Sumário
Já falamos bastante sobre yoga aqui na revista, desde a apresentação de 13 tipos de yoga diferentes, até artigos falando sobre a prática durante a gestação, ou como compartilhar desse momento junto a seu cachorrinho.
A variedade é grande e o assunto rende, mas hoje vamos falar de algo diferente.
Nosso artigo de hoje é sobre um conceito que une a prática clássica de yoga com a medicina, a yogaterapia, uma jornada de cura e autocuidado eficaz e acessível para todos.
Origens da Yogaterapia
Muitos fundamentos da yogaterapia foram criados e registrados pelo pesquisador e educador indiano Swami Kuvalayananda ainda na década de 1920.
Seus estudos buscavam, através de métodos científicos, a relação entre a prática da yoga e as melhorias físicas e fisiológicas do indivíduo.
Com isso ele abriu um novo caminho para pesquisa e estudo da prática que se mantém até hoje, criando diversas das bases científicas de abordagem do tema, e fazendo o link definitivo entre o yoga e os processos terapêuticos.
Diferença Entre Uma Sessão de Yoga e a Yogaterapia
Você deve estar se perguntando se há diferença entre aquela aula de yoga que você faz cotidianamente e a yogaterapia, certo? Pois bem, tem diferença sim.
É claro que toda sessão de yoga tem seus atributos terapêuticos e curativos, mas a yogaterapia dá um passo além nessa área, pois se consiste em um tratamento de médio e longo prazo, com acompanhamento profissional.
Ela usa todas as ferramentas iogues – asanas (posturas), pranayamas (consciência na respiração), técnicas de meditação e tudo mais que ela engloba – para atender às necessidades físicas, mentais e emocionais específicas de cada pessoa.
Sua finalidade é ajudar as pessoas a administrarem melhor sua própria saúde com os princípios e ações do yoga, dentro de uma relação e rotina terapêutica.
A coisa funciona assim:
A yogaterapia é conduzida por um terapeuta de yoga, este que, é um professor com qualificações adicionais e habilidades especializadas na aplicação do yoga no ambiente terapêutico.
A formação desse terapeuta acontece através de cursos específicos, e há inclusive a possibilidade de se realizar essa formação em um curso de yogaterapia online. Interessados podem procurar via Google, há uma porção deles disponíveis.
Após avaliação individualizada dos problemas de seu cliente/paciente, o profissional irá desenvolver um programa terapêutico de autocapacitação apropriado às suas necessidades, usando todas as áreas e técnicas do yoga disponíveis para lidar com aquela condição.
O resultado é sempre bem personalizado, com diferentes rotinas e práticas para cada caso ou sintoma.
Por exemplo, uma pessoa que está lidando com um problema de saúde agravado pelo estresse pode se beneficiar mais com os pranayamas, enquanto para outra, as técnicas de relaxamento são mais úteis, e os asanas funcionam melhor para uma terceira.
Com uma rotina de práticas pronta e aplicada, o individuo segue desenvolvendo e mantendo esses novos hábitos que irão construir seu bem-estar através da constância das atividades.
Benefícios da Yogaterapia
A yogaterapia pode ser benéfica para uma porção de condições, algumas de forma imediata, outras a longa prazo, mas sempre agindo na busca de eliminar, reduzir ou mesmo gerenciar sintomas, visando uma melhoria da função vital.
Algumas áreas onde ela atua são as seguintes:
- Perda de peso e controle da hipertensão e diabetes;
- Alívio da depressão – inclusive pós natal, estresse e ansiedade;
- Melhora na condição de insônia;
- Opera contra problemas digestivos e distúrbios alimentares;
- Ação contra escoliose, osteoporose e artrite;
- Liberação de tensão;
- Alívio de dores de cabeça;
- Combate as crises de asma;
- Atua beneficamente em condições de esclerose múltipla, Alzheimer e lesão cerebral;
- Doenças autoimunes.
Confira abaixo um exemplo prático disso que estamos falando. Veja como é um exercício da yogaterapia, voltada ao tratamento de asma, conduzida pelo professor João Antunes do canal Yoga na Vida:
Além de todos esses benefícios listados, há uma especialidade que merece uma atenção a mais, que é a yogaterapia hormonal – a mundialmente famosa YTH.
Esse método terapêutico foi criado pela professora Dinah Rodrigues, com o intuito de reativar e equilibrar os hormônios femininos através de posturas, respiração e técnicas para circulação de energia.
As posturas da yogaterapia hormonal tem ligação direta com as glândulas endócrinas – como os ovários, tieróide, etc – o que toca diretamente a produção dos hormônios femininos.
Além das posturas, há exercícios antiestresse, já que esta é uma das principais causas de redução hormonal.
Pra quem quiser saber mais sobre esta modalidade específica, fica a dica do livro escrito pela professora Dinah, o “YogaTerapia Hormonal para Menopausa”. A obra encontra-se fora de catálogo, mas cópias de segunda mão podem ser encontradas aqui.
Outra dica sobre o assunto, é esta entrevista onde a própria Dinah fala mais sobre o método:
Seja para fins recreativos, ou mesmo sessões únicas, a yoga só nos apresenta benefícios.
Com a yogaterapia, vemos que ela também pode ser uma forte aliada em nossos processos terapêuticos e de autocura, levando suas benesses a outros patamares.
Comentários