Sumário
Meditar à Noite, é algo bom ou ruim? O motivo da questão título desse artigo é pertinente, pois em uma busca rápida no Google, encontramos conteúdos que defendem ambas posições. Há quem acredite que meditar durante a noite é algo bom, e outros que acreditam que esta não é uma boa prática.
Compilamos a seguir alguns dos argumentos mais consistentes sobre ambos posicionamentos, e ao final, damos um veredito sobre o tema para que você faça sua escolha.
Por que Meditar à Noite é bom?
A argumentação daqueles que defendem que Meditar à Noite é algo bom, começa por acreditar que a meditação é um caminho para o relaxamento, o que é necessário após um longo dia de atividades. Ela ainda ajudaria você a limpar a mente, ter um momento avaliativo do seu dia, e te prepara para uma boa noite de sono.
Vejamos os principais pontos do porquê Meditar à Noite é bom:
Te ajuda a dormir melhor
Se você tem problemas para adormecer, meditar antes de dormir pode ser uma estratégia para que você alcance o sono desejado.
Pesquisas mostram que uma prática regular de meditação pode melhorar a qualidade e a duração do sono. Isso acontece pois a prática aciona o sistema nervoso parassimpático para produzir melatonina, um hormônio que promove a sonolência.
Algumas pessoas também praticam o Yoga Nidra antes de dormir como elemento de combate a insônia.
Um tempo para refletir sobre o dia
Em nosso cotidiano acelerado, muitas vezes não temos tempo para refletir sobre os acontecimentos do dia.
Um momento de meditação à noite, não exatamente antes de dormir, te ajuda a organizar e avaliar as ideias, e te coloca em uma rotina de auto análise que é essencial para o processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Reduz o estresse e ansiedade
A prática regular da meditação diminui os nossos níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse, e aumenta as ondas cerebrais alfa, que representam nosso estado de relaxamento.
Com o sistema nervoso equilibrado, controlamos melhor nossas emoções e pensamentos, e por consequência, os sintomas de ansiedade.
Por que Meditar à Noite é ruim?
Primeiramente devemos dividir duas práticas aqui: Meditar à Noite, e meditar antes de dormir. Essas ações parecem ser a mesma coisa, mas não são.
Os principais argumentos negativos sobre Meditar à Noite, referem-se a meditação próxima da hora de dormir, pois dependendo do tipo de meditação – como o Mindfulness por exemplo – a prática estimula o processo oposto ao sono, ou seja, a atenção e a consciência.
Segundo um estudo publicado pela American Psychosomatic Society, as pessoas que mais praticam meditação são as que estão mais propensas a terem problemas em seu ciclo de sono. Isso justamente porque a meditação aumenta a sensação de alerta e foco, conforme falamos acima.
Outro motivo que desencoraja a meditação antes de dormir, é a posição em que normalmente estamos ao praticá-la. Muitas pessoas fazem sua meditação já deitadas na cama, prontas para dormir, e esta não é a posição ideal para esse tipo de atividade. Meditar sentado é o posicionamento adequado para se atingir o relaxamento desejado, isso porque a mente está mais alerta quando estamos nesta posição, do que quando estamos deitados em uma cama.
Por fim, se você faz uso da meditação guiada para dormir, com o tempo a mesma meditação vai fazer cada vez menos efeito sobre o seu sono, e você sempre terá que buscar uma nova para conseguir o resultado desejado, além de condicionar seu sono ao uso deste artifício.
Veredito
Não há uma resposta 100% correta para a pergunta título deste artigo, mas pelos argumentos que compilamos acima conseguimos compreender que Meditar à Noite é algo bom, mas que deve ser feito, preferencialmente, em um horário diferente daquele pouco antes de ir dormir.
É claro, tudo isso depende também do tipo de meditação – Mindfulness, focado em respiração, com mantras, guiada, etc. – do tempo de duração da meditação, da experiência do praticante nesta atividade, e tantas outras variáveis.
Então, além da noite, quando devo meditar?
A meditação é uma atividade que pode ser realizada a qualquer momento do seu dia, e cada um sabe qual o melhor horário para pratica-la dentro de sua rotina. Porém, é popular entre muitos profissionais e praticantes a opinião de que, logo pela manhã, antes mesmo do café da manhã, seria o melhor horário para a atividade do meditar.
A razão disso é que este é o momento que nossa mente está mais tranquila e arejada, é quando nos sentimos revigorados e ainda não enchemos nossa cabeça com as preocupações e afazeres do dia.
Da mesma forma que muitos exercitam o corpo em uma academia logo cedo pela manhã, antes de ir ao trabalho ou ao estudo, a meditação também pode fazer parte da sua rotina de autocuidado matinal, mesmo que esta seja uma prática curta, como apenas algumas respirações conscientes, mas que seja realizada regularmente.
Os benefícios positivos dessa meditação matinal permanecerão ao longo do dia, trazendo mais serenidade e clareza para você.
Um exemplo de meditação curta para a manhã, é esta que reproduzimos abaixo, oferecida pelo canal Meditar Para Despertar, espaço no YouTube que conta com esta e outras dezenas de meditações guiadas para diferentes momentos e propósitos.
Se você quer começar a meditar, conheça mais sobre a prática com este nosso artigo especial sobre o tema, e procure grupos, mestres e espaços dedicados a meditação em nosso Portal Meu Retiro.
Realizar a meditação com os elementos de suporte corretos, irá te ajudar a obter o melhor resultado desta prática capaz de mudar vidas.
Comentários