Dicas | Mitos e Verdade sobre Yoga

Série (1): 15 Mitos e verdades sobre yoga e meditação

Publicado em: setembro 20, 2021 | Por: Vanessa Mantuani

Sumário

Iniciamos uma série de 3 publicações com o tema: 15 Mitos e Verdades sobre Yoga e Meditação, em cada um dos textos iremos abordar 5 assuntos mais polêmicos desse universo do Yoga e da Meditação no ocidente, com a Vanessa Mantuani, que faz parte do time da revista Meu Retiro, formada em enfermagem, criadora do método Yoga Vajra e que vem compartilhando artigos, workshop e cursos há oito anos.

Vamos? Desmistificar e adquirir mais conhecimento!

1- Yoga é religião.

MITO. Yoga foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma prática Integrativa e Complementar  com base em evidências científica.

Digo sempre que o Yoga é um estilo de vida, uma forma que decidimos viver, olhar o mundo, as pessoas e a si próprio, reconhecendo sua verdadeira natureza e cuidando de tudo com amor.

Nesse estilo de vida incluo ações conscientes com o corpo que leva a saúde e bem-estar através de uma mente de sabedoria e calma, que aprendeu a ter energia auto surgida (felicidade independente de situações externas) e não reagir impulsivamente.

Para se aprofundar nesse tema, indico o livro Felicidade Genuína do Alan Wallace.

Algumas pessoas definem o Yoga como cultura, arte ou ciência. Outras, como técnica de saúde mental e física.

Na prática o Yoga vem de uma longa linhagem que é a transmissão de mestre para aluno de forma ininterrupta, geração após geração.

Mantendo as qualidades contínuas e ininterruptas manifestas por muitas formas e aspectos diferentes, mas cuja essência sempre permanece pura.

SÉRIE: 15 Mitos e Verdades de Yoga-Meditação

Créditos: Dane Wetton | Unsplash

2- A prática de Yoga e Meditação emagrece.

VERDADE. Podemos praticar Yoga e Meditação para melhorar a forma física; para conservar a saúde; para equilibrar o sistema nervoso; para acalmar nossa mente; e para levar uma vida mais significativa. Todos esses objetivos merecem a nossa atenção e o nosso esforço.

Podemos perceber que engordamos também por causa da ansiedade e estresse. Esse é um dos motivos que atacamos a geladeira.

Com a prática do Yoga e Meditação aprenderemos a direcionar nossa energia, reconhecer os desequilíbrios e, por consequência, saborear uma vida mais harmoniosa.

Além de ter os músculos tonificados com a prática física dos asanas (posturas psicofísicas).

Tradicionalmente, o Yoga foi empregado por vários milênios como um caminho para sair do sofrimento – duhkha –  e chegar-se a liberdade ou liberação – moksha – ou a iluminação – bodhi.

Há muito tempo, os mestres de Yoga e Meditação reconheceram que só poderemos estar plenamente satisfeitos quando tivermos encontrado a própria fonte de felicidade que está além do prazer e da dor.

O Yoga busca trazer à tona todo nosso potencial.

3- Tantra Yoga ou Yoga tântrico é aula de sexo.

MITO. A meta do Tantra assim como o Dzogchen é o despertar do indivíduo para o estado primordial de iluminação que é encontrado naturalmente em todos os seres, unindo o Samsara (série ininterrupta de mutações com aspectos agradáveis e desagradáveis a que a vida é submetida) com o Nirvana (é o estado de libertação do sofrimento através da superação do apego aos sentidos, do material e de qualquer busca).

O Tantrismo é uma filosofia que tem aspectos comportamentais de característica “desrepressoras”.

O ponto, talvez, seja entender que os muitos sistemas de tantra podem conduzir a iluminação.

A linhagem Nyingma pratica o ponto último do Tantra, a Grande Perfeição, que seria a busca do reconhecimento da Natureza da Mente de forma direta, sem utilizar o yoga de deidades ou práticas de purificação.

A palavra Yoga conjuntamente com a palavra Tantra indica a prática dessa filosofia.

O mestre introduz o estudante para a sua natureza real, a qual já é perfeita e iluminada, porém, somente pelo reconhecimento desta natureza e estabilidade neste estado de reconhecimento durante todas as atividades diárias, todos os pensamentos e conceitos é que o estudante se torna um autêntico praticante do Tantra.

Para se aprofundar no tema, sugiro o livro: Dzogche – A essência do coração da Grande Perfeição do Dalai Lama.

Créditos: Artfotodima | Fonte: Envato Elements

4- Yoga e Meditação é algo místico.

MITO. O caminho do Yoga e Meditação não nos afasta do mundo numa espécie de voo místico. Muito pelo contrário, afirma a vida e a criatividade, dando-lhes, porém, uma nova perspectiva.

Reconhecendo que todas as experiências, e inclusive o elevado estado de Samâdhi, são apenas isso: experiências.

Podemos olhar a vida e as coisas como elas realmente são, em uma contínua observação de ir além das identidades que desenvolvemos como mãe, esposa, filha, empresária (o que é conhecido como ego) até que esse ato deliberado de “autotranscedência” se torna um gesto espontâneo.

Percebemos que tudo o que criamos dentro de nós mesmos, reflete nossa natureza intima.

5- Yoga e Meditação aumenta a capacidade sexual.

VERDADE verdadeira. E, não só para homens, também para mulheres.

A prática da Atenção Plena no momento presente, através da observação da respiração nos momentos de Meditação dentro do Yoga, traz mais vivacidade e controle tornando o momento do sexo mais profundo e íntimo.

No Yoga, também, existe uma prática chamada Pranayama, que são exercícios respiratório onde aumentamos a oxigenação e, portanto, melhora o fluxo sanguíneo no corpo intensificando a sua capacidade sensorial durante as relações sexuais.

Com a prática dos Asanas (posturas psicofísicas) controlamos melhor os músculos pélvicos (músculos localizados na parte inferior da barriga) e os músculos dos órgãos sexuais.

Os homens poderão ter ereções mais fortes e as mulheres músculos vaginais mais robustos. Consequentemente, os orgasmos são mais intensos.

Outro efeito do Yoga é que lhe dá um maior domínio na liberação de tensões musculares, que leva a um maior relaxamento durante a relação sexual e por isso, orgasmos mais intensos.

Enquanto algumas mulheres fazem uma respiração pulmonar, superficial, agitada durante o sexo, alguns homens não sabem que soltar a barriga é um dos melhores modos de prorrogar a ejaculação.

Sem vergonha, ambos podem perder a pose e respirar profundamente pelo abdômen durante o sexo.

A contração usual da barriga deve ser transferida para os músculos pélvicos, levando a energia vital para essa região.

 

Por hoje é só!

 

Se algum tópico lhe trouxe algum insight ou mais dúvidas fale pra gente aqui. E…compartilha com os amiges que se interessam pelo assunto…

 

Sintam um abraço.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!