Sumário
O Reiki é um assunto que está sempre em pauta aqui na revista Meu Retiro. Temos artigos sobre o que é Reiki, os diferentes tipos que existem, como é um curso de formação em Reiki, a importância da autoaplicação, e como o Reiki combate a ansiedade.
Neste artigo ampliamos a conversa sobre o tema e falaremos sobre a aplicação de Reiki em Animais, também conhecido como Reiki veterinário.
Vamos descobrir como funciona essa terapia que está cada vez mais popular nos consultórios veterinários, e o que ela pode fazer pelos nossos amigos animais.
Lembrando que, assim como nos humanos, o reiki trabalha como um tratamento complementar, não substituindo o tratamento veterinário convencional, certo?
Vamos lá!
Como é feito o Reiki em Animais
Para começar o nosso papo, devemos dizer que quando usamos a expressão ‘Reiki em Animais‘, estamos nos referindo a animais de estimação de qualquer idade, forma ou espécie, não apenas cães e gatos. Estes são apenas os mais populares, mas o reiki veterinário é amplo e inclusivo, podendo ser aplicado em aves, roedores, etc.
A premissa do Reiki em Animais é a mesma do Reiki em humanos, ou seja, trabalha com a imposição de mãos, manipulando e alinhando os centros de energia do corpo, os nossos chakras, em busca do equilíbrio energético e a melhora da condição física, mental e espiritual.
Na prática, um atendimento de Reiki veterinário funciona assim: no caso de pequenos animais, como pássaros ou roedores, o animal é colocado em sua mão aberta, garantindo que ele esteja confortável naquela condição, e então é feita a imposição de mãos sobre o animal, ou de sua área afetada.
Caso ele não seja um animal que fica tranquilo fora de uma gaiola ou de sua casinha, ou mesmo é um animal de porte maior, como um cachorro, por exemplo, a aplicação acontece com as mãos até dez centímetros distante dele, ou de sua morada.
A principal regra da aplicação do Reiki em Animais, é manter os bichinhos tranquilos e confortáveis, respeitando seu espaço e sua vontade. Nada pode ser forçado ou incômodo para eles, ou para seus tutores.
A quantidade de sessões de Reiki que o pet recebe em um tratamento varia de caso a caso, podendo ter frequência semanal, quinzenal ou mensal, mas quem determina isso é o terapeuta reikiano que está conduzindo o atendimento.
Vale lembrar ainda que os animais são mais sensitivos que os humanos, e por isso alguns podem ficar mais agitados antes ou durante a aplicação do reiki, mas nada com que deva se preocupar realmente.
Benefícios do Reiki em Animais
A energia do Reiki trabalha nos animais principalmente a reorganização de suas energias, já que eles absorvem muito da nossa energia, o que lhes causa desequilíbrio.
Entre os benefícios da aplicação de Reiki em Animais, estão:
- o alívio de dores físicas;
- o tratamento de distúrbios como ansiedade, estresse, medo e irritabilidade, inclusive em momentos pontuais, como mudança de casa, chegada de outro animal, etc;
- o aumento dos níveis de energia e bem-estar geral;
- a diminuição de efeitos colaterais de medicamentos e/ou tratamentos;
- dá suporte na recuperação pós-cirúrgica, pós-lesão ou de traumas;
- trabalha em problemas com a pelagem, pele ou penas dos animais;
- melhora seu sistema imunológico;
- auxilia o tratamento de inflamações;
- tranquiliza e conforta em seus momentos finais.
A aplicação do Reiki em Animais ainda aumenta o vínculo entre você e o seu animal de estimação, e não possui nenhum tipo de contra indicações, sendo uma forma de tratamento indolor e inclusivo.
Quem pode aplicar Reiki em Animais?
Ficou interessado em proporcionar uma sessão de Reiki para seu pet? Pois saiba que muitos veterinários já estão incluindo o reiki entre seus serviços, porém, qualquer terapeuta reikiano capacitado – ou seja, que tenha completado ao menos o primeiro nível do curso de formação ministrado por um mestre – pode fazer a aplicação em seu animal de estimação.
Para encontrar terapeutas veterinários, ou reikianos aptos a atenderem o seu amiguinho, experimente pesquisar em nosso Portal Meu Retiro. Temos um banco de dados com dezenas de profissionais cadastrados, todos com as credenciais necessárias para atender você e seu pet com todo o profissionalismo e acolhimento necessário.
Se aprofundando no Reiki Veterinário
Neste video abaixo, do canal Feliz com Reiki, da Kátia Maciel, podemos conferir uma live onde a terapeuta fala por uma hora sobre o assunto, dando dicas de como e por onde começar a aplicação de Reiki em Animais, inclusive aqueles medrosos, agitados ou agressivos.
Se você já é terapeuta reikiano e quer aprender um pouco mais sobre o reiki veterinário, esta é uma boa pedida de conteúdo.
Comentários