Sumário
É notável o aumento da popularidade do Kundalini, inclusive com celebridades declarando-se adeptas a esta linha específica de yoga, como os cantores Seal e Sting, e atrizes como Jennifer Aniston e Reese Witherspoon.
A Kundalini é diferente de outros estilos tradicionais de Yoga, como Hatha ou a Ashtanga. É uma prática poderosa, muitas vezes chamada de ‘Yoga da consciência’.
Aqui na Revista Meu Retiro estamos sempre te apresentando diferentes tipos de Yoga, e nos aprofundando em cada um deles para você conhecer melhor todas as opções disponíveis para sua jornada de autoconhecimento. Com esse não poderia ser diferente.
Mas vamos começar entendendo o conceito e a origem de tudo isso.
O que é Kundalini?
Kundalini é um termo sânscrito da Índia antiga que significa “enrolado”, e identifica o surgimento de uma energia e consciência que fica enrolada na base da espinha desde o nosso nascimento, e é a fonte da nossa energia vital (a energia prânica, qi, bioenergia), a nossa reserva particular de energia cósmica.
Essa fonte energética fica enrolada e adormecida na base da coluna até morrermos, quando enfim ela se desenrola e retorna à sua fonte.
Acredita-se então que através de uma forma de meditação específica que combina respiração, Mudras (movimentos com as mãos), mantras e posturas, conseguimos despertar a Kundalini, fazendo com que ela se mova pelos nossos 7 chakras, desbloqueando-os, aumentando nosso potencial de consciência e nos levando à total iluminação.
A figura da cobra que sobe pelo corpo se desenrolando é icônica, e essa liberação do Kundalini é um conceito encontrado tanto nas tradições iogues quanto nas tântricas, além de alguns ensinamentos ancestrais Xamânicos.
A intensidade desta energia coloca muitos iogues em alerta sobre sua liberação, pois acreditam que ela causa mudanças significativas nas capacidades físicas, emocionais, sensoriais e psíquicas do indivíduo, causando-lhe sensações novas e desconhecidas.
Ela é indicada àqueles que querem se conhecer profundamente e buscam uma expansão ainda maior da consciência com total desbloqueio mental e emocional.
Origens da Yoga Kundalini
A Kundalini é citada pela primeira vez nos Upanixadas – as clássicas escrituras sagradas hindus que datam do século 800 ao 500 a.C., porém acredita-se que este já era um tema divulgado oralmente antes dessas escritas.
Por muitos anos o Kundalini foi um tema acessível apenas para alunos bem evoluídos dentro da meditação e da espiritualidade, passado de mestre para pupilo diretamente.
A prática só saiu deste nicho a partir dos anos 1960, através do Yogi Bhajan que a apresentou para o ocidente, via aulas nos EUA.
Benefícios da Yoga Kundalini
A Yoga Kundalini, assim como todas as outras formas de yoga, possui uma porção de benefícios, principalmente se praticada de forma cotidiana.
Muitos desses benefícios são os mesmos que outras modalidades entregam, já outras são mais acentuadas nessa categoria específica de Yoga,
Listamos alguns dos principais que a prática pode te proporcionar durante a sua jornada de ativação do Kundalini:
Fortalecimento, alongamento e flexibilidade dos músculos
Diversas posturas da yoga Kundalini são mantidas por longos períodos, o que fortalece e tonifica os músculos.
Até mesmo algumas técnicas de respiração específicas, como a Respiração de Fogo, contribuem com os músculos -nesse caso os abdominais- além de aprimorar o funcionamento de seu pulmão.
Controle e redução de estresse com melhora da pressão arterial
A Yoga Kundalini fortalece e equilibra o sistema nervoso central, reduzindo o estresse, diminuindo a pressão arterial e a pulsação, proporcionando assim relaxamento profundo ao indivíduo. E ainda, ela permite que suas terminações nervosas receberem fortes impulsos energéticos durante a prática.
Melhora no Bem-Estar
A prática regular aumenta a produção de serotonina (o hormônio da felicidade) em seu cérebro, além de liberar serotonina e dopamina.
Muito disso vem de um componente essencial da yoga Kundalini, o canto. Ao unir os mantras à respiração e posturas, essa onda de bem-estar toma conta do praticante de forma ainda mais rápida e completa.
Melhor controle das emoções e evolução no autoconhecimento
Com o controle e equilíbrio do sistema nervoso, as glândulas hormonais também se equilibram e aumentam a consciência do momento presente.
Nesse processo de autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência também ajuda você a ser menos reativo e ter maior compaixão nas situações que enfrenta. A tomada de decisões também se torna mais consciente, e assim mais assertiva.
Melhora do metabolismo e sistema digestivo
A combinação de Pranayamas e Asanas, fortalece o núcleo e o diafragma, o que melhora a digestão e acelera o metabolismo.
Para completar essa já rica lista de benefícios, podemos citar ainda a melhora na memória, na inspiração e no foco do praticante. Temos também o aprimoramento da comunicação interna e interpessoal, o aumento da energia positiva e do propósito perante suas ações.
Como praticar a Yoga Kundalini
A Kundalini incorpora movimento, Pranayamas, meditação, e cantos – práticas que juntas fortalecem a vitalidade e aumentam a consciência, combinando físico e espiritual de uma só vez.
Normalmente uma sessão de Yoga Kundalini é dividida em três partes: um canto de abertura seguido de um aquecimento físico, depois uma sequência de posturas combinadas com técnicas em respiração (kriyas), e por fim meditação e mantras para o encerramento.
A pessoa que vai praticar o Yoga deve vestir o branco, de modo a afastar a energia negativa e estender sua própria aura. É usada também algo branco sobre a cabeça – um chapéu, um turbante, um lenço – para conter a energia dentro do seu corpo.
Para ilustrar bem como funciona uma aula para iniciantes em Kundalini Yoga, vamos deixar abaixo um vídeo da Daniela Mattos, professora de yoga que tem um canal dedicado a esta prática e meditação guiada.
Aos que gostariam de praticar mais Kundalini Yoga online grátis, no canal dela há uma playlist inteira de aulas voltadas a iniciantes.
Confira e conheça mais este caminho para o nosso autoconhecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=wW85AqTKT8c
Comentários