Você sabia? | Zafu

Zafu: como ele pode me ajudar a meditar?

Publicado em: outubro 08, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Qual zafu você usa na sua meditação zazen? Ele te ajuda no processo?

Ops, peraí. Você não sabe o que é zafu? Nem que ele pode ajudar na sua meditação?

Tudo bem, muita gente também não sabe o que é, ou talvez não conheça por este nome, mesmo quem precisa ou gostaria de ter um.

Por isso hoje vamos falar sobre esse acessório que pode lhe ser de grande ajuda, caso você seja uma daquelas pessoas com dificuldades para meditar sentado.

E quando falo dificuldade, não falo apenas de concentração, mas principalmente de realizar e manter posturas.

Mas Afinal, o Que é Zafu?

zafu

Créditos: Susanna Marsiglia | Fonte: Unsplash

Zafu é uma almofada redonda, de origem chinesa, usada no momento de meditação.

Seu nome  significa assento (za) de typha (fu), pois ele era originalmente recheado com este material no oriente – hoje existem dezenas de opções de tecidos e enchimentos.

Por conta de suas bordas curvas, ela torna as posições tradicionais de meditação sentada mais fáceis e estáveis, como a posição de lótus, por exemplo.

Muitas pessoas têm dificuldade em sentar-se eretos, com a coluna reta e sem apoio para as costas, que é a posição indicada para meditação e energização, mas com o zafu, a coluna vertebral fica em uma posição mais saudável, adequada e tranquila.

Mas não é só para endireitar a coluna que este objeto serve…

Principais Benefícios

Uma das coisas mais especiais da meditação é que ela é acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Você não precisa de nada externo ou especial para meditar.

Mas é inegável que alguns acessórios podem ser benéficos neste processo, seja a assinatura de um aplicativo de meditação guiada, ou mesmo um bom zafu.

O primeiro passo antes de aproveitar os benefícios de um zafu, é importante escolher qual o ideal para você, pois sim, existem diferentes formatos, tamanhos, tecidos e enchimentos.

O critério a ser usado para a escolha é absolutamente pessoal, entendendo qual é o mais confortável para você, e a qual altura do chão você gostaria de sentar, pois, existem variações, com alguns mais altos e outros mais baixos.

Dentre os formatos, o zafu clássico é redondo, mas também existe o zafu meia lua, que tem a mesma função, porém em formato diferente, e consequentemente menor.

Além disso, pode ser usado ainda sob o zafu, um zabuton, que é uma almofada tradicional japonesa, que aqui fica com a função de amortecer os joelhos e tornozelos.

Com seu zafu (e zabuton, caso queira) em mãos, vejamos quais os principais benefícios que você adquiriu:

Maior Conforto

A meditação deve ser feita sempre em uma posição confortável para você, mas normalmente tentamos seguir as posições mais clássicas da meditação, como a de lótus, e no começo ela mesmo não parece tão confortável assim.

Com um zafu, posturas como essa ficam mais fáceis e confortáveis, e mesmo as mais complexas ficam mais acessíveis com o acessório.

Melhora de Postura

A realização de certas asanas na meditação exigem uma postura corporal correta. Se feitas de maneira errada, elas podem causar dores e desconfortos, principalmente nas costas.

O zafu corrige essa postura, te deixando sempre da forma mais alinhada possível, te ajudando a manter a coluna reta.

Esse efeito acontece principalmente se o seu zafu for recheado com trigo-sarraceno, o qual se molda melhor ao seu corpo e é um dos preenchimentos mais indicados.

Portabilidade

Mesmo que esteja acostumado a meditar em diferentes lugares – inclusive temos aqui uma lista incrível de 5 lugares para você meditar ao pôr-do-sol em São Paulo – você poderá levar o seu assento com você.

Possibilidade de Praticar Diferentes Posições

Além da posição de lótus que já citamos acima, o acessório te possibilita experimentar diferentes posições para a sua meditação.

Confira um vídeo abaixo com algumas ideias de posições simples que podem ser exploradas com ele:

Lembre-se que você também pode personalizar essas posições para atender melhor às suas necessidades, até mesmo usando dois zafus de uma vez se for o caso. O importante é o seu conforto durante o processo.

Além disso, podemos citar ainda que o zafu pode ser usado fora dos seus momentos de meditação, obviamente, ajudando na correção de posturas cotidianamente, principalmente em tempos de tanto home-office, que se resume em ficar mais tempo em casa.

Para os talentosos, há ainda a possibilidade de se fazer o seu próprio zafu.

Sim, é possível cria-lo artesanalmente, e pra te ajudar nesse processo, deixamos como dica o vídeo do canal Combinatório, que te ensina como costurar seu zafu homemade.

E lembre-se, o próprio processo de fazer o zafu pode ser usado como um momento meditativo, é uma bela oportunidade de exercermos o mindfulness. Experimente!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!