência de Asanas desenvolvida para trazer energia, confiança e cultivar amor-próprio.

Movimente-se sempre na direção do amor.

Confira as melhores experiências de Autoconhecimento:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!