Sumário
É de conhecimento geral o grande número de benefícios físicos que a massagem pode nos proporcionar, mas você conhece os Benefícios Psicológicos das Massagens?
Quando você está estafado fisicamente, ou com alguma dor física crônica, é comum que procure uma sessão de massagem profissional. Mas e quando se está ansioso? E deprimido? Já pensou em procurar uma sessão de massagem para se tratar?
Já falamos aqui na revista Meu Retiro sobre os tipos de massagem e seus benefícios de forma geral, mas hoje vamos nos aprofundar em sua ação terapêutica no tratamento de diversas condições psicológicas, – a massagem atua desde a depressão até a hiperatividade com déficit de atenção.
Os benefícios que listamos a seguir, tem como matéria-prima as massagens relaxantes, as quais especificamos seus diferentes tipos neste artigo aqui.
Conheça 4 Benefícios Psicológicos das Massagens
Você sabia que quando uma massagem terapêutica é aplicada, ela afeta todos os sistemas do seu corpo, inclusive o psicológico?
Isso acontece principalmente porque ao recebermos uma massagem, liberamos endorfinas, o hormônio do bem-estar liberado pelo corpo em momentos de alegria e felicidade.
Durante uma massagem a nossa serotonina e dopamina podem aumentar em cerca de 30%, o que naturalmente melhora nosso humor, nos proporciona felicidade, e nos dá uma maior sensação de bem-estar.
Vejamos quais são os outros Benefícios Psicológicos das Massagens:
Alivia os sintomas de depressão
Existem uma porção de estudos clínicos que comprovam que um dos Benefícios Psicológicos das Massagens é o alívio dos sintomas da depressão.
Além do relaxamento e bem-estar, a massagem regular também ativa os neurotransmissores, liberando e equilibrando os hormônios positivos citados acima, e ainda liberando ocitocina, hormônio conhecido como “hormônio do amor”, por ser produzido quando as pessoas se conectam fisicamente, se tocam, se abraçam ou se unem. Liberada no organismo, a ocitocina promove um profundo sentimento de bem-estar, facilidade e conforto.
Reduz a ansiedade
O efeito da Massoterapia na ansiedade e na depressão é praticamente o mesmo.
Um novo estudo do Instituto Nacional de Saúde americano mostrou que seus pacientes, após três meses recebendo massagens de forma contínua – uma média de 10 horas de massagem no mês – apresentaram apenas metade dos sintomas de ansiedade que apresentavam antes.
Alivia o estresse e sintomas de enfermidades crônicas
É um círculo vicioso: quem sofre com sintomas de doenças crônicas (ou seus tratamentos) têm níveis de estresse mais elevados. Quanto mais estressado fica, pior é a condição geral, o que a faz sentir mais sintomas.
Um dos Benefícios Psicológicos das Massagens é que ela é capaz de reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, em até 30%, interrompendo esse ciclo, causando a diminuição de sintomas e promovendo maior bem-estar às pessoas.
Um exemplo disso, é um estudo onde se descobriu que crianças com câncer que recebem massagens regularmente, têm redução nos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, o que as coloca em um melhor estado físico e psicológico para responder positivamente ao tratamento e combater a doença.
Além disso, sintomas relacionados diretamente ao estresse, como dores musculares e articulares, dores de cabeça, insônia e fadiga, são reduzidos quando massagens são adicionadas à sua rotina regularmente.
Maior relaxamento e descanso
As massagens são notadamente fontes eficazes de relaxamento, o que também contribui para a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Mesmo uma massagem na cadeira, com duração de 10 a 15 minutos, já é o suficiente para sentir esse relaxamento imediato, mas além dessa ação a curto prazo, também é possível melhorar nossa capacidade de descanso a longo prazo com sessões de Massoterapia, melhorando inclusive nosso padrão de sono.
Alguém mais relaxado e descansado, é uma pessoa mais tranquila, equilibrada, focada e com maior bem-estar e acuidade mental.
Onde encontrar profissionais de massagem?
Se você está buscando profissionais, ou um local dedicado à prática da massagem, faça uma busca em nosso Portal Meu Retiro. Lá é possível entrar em contato com dezenas de massoterapeutas prontos para te atender e te iniciar nessa atividade terapêutica.
Quer experimentar algo sem nem mesmo sair de casa? No vídeo abaixo deixamos um vídeo do programa Você Bonita da TV Gazeta, onde podemos ver uma demonstração de como é uma massagem anti depressão:
Lembre-se que apesar de seus muitos benefícios, as massagens não devem substituir os cuidados médicos convencionais. Como acontece com todas as terapias integrativas, diga ao seu médico que você pretende fazer massagens e certifique-se de continuar seus planos de tratamento padrão.
Comentários