Sumário
Em nossa busca por saúde e bem-estar sempre esbarramos na questão da alimentação, pilar fundamental para o nosso autocuidado e um estilo de vida mais saudável.
Quando falamos sobre comida que faz bem, o veganismo emerge como uma escolha que não apenas ressoa com a ética ambiental, mas também promete uma série de benefícios para a nossa saúde.
Só para esclarecermos sobre o termo para quem não conhece, o veganismo é um estilo de vida que exclui todos os produtos de origem animal, incluindo carne, peixe, aves, ovos, laticínios e mel.
Cerca de 80 milhões de pessoas se consideram veganas no mundo, apontam as estimativas, segundo este levantamento da CNN Brasil de 2022.
As razões para adotar uma dieta vegana variam. Muitos evitam usar ou consumir produtos derivados, ou testados em animais devido a questões éticas; outros preocupam-se com o impacto da pecuária nas alterações climáticas e na perda de biodiversidade. Mas muitos são atraídos justamente pelos benefícios percebidos para a saúde de uma dieta vegana.
Seguindo esse raciocínio, já fizemos um artigo aqui na revista Meu Retiro falando sobre os benefícios do veganismo, e até mesmo especificando 10 alimentos veganos que combatem a ansiedade.
Agora, neste artigo que você está lendo, exploraremos esse tema de como ter mais Saúde Através do Veganismo, como este tipo de dieta é capaz de nos beneficiar em nossa saúde física e mental.
Mais Saúde Através do Veganismo
Existem evidências científicas que a Saúde Através do Veganismo vem diretamente da dieta vegana, pois normalmente ela é mais rica em fibras e mais baixa em colesterol do que uma dieta onívora.
Através dessa dieta, que normalmente seria rica em frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e nozes, que são alimentos que oferecem uma série de benefícios para a saúde, conseguimos uma redução do risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.
Isso acontece, pois a ausência de gorduras saturadas e o elevado teor de fibras nas dietas veganas contribuem para a saúde cardiovascular, enquanto a redução do consumo de produtos de origem animal está associada a taxas mais baixas de certos tipos de câncer.
A dieta vegana pode ajudar ainda a regular os níveis de açúcar no sangue, proporcionando benefícios para aqueles em risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Além disso, frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para a saúde geral. Os grãos integrais são uma boa fonte de fibras, importantes para a saúde digestiva. E, por fim, as nozes são uma boa fonte de proteínas, gorduras saudáveis e fibras.
Na parte de saúde mental, também é possível ter mais Saúde Através do Veganismo, pois as frutas e vegetais tão presentes neste tipo de dieta são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para o funcionamento saudável do cérebro.
Inclusive existem evidências científicas que sugerem que o veganismo pode estar associado a uma redução do risco de depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental, até mesmo pelo aumento da sensação de propósito, afinal uma dieta vegana pode ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas com o mundo ao seu redor e com um propósito de vida maior. Já falamos sobre a importância do propósito na vida das pessoas neste artigo aqui.
Outra linha de pesquisa científica que vem ganhando notoriedade sobre o veganismo, são as que sugerem que a adoção de uma dieta vegan pode estar associada a uma vida mais longa e a um envelhecimento mais saudável, consequência dos benefícios para a saúde cardiovascular, da redução do risco de certas doenças crônicas e da promoção de um peso corporal saudável conquistados com a dieta.
Mas, não faz mal para a saúde ficar sem carne, ovos e laticínios?
Essa é uma das perguntas mais clássicas quando se fala de veganismo, uma preocupação genuína de muitas pessoas, que vai de encontro com a teoria sobre termos mais Saúde Através do Veganismo.
Porém, não é preciso se preocupar. Uma dieta bem balanceada e baseada em vegetais, com um planejamento nutricional adequado, é capaz de atender a todas as necessidades do corpo.
Alimentos como legumes, frutas, nozes, sementes, leguminosas e grãos integrais fornecem uma ampla gama de nutrientes, incluindo proteínas, ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B – com exceção da vitamina B12, a qual recomenda-se fazer uma suplementação vitamínica.
Ainda dentro desse assunto, já fizemos um conteúdo onde indicamos 7 alimentos para a substituição da carne. Confira aqui.
De todo modo, antes de iniciar uma dieta vegana, ou mesmo vegetariana, vale visitar um profissional da nutrição e o seu médico alopático, a fim de conferir quais cuidados você deve tomar, afinal, cada organismo e cada dieta são únicas.
Veganismo: uma escolha de vida
O veganismo não é apenas uma escolha alimentar, mas uma jornada em direção à saúde. Além dos benefícios físicos, a decisão de adotar uma dieta vegana muitas vezes reflete um compromisso mais amplo com a sustentabilidade, a compaixão pelos animais e a consciência ambiental.
Que tal experimentar e contribuir para a criação de um mundo mais equilibrado e compassivo? Vale pensar no assunto.
Para encerrarmos essa conversa, nada melhor do que o testemunho de quem entende e vive o assunto: a bióloga, mestra em fisiologia humana, doutora PhD em neurociências pela University of Surrey, UK; e certificada em nutrição vegetariana pelo T.Colin Campbell Center for Nutrition Studies, ECornell, NY, Camila Victorino, do canal Pensando Ao Contrário.
Abaixo, Camila conta sua experiência sobre como ter conquistado mais Saúde Através do Veganismo, em vídeo produzido em seu aniversário de 10 anos de dieta vegana.
Com a palavra, a especialista:
Comentários